A Voyage, uma startup de carros autônomos que fornece serviços de transporte para idosos, está equipando suas minivans com um sistema de iluminação ultravioleta adaptado de ambulâncias que esteriliza veículos após cada viagem e elimina qualquer resquício de Covid-19.
O sistema UV-C foi desenvolvido com o fornecedor de peças automotivas GHSP e está sendo testado na nova versão G3 das minivans autônomas Chrysler Pacifica Hybrid da Voyage, em San Jose, na Califórnia. O sistema G3, incluindo software atualizado, sensores e poder de computação foi desenvolvido com empresas parceiras, incluindo Fiat Chrysler, Nvidia e Blackberry, e custa apenas a metade do que a iteração anterior, disse o cofundador e CEO da Voyage Oliver Cameron.
“Como evitamos que um passageiro anterior espalhe Covid para o próximo passageiro? Procuramos as ambulâncias como referência porque elas já resolveram esse problema, com a luz ultravioleta”, disse Cameron à Forbes. Isso o levou ao GHSP, que fabrica sistemas de iluminação UV-C para esterilizar ambulâncias. “Entre as viagens, quando o carro está totalmente vazio, essas luzes ficam acesas. E elas são incríveis. Matam a Covid-19 em superfícies e também outros vírus infecciosos como a gripe sazonal.”
Como todas as indústrias, os desenvolvedores de veículos autônomos lutaram para se adaptar à pandemia. Operadores de robôs-táxis, como a Waymo, não retomaram os serviços públicos de transporte, embora os testes de estrada de veículos habilitados para IA continuem. Ao mesmo tempo, os esforços para preparar caminhões robóticos e veículos de entrega que podem ajudar a manter o fluxo das operações de logística se intensificaram. A Voyage, que também não retomou as operações de transporte ainda, diz que está usando o tempo para melhorar seus veículos e serviços para os passageiros mais velhos que atende.
Ao contrário dos serviços da Waymo, da Cruise e de outros programas dos EUA, a Voyage se especializou em fornecer passeios de van sem motorista para idosos em comunidades de aposentados na Califórnia e na Flórida. Esses ambientes relativamente fechados, com limites de velocidade baixos, são mais fáceis de manobrar do que os subúrbios de Phoenix ou o centro de São Francisco, mas também precisam de serviços de transporte para idosos com limitações físicas ou que não podem mais dirigir.
“Esse é um mercado para esses idosos. A única saída para eles atualmente é pedir carona para amigos, Uber ou ônibus, todos os quais perigosos em um mundo de Covid 19”, diz Cameron. “Estamos muito focados em uma solução para esses idosos.”
A iluminação ultravioleta é prejudicial aos humanos, então, a Voyage também tem sensores nos assentos para detectar se um ocupante está presente antes que o sistema UV-C seja acionado. Câmeras no veículo também monitoram a cabine para que técnicos humanos remotos possam ter certeza de que ninguém está presente durante o processo de esterilização.
A Voyage, que começou a trabalhar diretamente com a Fiat Chrysler neste ano para ter vans modificadas para seu programa, inicialmente operará 15 das novas vans G3, antes de aumentar para “centenas”, disse Cameron. Embora ele tenha se recusado a fornecer detalhes específicos sobre a redução de custos com o novo sistema, a maior parte da economia vem de uma grande queda no custo dos sensores, que caíram 65%, e uma redução de 25% no custo do sistema de computador dos usos da Voyage.
A queda nos custos “abre um caminho claro para um negócio lucrativo de robô-táxi que atende a idosos”, disse Cameron.
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