Todos os meses, cerca de 442 milhões de pessoas acessam o Pinterest em busca de inspiração, realizando pesquisas que vão desde planejamento de viagens e festas a rotinas de cuidados com a pele. 2020 pode não ter sido o melhor momento para agir mas, nem por isso, as pessoas deixaram de se planejar para dias melhores.
Todos os anos, o Pinterest Predicts divulga um relatório com as principais tendências para o ano que se aproxima. As informações são coletadas a partir de dados internos e globais da plataforma com comparações pelo aumento das buscas de um determinado tema no período de 12 meses. E, embora prever o futuro pareça difícil, oito das 10 previsões feitas pela rede social no ano passado se tornaram realidade – apesar da imprevisibilidade do ano que vivemos.
VEJA TAMBÉM: EXCLUSIVO: Pinterest chega a 400 milhões de usuários
Confira, na galeria abaixo, as principais tendências em 10 categorias para 2021:
-
Reprodução Viagens
Os carros se tornarão o principal refúgio e melhores amigos das pessoas em um cenário em que ainda será preciso respeitar medidas de distanciamento social. Segundo o relatório, houve um aumento de 190% nas pesquisas por cinema drive-in e 100% por cadeirinhas de carro para cães.
Levando em conta essa realidade, outra tendência em alta são passeios e viagens ao ar livre. A pesquisa revelou um aumento em 165% nas buscas por campos e lugares para observar as estrelas e de 80% para a estética nômade.
O Pinterest também não esqueceu que o que está na moda de verdade é o chamado “turismo de sofá”. Mesmo sem poder viajar no sentido literal, os usuários da rede social continuam planejando rotas para um futuro próximo. A procura por férias de luxo, por exemplo, teve alta de 50%, enquanto as buscas por viagens dos sonhos aumentaram sete vezes.
-
Reprodução Bem-estar
Se teve algo que esse ano proporcionou para as pessoas foi olhar para dentro de si mesmas e descobrir um novo jeito de ver o mundo. Parece que este ano despertou o interesse pelo esoterismo. Segundo o Pinterest, a busca por cristais de proteção e canais de manifestação registraram um aumento de 100% e 105% respectivamente. Nem os banhos escaparam dessa onda que deve continuar no próximo ano. Em um ano, as pesquisas sobre banhos de limpeza espiritual tiveram uma alta de 180%.
De volta ao plano concreto, outras buscas que têm aumentado na rede social são as relacionadas a relaxamento e bem-estar físico. Essa é uma tendência que foi acelerada pelas medidas de distanciamento e pela quarentena. A plataforma registrou aumento de 100% nas pesquisas sobre afirmações antes de dormir, de 90% sobre yoga para dormir e de 80% sobre difusores de óleos.
-
Reprodução Alimentos e Bebidas
Segundo o Pinterest, 2021 não será um ano para sensações fracas.
Em 2020, as pessoas cozinharam mais e essa tendência segue para 2021 de uma forma mais gourmetizada, criativa e renovadora. A busca por receitas diferentes, como a de mel picante, aumentou 155%.Talvez para outras gerações isso pareça antigo, mas os millennials e a geração Z trarão de volta a moda das tábuas forradas de comida.
E já que sair para comer está difícil, as pessoas viraram seus próprios chefs. As pesquisas sobre arte com pães e montagem de prato gourmet aumentaram 130% e 105% respectivamente.
-
Reprodução Lar
Em 2020, as pessoas passaram muito tempo em casa, o que, inevitavelmente, motivou transformações. As buscas no Pinterest por novas decorações e tendências e inspirações tiveram alta significativa. E as mudanças permeiam todos os cômodos da casa.
Segundo o relatório, a geração Z estará no clima da decoração neon. As buscas por luzes de led azul aumentaram 155% e pesquisas por quarto neon cresceram oito vezes.
Parece que outra tendência do momento é a harmonia japandi, uma decoração de estética minimalista que mistura elementos japoneses e escandinavos. Nessa linha, a busca por decoração simples para banheiros cresceu quatro vezes e o tema, no geral, teve aumento de 100%.
Já que as pessoas passaram a cozinhar mais, os números de buscas por elementos para esse cômodo dispararam. A procura por itens de vidro coloridos e pratos de argila cresceram 135% e 105% respectivamente. E nem as prateleiras escaparam, com aumento de 130% nas buscas.
A criatividade aflorou e a inspiração para espaços multifuncionais também. Em 2021, o “cloffice” – palavra que mistura closet e escritório, em inglês – ficará famoso.
-
Anúncio publicitário -
Reprodução Moda
O home office transformou o conceito de moda. Em casa, ninguém quer usar roupas apertadas. Todo mundo busca comodidade e funcionalidade. A mesma roupa que serve para trabalhar serve também para o treino e para o sofá.
Na plataforma, a procura por roupas oversized aumentou três vezes e, por roupas macias, 185%. As pessoas estão em busca de conforto e aconchego, o que refletiu um aumento de 155% em cardigãs e de 55% em meias.
A geração Z é mencionada em praticamente todas as categorias e, ao que tudo indica, é ela quem está ditando as tendências. Esses jovens estão reinventando o guarda-roupa (e o conceito de moda) com peças personalizadas e renovadas, o famoso DIY (faça você mesmo, em português). As buscas por moletom personalizado subiram 130% e por sacola artesanal 115%.
-
Reprodução Beleza
As rotinas de beleza mudaram e a estética também. No próximo ano, nada de maquiagem pesada. A beleza natural será valorizada e revitalizada. Para isso, muitas pessoas estão apostando na simplicidade e na sustentabilidade. A procura por maquiagem natural cotidiana e skincare caseiro aumentou 180% e 110% respectivamente.
As pessoas também estão em busca de cuidados com os cabelos, com técnicas que facilitem o dia a dia. Essa tendência bem específica, mostra aumento de 150% nas pesquisas sobre tranças boxeadoras e de 145% sobre tranças sintéticas. E se engana quem pensa que o público-alvo dessa tendência são apenas mulheres. A pesquisa registrou aumento de 90% nas buscas sobre tranças vikings para homens.
Nesse quesito, a geração Z vem mais uma vez abalar o conceito. A tendência de 2021 será a estética indie, baseada em muitas cores, coisas fofas e itens inspirados em emojis. O estudo mostrou 21 vezes mais pesquisas sobre unhas indie, por exemplo.
-
Reprodução Cuidado dos pais
Talvez a categoria mais fofa da lista. Nela, as pesquisas vão desde questões sobre pets até lições de vida para crianças.
A pesquisa diz que 2021 trará animais de estimação diferentes do comum, com o argumento de que as pessoas querem companhia desde que isso não envolva muito trabalho. O item mais procurado (e mais estranho) sobre animais foi caracol de estimação, com alta de 160%. Logo em seguida, foi registrado um aumento de 110% em pesquisas sobre sapo de estimação. A conferir.
As tendências de 2021 também passarão pela responsabilidade ambiental e organização pessoal. Na plataforma, houve um aumento interessante na busca por atividades que respeitam o planeta: três vezes mais pesquisas sobre fertilizantes de casca de banana e 85% mais buscas sobre educação ao ar livre e brinquedos de papelão.
Parece coisa de adulto mas, ao que tudo indica, os pais estão incentivando as crianças a desenvolverem habilidades intelectuais e cognitivas, o que resultou em um aumento de 185% sobre os poderes brasileiros (legislativo, executivo e judiciário) e de 145% sobre bons modos. Os pais também pesquisaram três vezes mais sobre mapa mentais criativos e mindfulness para crianças.
-
Reprodução Comemorações
Mais uma vez o minimalismo bateu à porta – por motivos óbvios. O Pinterest Predicts registrou um aumento expressivo na busca por cerimônias pequenas e intimistas. Só o item casamentos no quintal registrou um incremento de 165%.
As pessoas também estão mais preocupadas com detalhes e valorizam o intimismo e carinho. O item mais fofo e com maior registro de alta dessa lista são frases de mesversário para namorado, com aumento de 145%. Parece que os passeios de sexta-feira à noite irão migrar para casa: alta de 110% nas buscas por cinema em casa e de 85% por festa de boteco em casa.
-
Reprodução Finanças
Não são apenas ideias criativas que o Pinterest oferece aos usuários. A plataforma criou uma nova categoria em 2020: “CEO da própria vida”.
Segundo a pesquisa, ideias de marca, podcast e pequenas empresas estarão em alta em 2021. O registro de maior alta em pesquisas dessa categoria foi sobre noções básicas de contabilidade, com um aumento de 150%, seguido de pesquisas sobre como fazer um podcast (130%) e como criar uma marca para empresa (105%).
-
Reprodução Hobbies e Interesses
Essa é a categoria para descobrir novas coisas para fazer e criar. Os hobbies multiculturais estão em alta e, se não dá para viajar de verdade, pelo menos é possível conhecer uma coisa ou outra de diversas culturas.
A pesquisa registrou 20 vezes mais buscas por caligrafia persa, 100% de aumento em padrões de colcha irlandesa e 95% em carpintaria japonesa.
A rede social prevê que as pessoas aprenderão novas habilidades em 2021 e descobrirão novos talentos pessoais. Os interesses vão desde aprender a andar de skate (155% de aumento) à pintura com espátula (150%).
O DYI aparece novamente e mais forte nessa categoria. A plataforma aposta no retorno do artesanato e de trabalhos manuais, o que é evidente pelo aumento de 155% nas buscas sobre noções básicas de chochê, por exemplo.
Se são previstas transformações nos ambientes das casas, o mesmo acontecerá com os aparelhos eletrônicos, cujos estilos devem estar alinhados às estéticas dos donos. Essa lista registrou 30 vezes mais buscas sobre papéis de parede estéticos para laptops.
Viagens
Os carros se tornarão o principal refúgio e melhores amigos das pessoas em um cenário em que ainda será preciso respeitar medidas de distanciamento social. Segundo o relatório, houve um aumento de 190% nas pesquisas por cinema drive-in e 100% por cadeirinhas de carro para cães.
Levando em conta essa realidade, outra tendência em alta são passeios e viagens ao ar livre. A pesquisa revelou um aumento em 165% nas buscas por campos e lugares para observar as estrelas e de 80% para a estética nômade.
O Pinterest também não esqueceu que o que está na moda de verdade é o chamado “turismo de sofá”. Mesmo sem poder viajar no sentido literal, os usuários da rede social continuam planejando rotas para um futuro próximo. A procura por férias de luxo, por exemplo, teve alta de 50%, enquanto as buscas por viagens dos sonhos aumentaram sete vezes.
Siga FORBES Brasil nas redes sociais:
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.