Dos seus 25 anos de carreira, Nathália Garcia passou apenas os últimos três voltada para a área de marketing. Mas seu olhar para o negócio e as tendências e a experiência em diferentes empresas e locais do Brasil a levaram a ser a primeira mulher a assumir a diretoria de marketing do Bradesco, segundo maior banco do país em número de clientes, segundo dados do Banco Central. “É um marco importante e cheio de simbologia, ser uma das lideranças femininas do banco, representando o empoderamento da mulher nordestina”, afirma.Natural de Salvador (BA), Garcia vive em São Paulo há quase uma década. Há seis anos no banco, passou metade desse tempo responsável por áreas de finanças e comercial, e chegou a liderar a Ágora, casa de investimentos comprada pelo Bradesco em 2008.
A virada para o marketing veio em 2020, antes de assumir a diretoria este ano. “Migrar para essa área me pareceu um passo natural, mas que exigiu estudo”, diz Garcia, que é defensora do “lifelong learning”, ou aprendizado contínuo.
Hoje, a executiva lidera cerca de 400 funcionários e está à frente de toda a comunicação do banco – tanto do negócio quanto da marca, além de áreas como relações públicas, patrocínios e NPS System, que mede a satisfação dos clientes, entre outras.
Antes do Bradesco, passou pelo Citibank e HSBC Brasil e fez escola na indústria de metal e mecânica, onde ficou por nove anos. “Tive a oportunidade de trabalhar em diversas áreas que me deram bagagem suficiente para migrar para finanças”, afirma.
Em entrevista à Forbes, ela fala sobre sua transição de carreira e as habilidades importantes que valem para qualquer profissional ter sucesso, independentemente da área.
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O C-Suite desta semana também traz movimentações nos segmentos de alimentação, varejo e no setor aéreo. Carlos Abrams-Rivera assume como CEO da Kraft Heinz a partir de 2024, a fundadora da Tok&Stok, Ghislaine Dubrule, volta como CEO da companhia, e a executiva Beatriz Cabral foi promovida a CMO do grupo GOL Smiles.
Forbes: Como foi a transição para o marketing? O que isso exigiu de você como profissional?
Nathália Garcia: Atuei na área de negócios durante grande parte da minha carreira e acompanhava de perto as necessidades e desejos dos consumidores. Por isso, já existia em mim um olhar atento para essa temática. Afinal, o marketing é um movimento constante de transformação na relação entre marca, funcionário e consumidor. Por isso, migrar para essa área me pareceu um passo natural, mas que exigiu um aprofundamento em assuntos que permeiam esse mercado. Diante disso, fui buscar conhecimento na sala de aula, no exercício de observação e escuta e no dia a dia com a equipe de especialistas que compõem o time de marketing do banco. Em um mundo cada vez mais global, o primeiro passo, acredito, é estar atento às tendências nacionais e internacionais e entender o mercado em que está inserido. Para a partir daí ter uma visão clara dos negócios e dos seus públicos com uma estratégia de marketing transversal. A tecnologia entra como um reforço, com ferramentas ainda mais inovadoras temos acesso a diferentes dados e análises, nos permitindo desenvolver campanhas, produtos ou serviços mais assertivos e alinhados às necessidades reais dos nossos clientes. Mas, não posso deixar de mencionar que toda essa evolução vem com responsabilidade e ética, cada vez mais o compromisso com as questões voltadas ao ESG, valores e missão precisam estar claras nas comunicações das marcas.
O que você diria que te destacou para assumir esse cargo?
Desde o início da minha carreira, tive a oportunidade de trabalhar com profissionais excepcionais que me mostraram a importância do olhar atento para as pessoas. Com isso, entendi que uma trajetória da qual eu me orgulharia de seguir teria como desafio aliar as conexões interpessoais com a qualidade de entrega. Ter passado por grandes players do mercado e diversas localidades do país também ajudou para que eu pudesse ampliar a minha visão de negócios e a conexão com as pessoas.
Como sua formação te ajudou a construir a carreira?
Educação é um ponto muito importante na minha vida, desde pequena fui incentivada a estudar, a ser curiosa e a questionar. Sou formada em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Bahia, com MBA em Finanças pela FGV e pós em Marketing Digital pela ESPM. Prezo muito pelo conhecimento e o aprendizado constante, o famoso “lifelong learning”, é um processo fundamental para todos os profissionais, independentemente da área. Essa reciclagem e atualização faz a diferença no dia a dia e no desenvolvimento de novas competências e habilidades. Mas também acredito na importância das softs skills. Com equipes cada vez mais diversas e multidisciplinares, a empatia, a inteligência emocional e um olhar mais humano e atento às diferentes necessidades de cada um são essenciais para o bom desempenho individual e coletivo, além de fazer toda a diferença no ambiente corporativo.
Que sugestões você daria, em termos de curso, especialização e experiência, para quem quer trabalhar nessa área?
Se posso dar uma dica é: estude, estude muito, mas saiba alinhar e equilibrar as hards skills, softs skills e agora as green skills e arrisco dizer que esse colaborador terá um futuro promissor. Mais do que indicar um curso ou especialização, para trabalhar na área de marketing é importante desenvolver uma visão estratégica e curiosa, ou seja, um olhar 360º da sua área de atuação. É preciso estar antenado às novas tecnologias, aos anseios e necessidades dos diversos perfis de consumidores, é pensar como o ESG e a diversidade se conectam com suas entregas, em como sua marca está conversando com seus clientes e por aí vai.
Qual foi o turning point da sua carreira?
Acho que vale destacar aqui dois momentos importantes na minha carreira. O primeiro foi quando migrei da indústria de metal e mecânica para o segmento financeiro. A experiência de nove anos na indústria foi bastante enriquecedora, pois tive a oportunidade de trabalhar em diversas áreas que me deram bagagem suficiente para migrar para o mercado de finanças. O segundo momento foi o que me fez chegar à posição que ocupo hoje, à frente do departamento de marketing de um dos principais bancos do país. Após três anos de muito empenho, dedicação, vontade de aprender e humildade na escuta, assumo o cargo de diretora.
Pode listar algumas dicas que poderiam fazer a diferença no início da carreira?
- Não escolha a carreira pensando no retorno financeiro, busque o que te faça feliz, que te motive a levantar todos os dias;
- As pessoas são o maior ativo;
- Tenha humildade, disciplina, persistência, resiliência e escuta;
- Busque a excelência em suas entregas;
- Nunca abra mão de seus valores e princípios. Faça o que acredita e que faz sentido para você;
- Os resultados te mostrarão se está no caminho certo.
Como líder do grupo de mulheres do Bradesco, o que você diria para outras profissionais com a ambição de chegar à liderança?
Como mulher e mãe de duas meninas, conheço os desafios que enfrentamos todos os dias para chegar a essas posições, mas também todo o potencial e a força que temos. Nossa missão é continuar mostrando o quanto somos competentes, criativas e empreendedoras e, portanto, capazes de assumir quaisquer posições. Não é à toa que as mulheres estão desempenhando papéis cada vez mais importantes no mercado, seja assumindo funções de liderança ou dirigindo seus próprios negócios. Faço parte do programa de igualdade de gênero Win-Win, da ONU, e lidero o grupo de afinidades “Mulheres” do Bradesco para fortalecer o protagonismo feminino no banco. Já conseguimos ver um equilíbrio na questão: 51% do quadro de funcionários é composto por mulheres, que ocupam quase 60% dos cargos de liderança em algumas áreas.
Por quais empresas passou:
Durit Brasil, Citibank, HSBC Brasil e Bradesco
Formação
Administração de Empresas pela Universidade Federal da Bahia – UFBA
MBA em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas – FGV
Pós em Marketing Digital pela Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM
Primeiro emprego
Estagiária na Durit Brasil, em 1998
Primeiro cargo de liderança
Gerente administrativa e financeira na Durit Brasil
Tempo de carreira
25 anos, sendo os três últimos na área de marketing
Veja, abaixo, outras movimentações C-Level que ocorreram nos últimos 15 dias.
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A Kraft Heinz Company nomeou o porto-riquenho Carlos Abrams-Rivera (esquerda) como CEO e membro do conselho de administração. O executivo, que era presidente da empresa na América do Norte, substitui o brasileiro Miguel Patrício, que ocupava o cargo desde 2019 e passa a ocupar o cargo de presidente não executivo do conselho de administração em 1º de janeiro de 2024.
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A fundadora da Tok&Stok, Ghislaine Dubrule, retorna como CEO da empresa. A empresária comandou a operação entre 2012 e 2017, logo após a venda para o fundo norte-americano Carlyle Group. Seu nome foi apoiado pelos acionistas da empresa em meio à crise financeira vivida pela varejista de móveis.
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Beatriz Cabral, CMO da Smiles, programa de milhagem da GOL, agora passa a liderar o marketing de todo o grupo GOL Smiles. A executiva tem uma longa carreira na área e também já atuou como head global de marketing da empresa de seguros MDS Group.
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Marcos Buzo assume a diretoria comercial da Qualicorp. Buzo possui longa e experiência no setor de saúde suplementar. Já atuou como diretor comercial nas empresas GNDI/Hapvida, Amil e Medial Saúde, além acumular diversos cargos e funções em empresas como Promedica, Golden Cross e Sames Saúde nos últimos 30 anos.
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Marina Santorso Belhaus é a nova diretora médica da Janssen, farmacêutica da Johnson & Johnson, no Brasil. A médica tem mais de 20 anos de experiência em saúde, com passagens pela Rede D’Or São Luiz, Grupo Fleury, Takeda, Novo Nordisk e AstraZeneca.
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A HRTech Sólides anuncou Leonardo Barros como seu novo diretor de novos negócios. Barros é fundador do Tangerino, empresa adquirida pela Sólides, e tem mais de 20 anos de carreira no mercado tecnológico.
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A empresa de energia Bolt Energy anuncia a chegada de Renato Domingues para dirigir a área de vendas e marketing da companhia. O executivo ocupou cargo de liderança na Meta, dona do Facebook, por oito anos, e também trabalhou na Amazon antes de se juntar à Bolt.
A Kraft Heinz Company nomeou o porto-riquenho Carlos Abrams-Rivera (esquerda) como CEO e membro do conselho de administração. O executivo, que era presidente da empresa na América do Norte, substitui o brasileiro Miguel Patrício, que ocupava o cargo desde 2019 e passa a ocupar o cargo de presidente não executivo do conselho de administração em 1º de janeiro de 2024.