O Distrito anunciou essa semana o lançamento dos Digital Hubs, programa de inovação aberta que vai oferecer 16 serviços diferentes com o intuito de conduzir as companhias na jornada pela transformação.
“A vantagem competitiva de uma empresa que aplica inovação aberta é brutal em relação à sua concorrência. Enquanto a corporação tradicional cria produtos e serviços utilizando somente recursos internos, aquela que é aberta agrega a capacidade de todo o ecossistema de empreendedores e startups à sua volta à essa equação de geração de novos produtos e modelos de negócio”, diz Gustavo Araujo, cofundador e CEO do Distrito, referindo-se não apenas às startups, mas também aos investidores, universidades, incubadoras e aceleradoras que os circundam.
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A proposta da iniciativa é colocar toda a rede do Distrito à disposição das corporações de maneira descentralizada. Ou seja, cada colaborador pode acessar 24 por 7 a plataforma para criar conexões irrestritas e diretas, implementando inovação na sua área ou produto de maneira ágil. “Com os Digital Hubs a área de inovação passa a ser uma propulsora da transformação que ocorre em paralelo e de forma descentralizada por toda a organização”, afirma o executivo.
Além do apoio de um profissional dedicado a auxiliar as empresas em sua jornada de inovação junto ao Distrito e toda sua rede, os Digital Hubs possibilitam a cada uma delas contato direto com as startups de sua vertical ou daquelas que forem de seu interesse. Pela plataforma, as empresas poderão, por exemplo, criar desafios corporativos para que as startups se candidatem e as auxiliem a resolver determinada questão que enfrentam na operação; contatar um dos parceiros globais do Distrito diretamente ou, ainda, acessar o Distrito Dataminer, plataforma de dados com o mapeamento de mais de 12 mil startups.
O acesso ao Digital Hubs será pelo pagamento de uma anuidade, cujo valor varia de acordo com o tamanho da empresa, dos serviços contratados e das verticais à disposição. As empresas HDI Seguros, KPMG, AstraZeneca, Unimed, Banco BV, Abbott e Johnson & Johnson são algumas das 25 corporações que já farão uso da plataforma assim que ela estiver no ar.
O primeiro Digital Hub a ser lançado ainda em dezembro será o Fintech. Em janeiro de 2021, o Healthtech já estará disponível para as empresas do setor de saúde. Ao longo do próximo ano, serão estruturados outros hubs: Retailtech (varejo), ESG (Environmental, social and corporate governance), Indústria 4.0, Adtech (marketing e comunicação), Agrotech (agro), Construtech (Construção) e Foodtech (alimentício).
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