91,7% dos líderes de TI acreditam que tecnologias emergentes são essenciais para o negócio
Cerca de 89,2% dos líderes de TI e negócios concordam que a Covid-19 causou mudanças significativas em seus processos operacionais, e 87,3% dizem que isso acelerou sua estratégia de transformação digital. Essas são as conclusões do “2021 Global Managed Services Report”, da companhia global de serviços de tecnologia NTT Ltd.
A pesquisa destaca como a adoção de tecnologias emergentes e a habilidade de automatizar e implementar inovação de maneira ágil são as principais estratégias para sustentar o futuro dos negócios de sucesso. Enquanto 91,7% dos líderes de TI e de negócios concordam que esses recursos são essenciais para suas estratégias tecnológicas, apenas 41,1% acreditam possuir as ferramentas para atender aos objetivos imediatos da organização.
Siga todas as novidades do Forbes Tech no Telegram
Os dados apontam também que cerca de 92,4% dos times de TI concordam que a estratégia geral de tecnologia está alinhada totalmente (49,8%) ou parcialmente (42,6%) às necessidades dos negócios. Isso destaca como as equipes técnicas se tornaram mais responsáveis pelas demandas organizacionais.
Transição global para veículos elétricos pode custar US$ 2,5 trilhões
O ano começou em alta para o financiamento de EVs (veículos elétricos). Só no mês de janeiro, o setor registrou negócios de cerca de US$ 6,45 bilhões, valor que inclui fusões, IPOs e aquisições SPACs, de acordo com dados da Comprar Acciones.
Com base na projeção do Bank of America, a transição para a eletrificação completa dos veículos pode custar mais de US$ 2,5 trilhões em investimentos globais na próxima década. Nos Estados Unidos, o presidente Joe Biden anunciou planos para substituir toda a frota federal de veículos por EVs, o que representa um total de 645.047 automóveis. Xangai, por outro lado, planeja que os elétricos representem 50% de todas as compras de veículos novos até 2025, quando todos os ônibus públicos, caminhões de entrega, táxis e veículos do governo pertencerão à categoria.
De acordo com a empresa de análise Blastpoint, houve um aumento de 30% nas vendas de EV dos EUA em 2020. Este ano, as vendas devem ser impulsionadas em 71%. Os analistas afirmam que 2021 será um ano crucial para o mercado norte-americano de veículos elétricos, com o surgimento de novos modelos, que devem passar dos 17 em 2020 para 30 até o final do ano.
LEIA MAIS: 7 carros elétricos que serão lançados no Brasil em 2021
Vendas de laptop devem movimentar quase US$ 150 bilhões até 2025
Em 2019, o mercado de laptops atingiu o valor de US$ 135,8 bilhões, segundo pesquisa da Statista. No ano passado, o número saltou US$ 4,6 bilhões, atingindo US$ 140,3 bilhões em 2020.
De acordo com os dados apresentados pela Finaria, o mercado unificado deve continuar crescendo até chegar a US$ 150 bilhões em receita em 2025. Para este ano, a expectativa é que as receitas cresçam 1,3% ano a ano, alcançando US$ 142,1 bilhões até dezembro.
Como mercado líder, os Estados Unidos devem gerar US$ 37,7 bilhões em receitas até 2025, ante US$ 36,1 bilhões deste ano. A China, o segundo maior mercado globalmente, deve testemunhar um crescimento modesto nos anos seguintes, com receitas aumentando de US$ 13,6 bilhões em 2021 para US$ 14 bilhões até 2025.
Em relação ao segmento dos desktops, os dados do Statista mostram que as receitas globais atingiram US$ 58,4 bilhões no ano passado, ante US$ 57,9 bilhões em 2019. No entanto, espera-se que este número caia 1,7%, para US$ 57,5 bilhões, em 2021. Em 2025, as receitas globais de PCs de mesa deverão diminuir em US$ 3,5 bilhões e atingir US$ 54 bilhões. A pesquisa indica, ainda, que o mercado chinês de desktops deverá testemunhar um crescimento de 3% nos próximos quatro anos, com as receitas aumentando para mais de US$ 14 bilhões.
***
TENDÊNCIAS NA AMÉRICA LATINA
45% dos latino-americanos não clicam além da primeira página quando compram online
Encomendado pela Sherlock Communication, o relatório “O Cenário de SEO na América Latina” revelou de que maneira os consumidores fazem pesquisa antes de comprar online e em que tipo de conteúdo eles confiam. A pesquisa foi realizada pela Toluna em fevereiro de 2021 com mais de 3.300 residentes de seis países latino-americanos: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru.
Os dados apontam que 45% dos cidadãos da região não clicam além da primeira página de resultados quando compram online, independentemente de se tratar de uma TV, um voo, uma pizza ou um aplicativo de namoro gratuito que desejam baixar. Do total, 18% olham apenas os três primeiros resultados e 64% revelaram que nunca vão além das três primeiras páginas do mecanismo de busca.
O estudo mostrou, ainda, que 42% dos latino-americanos aceitam a primeira resposta que aparece em sua tela, conhecida como “pesquisa de clique zero”. Argentinos (47%) e brasileiros (45%) foram os mais propensos a aceitar os resultados oferecidos pelo Google. Peruanos têm o nível mais alto de confiança (76%) no conteúdo geral encontrado ao pesquisar algo para comprar online (incluindo sites de notícias, mídia social, blogs, publicações técnicas, sites de resenhas e sites de empresas), enquanto os chilenos são os mais descrentes em relação ao que leem em todas as plataformas (60%).
***
TENDÊNCIAS NACIONAIS
Pesquisa revela imagem do INPI entre os empresários brasileiros
A Amcham Brasil lançou recentemente a quinta edição do “Relatório INPI”, levantamento feito desde 2009 para medir a percepção do setor empresarial sobre os serviços prestados pelo INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), com vistas a contribuir para a melhoria do ambiente da propriedade intelectual e de inovação no Brasil.
Os resultados revelam que 57% dos participantes associam de forma positiva a imagem do INPI com a participação do Brasil em acordos internacionais sobre propriedade intelectual. Para os empresários, os principais avanços nos últimos quatro anos foram a informatização de processos e serviços (46%), agilidade no andamento dos processos de registro (24%) e melhora na base de dados para a consulta online (12%).
Os dados indicam, ainda, que o tempo para análise dos processos, principalmente de patentes, é um importante aspecto a ser aprimorado – avaliação que já constava nas edições anteriores do documento. No total, 96% dos respondentes declaram-se favoráveis ao Plano Nacional de Combate ao Backlog, iniciativa inaugurada pelo INPI em 2019 com o objetivo de reduzir prazos para a análise dos pedidos de patentes.
***
O QUE MAIS ESTÁ ACONTECENDO NO ECOSSISTEMA
TeamViewer fecha parceria histórica com F1 e FE da Mercedes
As equipes da Fórmula 1 Mercedes-AMG Petronas e da Fórmula E Mercedes-EQ anunciaram uma nova parceria com a TeamViewer, empresa de software que passará a fornecer suas soluções de acesso e conectividade remota com tecnologia de última geração para elevar a performance das duas equipes automobilísticas pelos próximos cinco anos. A plataforma implementará suas operações remotas otimizadas e conectividade entre os processos das equipes ao longo da pista e de volta à base. Além disso, o TeamViewer terá um papel importante na jornada do automobilismo rumo às emissões Net-Zero, que representam o futuro da energia sustentável, permitindo que pessoas e empresas monitorem seus sistemas remotamente de forma eficaz. Ao possibilitar o trabalho remoto e as soluções de Internet das Coisas (IoT) em vários locais, a tecnologia contribuirá para mais reduções da pegada de carbono das equipes de corrida.
Burger King lança site com tecnologias avançadas
Para incrementar a experiência com seus consumidores, o Burger King conta agora com uma plataforma que traz – a partir de ativos tecnológicos avançados – uma nova interface, capaz de aumentar a assertividade e de levar inteligência às interações. Com o CupoMatch, a funcionalidade combina os clientes a cupons nos restaurantes e drive-thru, conectando os benefícios e valores promocionais às pessoas de acordo com o seu perfil.
App reúne receitas, criações gastronômicas e chefs
Os amantes da gastronomia acabam de ganhar um novo aplicativo. O DeliRec permite que os usuários insiram e armazenem receitas próprias, com descrição passo a passo, fotos e vídeos, além de compartilhar suas criações gastronômicas com quem quiser nas redes sociais e seguir amigos e chefs, organizando as receitas favoritas na timeline. A empresa recebeu um investimento seed de R$ 6,5 milhões da Astella Investimentos, que será utilizado para o lançamento do produto no Brasil e nos Estados Unidos, em 2021. Baseado na passion economy, o aplicativo valoriza os talentos individuais, facilita a integração virtual e ainda abre as portas para novas formas de trabalho.
Convergint Technologies adquire 100% da Seal Telecom
A Convergint Technologies anunciou recentemente a aquisição completa da Seal Telecom, multinacional integradora de soluções. Com alcance em toda a América Latina, a companhia passa a integrar as operações e negócios globais da Convergint, contribuindo com sua expertise, recursos, fornecedores e profissionais. A operação nasceu de uma parceria iniciada há cerca de um ano para somar forças e potenciais de ambas as empresas, aumentando assim a capilaridade dos serviços oferecidos e proporcionando o mais alto nível de atendimento e inovação que os clientes multinacionais exigem.
Sebrae PR lança relatório sobre startups paranaenses
O Sebrae Paraná divulgou o novo “Mapeamento de Startups do PR”, documento que reúne mais de 1.400 startups – divididas em health tech & wellness, agrotech, IT & comm, construtech e industry 4.0 – e revela seus diferentes níveis de maturidade, modelos de negócio, investimentos recebidos e as áreas com o maior número de empresas. Os resultados apontam que 22,7% das startups têm mulheres como founders, 32,71% estão em estágio de operação, 25,94% em estágio de validação e 8,65% em scale-up. As 1.434 startups mapeadas representam aumento de 39% em relação à pesquisa de 2019. Do total, 374 surgiram em 2020.
Ascenty inicia a construção de mais cinco data centers no Brasil
A Ascenty acabou de anunciar o início da construção de mais cinco data centers, totalizando 27 unidades distribuídas entre Brasil, Chile e México. As novas instalações são Hortolândia 5 e 6 e Sumaré 3, 4 e 5, no estado de São Paulo, com capacidade energética de, aproximadamente, 25 MW cada. Com um investimento total de US$ 250 milhões, os novos data centers serão construídos em localidades onde a empresa já opera atualmente. A previsão é que Hortolândia 5 e Sumaré 3 estejam concluídos no primeiro semestre de 2022. Já Hortolândia 6 e Sumaré 4 devem ficar prontos no 1º semestre de 2023, enquanto Sumaré 5 está previsto para 2024.
Yuny Incorporadora realiza entrega com app de realidade aumentada
A Yuny Incorporadora, reconhecida por empreendimentos em São Paulo e no litoral paulista, acaba de entregar as chaves do West Side, na Barra Funda – o primeiro a trazer a tecnologia de um aplicativo que permite ao morador ver, por meio de realidade aumentada, as instalações elétricas e hidráulicas do imóvel. A plataforma de realidade aumentada nasceu para simplificar o acesso dos proprietários às plantas dos imóveis e permitir que qualquer pessoa consiga, facilmente, identificar os projetos de hidráulica, elétrica e outras informações estruturais, como modelos e especificações de cubas e metais instalados no ambiente. Para utilizar a ferramenta, o proprietário do imóvel precisa baixar o app “InBuilt Realidade Aumentada” disponível no Google Play e na Apple Store, e direcionar o smartphone para o local indicado na tela.
Com tecnologia, VExpenses reduz mais de R$ 90 milhões de gastos em empresas
O VExpenses, plataforma que automatiza a gestão de despesas dos funcionários, afirma que conseguiu reduzir em mais de R$ 90 milhões as despesas de seus clientes. Por meio da inteligência artificial e leitura automática, a plataforma consegue verificar o detalhamento de todos os gastos para evitar possíveis fraudes e a duplicidade nas cobranças ou itens que não deveriam ser consumidos. O sistema também permite integração com diversas soluções de gestão, como ERPs, o que possibilita o envio de forma automatizada dos dados de relatórios aprovados para o departamento de contas a pagar da empresa, por exemplo, reduzindo ainda mais o trabalho manual de inclusão dessas informações.
***
INVESTIMENTOS
Investidores.vc quer aportar R$ 10 milhões em startups em 2021
Para ensinar empresários a se tornarem investidores-anjo, o Investidores.vc lançou, no início de abril, a versão online de sua imersão para atrair novos empresários e realizar mais de 10 investimentos coletivos. Com a iniciativa, a empresa pretende continuar fomentando a inovação no Brasil ao direcionar R$ 10 milhões para startups de diferentes segmentos. Fundada em 2019, a companhia atua em todo o país e conta com mais de 100 membros independentes que já aportaram em sete startups de sucesso: EasyJur, Gama Academy, Venda Válida, Singu, Rent Style, Congresse.me e Flapper, com valores que, somados, variam de R$ 250 mil a R$ 1,8 milhão.
***
CRESCIMENTO
Loara cresce 60% em receita e quer novos investidores
A Loara, empresa de soluções de crédito, fechou 2020 com um crescimento de 60% em receita. Para incrementar suas operações em 2021, a companhia investiu R$ 1.500.000 ao longo dos últimos quatro meses, sua transformação digital, acelerou a inteligência dos processos e recrutou novos talentos. A expectativa é que, neste ano, o faturamento seja triplicado, novas filiais sejam abertas fora do estado de São Paulo e cerca de R$ 300 milhões de crédito sejam disponibilizados aos clientes. Em seguida, a ideia é partir para uma segunda fase de estruturação de busca de parceiros, voltado ao conceito de smart money, que tem como foco investidores mais estratégicos e que tenham sinergia com o segmento da Loara.
Westwing cresce 105% em 2020
No quarto trimestre de 2020, a Westwing, plataforma de casa, decoração e lifestyle, registrou um crescimento de 105% em receita líquida e dobrou o volume de transações (GMV) em comparação com o mesmo período do ano anterior. Em todo o ano passado, o aumento da receita líquida foi de 87,4% em relação a 2019 e o lucro bruto aumentou 83,7%. Pelo quinto ano consecutivo, a empresa registrou um Ebitda positivo: R$ 7,5 milhões.
Água Doce aumenta 200% as vendas do delivery com tecnologia
A rede de restaurantes Água Doce Sabores do Brasil viu suas vendas aumentarem após a implantação de soluções da Linx, empresa especialista em tecnologia para o varejo. Com o uso das plataformas para a gestão do food service, a marca especializada em comida brasileira cresceu mais de 200% em vendas no delivery e 40% no tíquete médio desde o início da pandemia, mantendo os negócios ativos em meio ao isolamento social. A empresa adotou também a Mobile, ferramenta multiplataforma para garçons, e o Integrador Delivery, sistema que integra os pedidos de aplicativos automaticamente ao sistema de ponto de venda.
RV Digital planeja crescimento de 20% até 2025
A RV Digital, empresa de transações eletrônicas que aproxima seus parceiros de negócios a milhões de consumidores em todo o país, anunciou recentemente a expansão de seu portfólio de produtos e serviços, com a criação de um ecossistema completo para a comercialização de produtos pré-pagos, serviços financeiros e mídia digital out of home (para pequeno e médio varejo). Com mais de R$ 6 bilhões de transações realizadas em 2020, a companhia pretende crescer, pelo menos, 20% ao ano até 2025. Para isso, está investindo em iniciativas voltadas à inovação, como o RV Lab, que tem o objetivo de conceber e executar novas ideias, que podem gerar novos produtos ou complementar o portfólio da companhia.
Certidões de óbitos e nascimentos por meio eletrônico crescem 162%
O aumento no número de óbitos registrados ao longo da pandemia da Covid-19, assim como as restrições à circulação de pessoas e horários reduzidos de atendimento em alguns estados, têm contribuído para o crescimento de 162% nos pedidos de segundas vias de certidões de óbitos, nascimentos e casamentos por meio eletrônico. Os pedidos passaram de 18.090 em março de 2020 para 42.087 em fevereiro de 2021. As certidões eletrônicas hoje são as mais solicitadas. Em 2020, foram 235.885, enquanto as versões em papel totalizaram 104.410. Só nos primeiros três meses deste ano, as certidões digitais já somam 79.898, contra 39.680 em papel. Na comparação com março do ano passado, as certidões digitais cresceram 116%.
***
ACELERAÇÃO
Natural da Terra seleciona empreendedores em programa de aceleração
Em parceria com a Fábrica de Startups, a rede de hortifrutigranjeiros Hortifruti Natural da Terra lançou o programa Quintal de Inovação. O projeto tem como meta acelerar ideias inovadoras para transformá-las em produtos. A partir do tema da multicanalidade, 50 empreendedores foram convidados a desenvolver soluções para questões relevantes do varejo, como a evolução da plataforma de e-commerce, venda cruzada e novas formas de delivery, entre outras. A próxima fase do programa, voltada para a aceleração, teve início em março e terá a duração de 20 semanas. Nesta etapa, os participantes poderão colocar suas ideias em prática, e o projeto poderá ser selecionado para investimento ou comprado pela companhia.
Alfa Collab anuncia parceria com quatro novas startups
O Alfa Collab, programa de inovação aberta do Conglomerado Alfa, anunciou quatro novas startups parceiras. Fiduc, Instacasa, Prestho e E-ctare agora se juntam à Predify e Finpec, completando o grupo de seis aceleradas em apenas quatro meses de operação. Todas elas receberão apoio para acessar o mercado, por meio de provas de conceitos, validações e acoplamento das suas soluções às plataformas de negócios e de clientes do conglomerado. Até o final de 2021, a iniciativa pretende selecionar mais seis empresas.
***
PRÊMIOS E RECONHECIMENTOS
Xprize e Cognizant anunciam vencedores de prêmio em resposta à pandemia
A Xprize, voltada para a realização de projetos de incentivo operacional para resolver grandes desafios da humanidade, e a empresa de tecnologia Cognizant anunciaram os vencedores do “Grande Prêmio na Resposta à Pandemia”, que distribuiu um total de US$ 500 mil. O primeiro lugar ficou com a equipe espanhola Valencia IA4Covid19, seguida da JSI vs COVID. A competição foi projetada para aproveitar os dados e a inteligência artificial para equipar os formuladores de políticas, autoridades de saúde e líderes empresariais com as orientações necessárias para implementar medidas de segurança pública que reduzam os surtos da Covid-19. Além dos dois grandes vencedores, oito outras equipes receberam menções honrosas e cada uma receberá US$ 3.000 em créditos da Amazon Web Services para serviços de computação e nuvem: metis2020, mvsm, CoronaSurveys, Nixtamal AI, Shanvi, Cangurus, ADVANCE4COVID e Equipe de Nebraska.
***
IMPACTO SOCIAL
Olivia e Gerando Falcões levam educação financeira a jovens de favelas e periferias
A fintech Olivia fechou uma parceria com a organização social Gerando Falcões para criar materiais didáticos e conteúdos voltados para a educação financeira de jovens moradores das periferias do Brasil e suas famílias, para que eles possam gerenciar melhor o seu dinheiro e entender como a educação financeira pode ajudar a reduzir o estresse dos imprevistos do cotidiano. Juntas, as empresas vão promover aulas, lives e desafios práticos, conduzidos por Luciana Pavan, economista comportamental da Olivia, para que os alunos exercitem tudo aquilo que aprenderam nos encontros teóricos.
IBM e Embrapii vão capacitar mais de 10 mil estudantes tecnologia
A EMBRAPII e a IBM Brasil lançaram uma parceria para levar os cursos da IBM Skills Academy às unidades educacionais da EMBRAPII distribuídas pelo país. A expectativa é que, nos próximos cinco anos, mais de 10 mil estudantes possam ser treinados em tecnologias como nuvem híbrida, inteligência artificial, cibersegurança, IoT e computação quântica. Com o programa, baseado em IBM Cloud, estudantes e professores terão acesso a treinamento e certificações da gigante de tecnologia em várias áreas.
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.