Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Escolhas do editor / Sarah Buchwitz deixa a Mastercard e assume como CEO do Grupo Flow

Sarah Buchwitz deixa a Mastercard e assume como CEO do Grupo Flow

Integrante da Lista Forbes de Melhores CMOs do Brasil, executiva vai liderar a empresa criada para contemplar os Estúdios Flow, Flow Tech e o Flow Labs

Pacete
16/10/2023 Atualizado há 2 anos

Acessibilidade

Forbes
Forbes

Sarah Buchwitz: “Deixar a Mastercard após esse período não é uma decisão fácil, mas saio com a sensação de dever cumprido”

Após seis anos como VP de marketing e comunicação da Mastercard, a executiva Sarah Buchwitz, que integra a Lista Forbes de Melhores CMOs do Brasil, deixa a companhia para assumir o Grupo Flow. A chegada de Sarah também marca a criação do grupo que contará com os Estúdios Flow, a Flow Tech e o Flow Labs. A empresa será anunciada ao mercado como um ecossistema de mídia, informação, entretenimento e tecnologia. O Grupo Flow está avaliado em R$ 100 milhões, sendo R$ 50 milhões somente dos Estúdios Flow e, neste momento, tem uma situação de break even, segundo Sarah.

Leia também

  • A estratégia dos Estúdios Flow para superar “tsunami” e crescer

O convite para o projeto veio de Andre Gaigher, que até então atuava como CEO dos Estúdios Flow e agora passa a ser membro do Conselho e Chief Creative Officer do grupo. “Deixar a Mastercard após esse período não é uma decisão fácil, mas saio com a sensação de dever cumprido, ultrapassamos a concorrência em várias métricas e construímos a sétima marca mais influente do Brasil segundo a Ipsos”, afirma a executiva.

Na nova fase, Sarah terá como objetivo reaproximar o agora Grupo Flow do mercado publicitário, encerrando os vestígios gerados pela crise no ano passado, envolvendo o ex-sócio Monark. “A criação do Grupo Flow é um marco para chancelar esse novo momento. A empresa tem cinco anos, passou por várias fases. Nosso objetivo é trazer novas marcas, construir uma nova história com mais verticais e parceiros relevantes”, destaca.

Em sua primeira fase como CEO, Sarah cuidará da organização e otimização das verticais e tem como objetivo propor um olhar macro para a construção do grupo. “É um processo de integração, de visão e otimização de conteúdo que visa a um maior diálogo e reputação com o mercado”, afirma. Na nova estrutura, os Estúdios Flow contemplam todos os programas, a Flow Tech irá desenvolver serviços e soluções de tecnologia para empresas e criadores de conteúdo e o Flow Labs, uma produtora audiovisual, será responsável por realizar formatos customizados para marcas. “Também é uma volta às origens como profissional, já que estive na ESPN de 2015 a 2017 como head de marketing, onde fiz uma imersão no mundo do conteúdo.”

Imersão em inovação, tecnologia e empreendedorismo

Economista de formação, Sarah se preparou nos últimos anos para um novo momento de carreira, o que também contempla uma nova fase como conselheira. Ela concluiu um curso de Inovação na Universidade de Tel Aviv, em Israel, além de outras imersões em países como Dinamarca. “Meu olhar, neste momento, para além da gestão, é focar na nova economia, a creator economy, entender como conectar propósito, conteúdo, inovação e tecnologia”, afirma.

Leia também

  • “A tecnologia exige um olhar cada vez mais aguçado”, diz CMO da Mastercard

Retomada

Em fevereiro de 2022, os Estúdios Flow tiveram que recomeçar praticamente do zero. O canal viveu uma crise de imagem que envolveu o público e os patrocinadores. Bruno Monteiro Aiub, cofundador do podcast e mais conhecido como Monark, defendeu a criação de um partido nazista no Brasil durante o programa.

Divulgação/Estúdios Flow
Divulgação/Estúdios Flow

Gianzão, diretor de conteúdo, Igor 3k, co-fundador do Flow e André Gaigher, CEO dos Estúdios Flow

O evento, que a equipe apelidou de “tsunami”, devastou os negócios do Flow. O faturamento mensal, que era de R$ 1,5 milhão, caiu a zero. “Nossa meta de vendas de publicidade para o ano era de R$ 16 milhões e em janeiro já havia contratos de R$ 7,6 milhões assinados, mas foi tudo por água abaixo”, disse recentemente André Gaigher à Forbes Brasil:“Tínhamos 100 pessoas no time, com custos operacionais em R$ 1 milhão por mês, e de um dia para o outro não havia dinheiro para arcar com os custos”.

Leia também

  • Como Igão e Mítico fizeram do Podpah um fenômeno da publicidade

A audiência se recuperou em outubro do ano passado durante a campanha eleitoral, quando um dos programas da casa, o Flow Podcast, conversou com todos os presidenciáveis. Apostando em conversas “amigáveis” e buscando a aproximação do público com o assunto, o Flow foi o podcast mais pesquisado no Google mundial em 2022.

“Esse foi um período muito importante para o debate público e com certeza nos ajudou a recuperar nossa reputação”, diz Igor. “Fomos o primeiro programa nascido na internet a conversar com um presidente em exercício, então isso é muito relevante”, completa.

A volta da audiência trouxe o fôlego necessário para a retomada de vários projetos que tiveram de ser adiados. “Com o interesse pelos programas voltados para as eleições, percebemos que as pessoas pediam por diálogos sinceros sobre o assunto e isso nos deu uma ótima ideia para um programa”, diz o fundador.

Grandes números

O faturamento já retornou ao nível de janeiro de 2022, com R$ 7 milhões em contratos assinados. Até o fim do ano, a expectativa é faturar R$ 30 milhões. Hoje avaliado em R$ 50 milhões, o Estúdios Flow vai buscar recursos de investidores de modo a poder colocar os planos em prática. “O nosso momento é de profissionalização, verticalização e estruturação,”, afirma o CFO.

Rissi afirma que a meta são grandes marcas. “Tudo o que passamos nos preparou para sentar em uma mesa de negociação com empresas como UFC e Santander”, diz. Para os próximos cinco anos, os executivos afirmam que a meta é elevar a receita para R$ 200 milhões por ano. “Todo mundo tentou nos destruir em 2022, mas continuamos por aqui e muito mais fortes”, diz Igor “Não queremos ser o maior podcast do Brasil, queremos ser o mais relevante.”

Siga o canal da Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias de economia e mercado financeiro.

Tópicos

  • CMO
  • comunicação
  • conteúdo
  • Flow
  • Grupo Flow
  • inovação
  • Marketing
  • MasterCard
  • Mídia
  • podcast
  • Tecnologia

As mais lidas agora

  • Lady Gaga integrou a lista Forbes dos músicos mais bem pagos da última década
    Forbes Mulher

    Como Lady Gaga Construiu Sua Fortuna Bilionária?

  • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
    Carreira

    Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

  • Rolex
    Forbes MKT

    Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

  • Forbes WSB - Wine, Spirits and Beers

    O Storytelling por trás dos Vinhos de Luxo Latino-Americanos

Últimas Notícias

  • Magazine Luiza

    Magazine Luiza Amarga Queda de Mais de 60% no Lucro do 1º Tri

  • balanços

    Embalado por Balanços e Cenário Internacional, Ibovespa Avança 2%

  • Venda de Carne Bovina do Brasil Aos EUA Dispara em Abril, Diz Abiec

  • Foto: Scott Olson/Getty Images

    Trump Critica Powell por Não Cortar Juros e Minimiza Risco de Inflação

  • Bitcoin rompe a barreira dos US$ 100 mil (Foto: Agustin Marcarian / Reuters)

    Acordo Comercial entre EUA e Reino Unido Faz Bitcoin Superar US$ 100 Mil

  • Jorge Adorno/Reuters

    China Retoma Embarques de Soja Brasileira de 5 Empresas Antes de Visita de Lula, Diz Fonte

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.