Fazer parte de um conselho está entre as projeções de carreira de muitos executivos e executivas. Hoje, no entanto, as mulheres ocupam apenas 25,3% das cadeiras em conselhos de administração do Brasil, segundo levantamento da Page Executive, unidade de negócio do PageGroup especializada em recrutamento e seleção de executivos, de dezembro do ano passado.
Com o objetivo de capacitar e impulsionar mulheres para que ocupem essas posições, o IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) abre na próxima segunda-feira (15) as inscrições para a oitava edição do PDeC (Programa Diversidade em Conselho), que oferece aulas, mentorias e oportunidades de networking para as selecionadas.
As inscrições podem ser feitas até 26 de janeiro preenchendo o formulário disponível na página do programa, onde também consta o edital completo com todas as informações referentes ao processo.
-
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Como participar
Para participar, as candidatas precisam estar ocupando uma posição C-Level, ter pelo menos 10 anos de experiência profissional em cargos de alta liderança, sólida formação acadêmica e disponibilidade imediata para ingressar em conselhos.
Serão selecionadas até 35 participantes. Dentre elas, 5 poderão ser bolsistas. O programa começa em 25 de abril e vai até dezembro de 2024.
As escolhidas participam de um curso de preparação para atuar em conselhos, com aulas online e presenciais, que ajuda a desenvolver habilidades técnicas e comportamentais.
Também terão mentoria individual com profissionais com experiência em boards e oportunidades de networking em eventos, workshops e palestras.
Após o programa, as participantes terão acesso a uma plataforma de educação continuada por seis meses.
As concluintes também poderão aplicar para o processo de certificação de conselheiro de administração do IBGC. E somarão créditos de educação continuada para o Programa de Certificação IBGC, que são pré-requisito para a manutenção e renovação do certificado.
Leia também:
- Movimento luta por um terço de mulheres nos conselhos
- 10 mulheres especialistas que a OpenAI deveria considerar para seu conselho
Mulheres nos conselhos
Apesar de ainda estarem subrepresentadas nos conselhos, estudos mostram que as mulheres ajudam a criar um ambiente que propicia melhores decisões e, também, maior valor para os acionistas. “A diversidade de gênero é cada vez mais importante para o êxito dos negócios e de objetivos para além do lucro”, diz Valéria Café, diretora-geral do IBGC, em referência a melhores condições de trabalho e equilíbrio com a vida pessoal.