A Toyota está acelerando sua transição de montadora tradicional para uma com maior foco em mobilidade. Na quinta-feira (10), a companhia anunciou um novo fundo de investimento global de US$ 800 milhões projetado para apoiar empresas em estágio de crescimento que estão desenvolvendo tecnologias inovadoras e modelos de negócios em mobilidade autônoma, automação, inteligência artificial, aprendizado de máquina, dados, conectividade e cidades inteligentes.
O investimento é uma das primeiras etapas importantes após o anúncio da Toyota no final de julho de que estava formando uma nova holding chamada Woven Planet Holdings, Inc., que iniciará as operações em janeiro de 2021 e ocupará o lugar do Toyota Research Institute – Advanced Development, Inc., localizado em Tóquio.
O novo fundo, Woven Capital, L.P., fará parte da recém-anunciada holding e trabalhará com a Toyota AI Ventures, o fundo de capital de risco em estágio inicial da Toyota. O anúncio veio do instituto de pesquisa da empresa, fundado em março de 2018 para desenvolver produtos que apoiam o objetivo declarado da Toyota de “mobilidade para todos”. O instituto supervisiona a Toyota’s Woven City, um projeto divulgado em janeiro deste ano que servirá como uma incubadora para cidades inteligentes, mobilidade conectada e tecnologia robótica.
Em junho, a Toyota anunciou planos de investir em uma joint-venture para promover o uso generalizado de veículos elétricos com células de combustível movidas a hidrogênio. “Com o tempo, a Toyota fornecerá uma gama diversificada de serviços de mobilidade e soluções de transporte para pessoas ao redor do mundo à medida que transformamos a Toyota em uma empresa de mobilidade, levando prazer e liberdade de locomoção para todos”, disse a montadora em um comunicado.
Um componente-chave da estratégia de marketing da empresa é o amplo foco na assistência à mobilidade humana, que inclui o apoio a novas tecnologias que impulsionam avanços na direção autônoma e automatizada, conectividade e robôs que trabalham em estreita colaboração com as pessoas e “apoiam a locomoção das pessoas”. Em seu ano fiscal encerrado em 31 de março –próximo ao início da pandemia global do novo coronavírus– a montadora disse que vendeu 8,96 milhões de veículos, 0,2% abaixo do ano anterior. Com a Covid-19 impactando as vendas durante grande parte de 2020, a empresa previu que venderia 7 milhões de veículos neste ano fiscal.
Na semana passada, a Toyota se tornou a primeira grande montadora japonesa a lançar uma “loja” online de veículos usados, em conjunto com revendedores de automóveis do Japão. O serviço, que funcionará 24h por dia, durante o ano todo, permite que os consumidores japoneses vejam os veículos, obtenham uma cotação e lidem com contratos de 200 veículos usados adquiridos por meio de revendedores selecionados da Toyota, disse a empresa. A mudança foi em parte uma resposta às preocupações sobre a disseminação da Covid-19.
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