
Depois de mais de uma década longe dos palcos brasileiros, Lady Gaga retorna ao país para um show gratuito na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, neste sábado (3). A apresentação deve atrair cerca de 1,6 milhão de pessoas e movimentar R$ 600 milhões na economia carioca.
Com uma carreira de 17 anos na música, Lady Gaga conquistou reconhecimento mundial ao lançar seu álbum de estreia, “The Fame”, em 2008. De lá para cá, acumulou 13 prêmios Grammy e uma sequência de hits como “Poker Face”, “Bad Romance” e “Born This Way”, que a colocaram entre as artistas mais influentes da música pop.
O sucesso na música a colocou na lista da Forbes de 2019 que apresentava os músicos mais bem pagos da década, com um faturamento de US$ 500 milhões (R$ 2,8 bilhões). No ano seguinte, entrou para o ranking das mulheres self-made – ou seja, que construíram sua própria fortuna – mais ricas dos EUA com menos de 40 anos, com uma fortuna de US$ 150 milhões (R$ 849 milhões). Hoje, seu patrimônio é estimado em US$ 300 milhões (R$ 1,6 bilhão), de acordo com o portal Celebrity Net Worth.
Carreira além da música
Fora dos palcos, Lady Gaga diversificou sua carreira e consolidou seu nome em outras áreas. No cinema, recebeu o Oscar de Melhor Canção Original por “Shallow”, do filme “Nasce Uma Estrela” (2018), no qual também atuou como protagonista. Mais recentemente, interpretou Patrizia Reggiani em “Casa Gucci” e assumiu o papel de Arlequina em “Coringa 2”. “Fui desafiada nesse filme. Trabalhei muito para abandonar qualquer ideia preconcebida e ser o mais honesta possível em cada cena”, disse em entrevista à Forbes em 2024.
Em 2019, a cantora também apostou no mercado de beleza com a criação da Haus Labs by Lady Gaga, sua linha de maquiagens veganas, que levantou mais de US$ 10 milhões (R$ 56,6 milhões) em investimentos. “Nem sempre me senti confiante quando era mais jovem. Aprendi sobre autocuidado com a minha mãe, por meio da maquiagem, então essa linha é uma extensão da forma como fui criada em família — e também da comunidade da beleza que conheci como artista”, contou à Forbes em 2023.
Além disso, firmou parcerias publicitárias ao longo dos anos com grandes marcas como Tiffany & Co., Valentino, MasterCard e Tudor.
Show de Lady Gaga no Brasil
O show de Lady Gaga no Rio de Janeiro marcará apenas a segunda vez que a cantora se apresenta no Brasil. A primeira foi em 2012, com a turnê “Born This Way Ball”. Em 2017, a artista chegou a ser anunciada no Rock in Rio, mas cancelou a apresentação por motivos de saúde.
O show em Copacabana está previsto para começar às 21h15 e deve durar cerca de duas horas e meia. Segundo o estudo Potenciais Impactos Econômicos do Show da Lady Gaga no Rio – 2025, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e da Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro, a movimentação econômica esperada supera em 27,5% o impacto de R$ 469,4 milhões gerado por Madonna em maio de 2024, quando 1,6 milhão de pessoas também se reuniram na orla carioca para prestigiar a artista.