Na semana passada, Beyoncé marcou presença na estreia do filme da turnê de Taylor Swift, em Los Angeles. Essas duas mulheres, donas das turnês mais lucrativas do ano, são um grande exemplo de apoio mútuo, embora também sejam concorrentes. “Sou muito feliz por nunca precisar saber como teria sido minha vida sem a influência de Beyoncé”, escreveu Taylor em um post no seu Instagram. “A maneira como ela ensinou a mim e a todos os artistas aqui a quebrar regras e desafiar as normas da indústria. Sua generosidade de espírito. Sua resiliência e versatilidade. Ela tem sido uma luz guia ao longo da minha carreira […]”
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Aqui estão algumas das maiores lições para aprender com Beyoncé e Taylor Swift e levar para a sua própria carreira.
Você não precisa derrubar outra pessoa para subir
No mundo corporativo, não faltam histórias de colegas que tentam derrubar uns aos outros enquanto buscam ascender na organização. Essa atitude “Para eu ganhar, você tem que perder” causa estragos na saúde mental – e na própria carreira. Quanto mais você olha para o lado, menos você foca no seu processo e desenvolvimento.
Em vez de procurar maneiras de acabar com a concorrência, busque formas de apoiar uns aos outros. Quem sabe, chegará um momento em que você precisará dessa pessoa para te defender ou te ajudar no trabalho.
Em breve, Beyoncé também vai lançar o filme da sua turnê Renaissance, e sem dúvida, veremos Taylor na estreia, torcendo pela amiga. Tente fazer o mesmo na próxima vez que tiver a chance de apoiar um colega.
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Todo mundo tem seu momento
Só porque um colega está recebendo toda a atenção agora, não significa que você está sendo esquecido. Comemore o momento de quem está ao seu lado ou acima, e eles farão o mesmo por você.
Duas cabeças são melhores que uma
Beyoncé e Taylor têm seus próprios fãs, mas quando se unem, podem aumentar exponencialmente sua visibilidade. Em vez de eliminar a concorrência de cena, procure maneiras de impulsionar suas bases de fãs.
O talento supera todo o resto
Já ouviu o ditado “fala muito, faz pouco”? Isso não vale para essas mulheres, que têm talento de sobra para sustentar sua popularidade. Em vez de gastar tempo fazendo política na sua empresa, procure maneiras de aumentar suas habilidades e, consequentemente, subir na carreira. Mas lembre-se de que ter boas relações também é importante para garantir oportunidades.
Entregue sempre mais
Ninguém nunca saiu de um show da Beyoncé ou da Taylor Swift pensando que não foi tão bom quanto esperavam. Ambas as artistas não param de superar as expectativas dos fãs, o que não é algo fácil de fazer no mundo do entretenimento hoje. Ao enfrentar desafios no trabalho, não procure apenas maneiras de realizar as suas funções. Procure oportunidades de fazer do seu chefe o seu maior fã.
Veja as 10 turnês mais lucrativas de 2023
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#1. Taylor Swift
The Eras Tour | Nº de shows: 56
Receita bruta de 2023: US$ 780 milhões | Lucro líquido: US$ 305 milhões
Taylor Swift pode estar fazendo um mini tour pelos camarotes luxuosos dos jogos do Kansas City Chiefs agora – por causa do seu relacionamento com o jogador de futebol americano Travis Kelce –, mas na maior parte do ano ela estava lotando estádios. O preço médio do ingresso de US$ 253 (e a quebra da Ticketmaster durante a venda) não desanimou os espectadores: ela já tocou para mais de 3 milhões de fãs até agora. Alguns Swifties também esperaram horas na fila para comprar os cobiçados moletons da turnê por US$ 75.
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Kevin Mazur/Getty Images #2. Beyoncé
Renaissance World Tour | Nº de shows: 46
Receita bruta de 2023: US$ 460 milhões | Lucro líquido: US$ 145 milhões
Quando a Renaissance Tour terminou no início deste mês, depois de passar por 12 países, arrecadou US$ 579 milhões, tornando-se uma das turnês de maior bilheteria da história. Para o show de aniversário de 42 anos de Beyoncé em Los Angeles, em setembro, ela pediu aos fãs que usassem roupas pratas, e os presentes – incluindo Meghan Markle, Chris Rock, Jeff Bezos e Tyler Perry – cumpriram a ordem da Queen B.
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Kevin Mazur/Getty Images #3. Ed Sheeran
– +–=÷× (Mathematics) Tour | Nº de shows: 41
Receita bruta de 2023: US$ 240 milhões | Lucro líquido: US$ 110 milhões
A etapa de 2023 da turnê Mathematics de Ed Sheeran teve grandes números. Seu estilo de produção reduzido e o preço médio dos ingressos de cerca de US$ 100 permitiram que Sheeran, de 32 anos, lucrasse uma parcela maior das vendas de ingressos em comparação com os outros artistas. Sheeran começou o ano na Nova Zelândia antes de encerrar a turnê nos EUA. Ao longo do caminho, ele quebrou um recorde no Levi’s Stadium em Santa Clara, Califórnia, se apresentando para mais de 77 mil fãs.
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#4. Colplay
Music of the Spheres World Tour | Nº de shows: 43
Receita bruta de 2023: US$ 275 milhões | Lucro líquido: US$ 85 milhões
Para sua turnê mundial Music of the Spheres, o Coldplay, com consciência ecológica, manteve a produção o mais sustentável possível: o palco foi construído com materiais reutilizáveis, os confetes eram biodegradáveis e as pulseiras de LED dadas aos fãs eram compostáveis. Os membros da banda, Chris Martin, Johnny Buckland, Guy Berryman e Will Champion, visitaram 10 países na América do Sul e na Europa. Depois de uma passagem pela América do Norte, a banda irá para a Ásia e retornará à Europa em 2024.
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#5. P!nk
Summer Carnival | Nº de shows: 37
Receita bruta de 2023: US$ 300 milhões | Lucro líquido: US$ 85 milhões
Apenas P!nk poderia realizar duas turnês ao mesmo tempo pendurada de cabeça para baixo – este mês ela fez uma pausa em sua turnê Summer Carnival para iniciar seus shows com 20 datas da Trustfall. Para uma artista que é famosa por voar pelo ar e realizar acrobacias durante seus shows, P!nk também quebrou um novo recorde este ano: em agosto, ela se tornou a primeira mulher a ser a atração principal de um show em um estádio em Wisconsin.
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Anthony Pham/Getty Images #6. Harry Styles
Love On Tour | Nº de shows: 49
Receita bruta de 2023: US$ 227 milhões | Lucro líquido: US$ 70 milhões
Antes de os fãs organizarem roupas temáticas para as turnês de Taylor Swift e Beyoncé, já compravam fantasias descoladas com franjas, paetês e muitas cores para a Love On Tour de Harry Styles. Depois de começar em 2021 – quando rapidamente se tornou a turnê mais concorrida do ano – a turnê de Styles terminou em julho. Ele passou a maior parte de 2023 tocando para públicos internacionais, primeiro na Oceania, depois na Ásia, antes de terminar na Europa. Concluiu com um faturamento total de US$ 617 milhões, tendo vendido mais de 5 milhões de ingressos em 169 shows.
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Kevin Mazur/Getty Images #7. Elton John
Farewell Yellow Brick Road Tour | Nº de shows: 63
Receita bruta de 2023: US$ 195 milhões | Lucro líquido: US$ 70 milhões
Em turnê desde a década de 1970, o Rocket Man teve seu mergulho final em julho. Desde 2018, quando a Farewell Yellow Brick Road começou, John, de 76 anos, fez 330 shows e usou cerca de 16 roupas da Gucci. Durante a sua última aparição em Glastonbury, em junho, atraiu uma multidão, incluindo Paul McCartney, Kate Hudson, Debbie Harry, Anya Taylor-Joy e Lewis Hamilton.
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John Shearer/Getty Images #8. Morgan Wallen
One Night at a Time World Tour | Nº de shows: 30
Receita bruta de 2023: US$ 190 milhões | Lucro líquido: US$ 70 milhões
A arrecadação de US$ 70 milhões de Wallen com sua turnê One Night at a Time teria sido maior, mas o cantor optou por doar US$ 3 de cada ingresso dos seus shows nos EUA para a Fundação Morgan Wallen, que apoia programas esportivos e musicais para jovens. Após uma breve passagem pela Oceania, Wallen viajou pelos Estados Unidos. Em abril, ele tocou para mais de 39 mil pessoas em dois shows no American Family Field de Milwaukee, um recorde para o estádio. No mês passado, anunciou que estenderia a turnê até 2024 com mais 10 shows nos EUA.
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Jason Kempin/Getty Images #9. Luke Combs
World Tour | Nº de shows: 30
Receita bruta de 2023: US$ 125 milhões | Lucro líquido: US$ 55 milhões
Quando os ingressos para a turnê mundial de Combs foram colocados à venda em outubro passado, a estrela country de 33 anos esgotou instantaneamente 37 das 39 datas. Com um ingresso médio de US$ 97, os fãs de Combs não precisam gastar muito para vê-lo se apresentar. Depois de encerrar a turnê por 17 países neste mês, ele pegará a estrada novamente em abril para a sua turnê norte-americana Growin’ Up and Gettin’ Old.
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#10. The Weeknd
After Hours til Dawn Tour | Nº de shows: 30
Receita bruta de 2023: US$ 158 milhões | Lucro líquido: US$ 55 milhões
Depois de sofrer um atraso por causa da pandemia e levar a turnê para os Estados Unidos no ano passado, a pós-apocalíptica After Hours til Dawn do The Weeknd iniciou sua etapa europeia em junho. Ele tocou para 160 mil pessoas em duas noites no London Stadium, quebrando o recorde de uma e duas noites da arena, e também o de maior número de ingressos vendidos para um show no Estádio de Wembley. A turnê está atualmente na América do Sul – acaba de passar pelo Brasil – e seguirá para a Oceania ainda este ano.
#1. Taylor Swift
The Eras Tour | Nº de shows: 56
Receita bruta de 2023: US$ 780 milhões | Lucro líquido: US$ 305 milhões
Taylor Swift pode estar fazendo um mini tour pelos camarotes luxuosos dos jogos do Kansas City Chiefs agora – por causa do seu relacionamento com o jogador de futebol americano Travis Kelce –, mas na maior parte do ano ela estava lotando estádios. O preço médio do ingresso de US$ 253 (e a quebra da Ticketmaster durante a venda) não desanimou os espectadores: ela já tocou para mais de 3 milhões de fãs até agora. Alguns Swifties também esperaram horas na fila para comprar os cobiçados moletons da turnê por US$ 75.
* Roberta Matuson é colaboradora da Forbes USA. Ela é especialista em liderança e em mudanças no mercado de trabalho.
(Traduzido por Fernanda de Almeida)