Países europeus lideram participação nas vendas de carros elétricos em 2020
As nações europeias estão encabeçando as vendas de veículos elétricos. No ano passado, 15 países do continente ocuparam os primeiros lugares nas vendas de automóveis plug-in, que combinam o motor a combustão interna com um motor elétrico. Os dados são da Trading Platforms.
A Noruega é a primeira colocada no ranking, com uma participação de 75% nas vendas de veículos leves em 2020, seguida da Islândia, com 45%, e da Suécia, com 32,3%. Em seguida estão a Holanda (24,9%) e, completando o top 5, a Finlândia, com 18,1%. A lista também inclui Dinamarca (16,4%), Suíça (14,3%), Portugal (13,5%), Luxemburgo (11,4%), França (11,3%), Bélgica (10,7%), Reino Unido (10,7%), Áustria (9,5%) e Irlanda (7,4%).
Siga todas as novidades do Forbes Tech no Telegram
O levantamento aponta, ainda, que fora da região a China é o primeiro país a figurar na lista, com 6,2% de representatividade. O resultado coloca o país na 16ª posição, embora seja o maior mercado de VEs em termos de vendas unitárias. Notavelmente, os EUA estão bem abaixo dos demais países, com apenas 2,3%.
-
Reprodução/Forbes TENDÊNCIAS NACIONAIS
Pesquisa aponta as prioridades de inovação das empresas brasileiras
O avanço em ferramentas de tecnologia e inovação é importante para a maioria das grandes empresas brasileiras, apontou a pesquisa “Global Tech Trends 2020”, da Equinix, companhia global de infraestrutura digital. O estudo, adiantado com exclusividade à Forbes, levou em conta 100 executivos brasileiros do mercado de TI e revelou que, para 91% deles, a principal prioridade das empresas é digitalizar a infraestrutura de tecnologia da informação. As preocupações também envolvem melhorar a segurança cibernética (90%) e a experiência do usuário para clientes e funcionários (89% e 87%, respectivamente).
De acordo com a pesquisa, mais da metade (52%) dos entrevistados apresenta uma opinião positiva sobre a implementação do 5G, afirmando que o processo está progredindo bem. Mais de dois terços (69%) dos tomadores de decisão de TI no Brasil acreditam que a tecnologia permitirá que eles se conectem a mais parceiros e alavanquem os negócios.
Em relação à sustentabilidade da infraestrutura de TI, 77% afirmaram ter um plano de longo prazo para suas empresas. Dos 100 entrevistados, 74% concordam que seus clientes desejam que as companhias demonstrem a sustentabilidade de sua infraestrutura de TI e que a liderança da empresa considera o impacto do carbono ao pensar no sistema de tecnologia da organização.
-
Chad Baker/Getty Images TENDÊNCIAS NACIONAIS
Empresas brasileiras lideram a adoção de IA na América Latina
Cerca de 21% dos profissionais de TI da América Latina usam a inteligência artificial em suas organizações, de acordo com uma pesquisa encomendada pela IBM. No Brasil, 40% deles relatam ter implantado IA em seus negócios. Segundo o levantamento, 37% das empresas brasileiras afirmam que, devido à pandemia, intensificaram o foco no atendimento ao cliente, seguido pela automação de processos (35%) e segurança (28%).
Segundo o estudo, 30% dos profissionais brasileiros de TI relataram que suas empresas estão na fase de implantação da IA em toda a organização. A adoção está sendo impulsionada pelas pressões e oportunidades de mercado alavancadas pela pandemia de Covid-19 e os avanços tecnológicos que tornam a inteligência artificial mais acessível. Quase metade dos profissionais de TI do país (49%) relata que suas organizações planejam investir em aplicativos de IA prontos para uso nos próximos 12 meses.
De acordo com a pesquisa, 46% dos profissionais brasileiros já estão usando aplicativos de processamento de linguagem natural e 74% deles consideram importante que sua empresa possa construir e executar projetos de IA para aprimorar a capacidade de acesso aos dados.
-
Divulgação O QUE MAIS ESTÁ ACONTECENDO NO ECOSSISTEMA
EVINO lança loja online para compras ao vivo com sommelier
O e-commerce Evino acaba de lançar uma loja online com atendimento em tempo real do sommelier José Augusto Inácio, certificado pela ABS (Associação Brasileira de Sommeliers). Na plataforma, os clientes podem conversar diretamente com o especialista, esclarecer dúvidas sobre os produtos e receber sugestões de rótulos de vinho de acordo com suas preferências.
LEIA MAIS: Em meio à crise da Covid-19, social selling desponta como tendência em empresas
-
Divulgação O QUE MAIS ESTÁ ACONTECENDO NO ECOSSISTEMA
Portal de Compras Públicas chega a 31% dos municípios brasileiros
A plataforma privada de pregão eletrônico Portal de Compras Públicas acaba de alcançar a marca de 1.700 municípios brasileiros atendidos, o que representa 31% do total. Desde abril do ano passado, dobrou a sua base de fornecedores cadastrados, passando de 74 mil em 2020 para 200 mil um ano depois.
Para Leonardo Ladeira, CEO da empresa, um dos fatores para a expansão foi o trabalho intensivo da plataforma para auxiliar as prefeituras a migrarem para o ambiente digital: o Portal ofereceu capacitações e treinamentos das equipes de compras das prefeituras sobre o pregão eletrônico. “Trabalhamos em todas as regiões do país para capitalizar o crescimento de potenciais usuários para a nossa plataforma e ferramentas. Abrimos novos caminhos para a ampliação dos negócios e ainda estamos ajudando a fomentar a inovação tecnológica dentro do governo”, afirma.
-
Anúncio publicitário -
Richard Newstead/Getty Images O QUE MAIS ESTÁ ACONTECENDO NO ECOSSISTEMA
Itu se torna a primeira cidade do Brasil com endereços digitais em 100% do território
Na semana passada, o governo do estado de São Paulo entregou o endereçamento digital de 1.285 propriedades e estabelecimentos rurais do município de Itu, no interior paulista, fazendo da região a primeira cidade do Brasil a contar com endereços digitais em todo o território. A iniciativa faz parte do programa Rotas Rurais, desenvolvido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do estado de São Paulo, e tem como objetivo mapear os endereços e estradas de, aproximadamente, 350 mil propriedades agrícolas da região. O endereçamento digital promete melhorar a logística de entrega de produtos do agronegócio local e promove mais agilidade e acesso a serviços públicos como saúde e segurança.
-
Pramote-Polyamate/Getty Images O QUE MAIS ESTÁ ACONTECENDO NO ECOSSISTEMA
Liv Up cria mercado online para escalar negócioA foodtech de comida natural Liv Up acaba de anunciar sua nova aposta: o mercado online. Até o final do ano, a plataforma reunirá cerca de 600 itens da marca, aumentando em cinco vezes a oferta atual de produtos ao público. Com um portfólio completo e variado, a startup quer ampliar a oferta para os diferentes momentos de consumo e necessidades dos clientes, além de aumentar a relevância da marca entre os agricultores familiares parceiros, expandindo as possibilidades de compra e diversificando os padrões dos alimentos comprados. Inicialmente, o mercado online está disponível apenas na grande São Paulo, mas a expectativa é expandir o negócio para outras regiões do Brasil nos próximos anos.
-
boonchai-wedmakawand/Getty Images O QUE MAIS ESTÁ ACONTECENDO NO ECOSSISTEMA
CSU lança plataforma híbrida de transações eletrônicas
Especializada em criar soluções para meios de pagamento, customer experience e fidelização e incentivo de clientes, a CSU anunciou o desenvolvimento de uma ferramenta para fortalecer e modernizar os serviços de pagamentos digitais. Batizada de Plataforma Híbrida de Processamento, a solução é baseada em cloud pública para projetos de cartões de débito, crédito e pré-pagos das bandeiras Visa, Mastercard e Elo, e em soluções private label. O intuito é que a tecnologia torne as operações mais ágeis e flexíveis, acompanhando a jornada dos clientes no seu desenvolvimento e ampliação de negócios.
-
Divulgação O QUE MAIS ESTÁ ACONTECENDO NO ECOSSISTEMA
Banco Carrefour cria incubadora de startups para seus funcionários
O novo programa de intraempreendedorismo do Banco Carrefour, braço financeiro do grupo de varejo, foi criado para incentivar os colaboradores a pensarem em soluções conectadas aos desafios da companhia e criar suas próprias startups. O objetivo é que os funcionários possam se capacitar, desenvolver novos produtos e oferecer os resultados ao mercado. Os participantes, em conjunto com a empresa, poderão optar por três alternativas: a permanência com vínculo atual de trabalho; a incorporação do projeto como uma nova área de negócio dentro da instituição financeira; ou o desenvolvimento de sua própria startup com base no projeto apresentado. Neste último caso, o banco encerra o contrato com os envolvidos e passa a ser cliente ativo ou investidor na nova empresa, oferecendo um aporte para o início das operações.
-
Divulgação O QUE MAIS ESTÁ ACONTECENDO NO ECOSSISTEMA
Sem Parar e Creditas fecham parceria
O Sem Parar acaba de anunciar uma parceria inédita com a Creditas. Juntas, as empresas pretendem aumentar a oferta de auto equity, crédito com garantia de veículo para clientes do serviço de pedágio em todo o Brasil. Com a modalidade, os usuários podem usar o carro como garantia do empréstimo, mesmo que ainda esteja financiado, com valores entre R$ 5 mil a R$ 150 mil, com 60 dias para pagar a primeira parcela e prazo de 60 meses.
Os clientes da Creditas, ao aderirem a um dos planos do Sem Parar, terão como benefício cinco meses de isenção na mensalidade. As condições estão disponíveis para todos os novos clientes da plataforma. De acordo com Rogério Pezelli, diretor de desenvolvimento de negócios do Sem Parar, o objetivo é oferecer mais uma facilidade para quem já é cliente e ainda aumentar a base de usuários com o benefício. Para a Creditas, a colaboração é mais um passo para reforçar sua atuação no mercado automotivo.
-
Divulgação ACELERAÇÃO
Startup de Sorocaba entra para hub de inovação da InovAtiva
A PiCode Education, startup de Sorocaba, no interior de São Paulo, foi aprovada para participar do hub InovAtiva, especializado na aceleração, conexão e capacitação de empresas escaláveis brasileiras. Para Lucas Piovani, fundador da edutech, o apoio oferecerá oportunidades de networking e crescimento. “Nosso objetivo é aprender e, depois, repassar os novos aprendizados nas escolas. As palestras e mentorias vão nos ajudar a alavancar ainda mais o nosso negócio.”
-
oxygen/Getty Images ACELERAÇÃO
Troposlab acelera quase 1.000 startups em menos de uma década
Dedicada a alavancar novos negócios, a Troposlab desenvolve, desde sua fundação em 2012, programas de aceleração para promover a inovação nas empresas e ajudá-las a atingir seus principais objetivos. Ao todo, a companhia já acelerou 920 startups em programas de inovação aberta, que captaram cerca de R$ 365 milhões de investimento. “Entendemos a necessidade de uma instituição se reinventar, crescer, destacar-se no mercado, e sabemos que a inovação é indispensável”, afirma Renata Horta, sócia-fundadora e diretora de inovação e conhecimento da Troposlab. Hoje, a empresa atende 97 clientes em 179 programas diferentes, realizados em todas as regiões do Brasil.
-
Yuichiro Chino/Getty Images CRESCIMENTO
Westwing aumenta em 91,1% o volume de vendas em 2021
A Westwing, plataforma de casa, decoração e lifestyle, acaba de divulgar os resultados do primeiro trimestre de 2021. A empresa, que realizou o IPO (Oferta Pública Inicial) em fevereiro deste ano, registrou crescimento de 83,3% em receita líquida, 19% no número de novos fornecedores prospectados e um aumento em 91,1% no volume de transações em comparação com o mesmo período do ano passado. Criada em abril de 2011, a empresa atua no modelo de shoppable magazine, que funciona como um catálogo vivo, com renovação diária de produtos e marcas exclusivas e com a garantia de uma entrega mais rápida.
-
Busakorn Pongparnit/Getty Images AQUISIÇÕES
TeamViewer compra startup de realidade mista Viscopic
A TeamViewer, provedora global de soluções de conectividade remota e tecnologias de digitalização de ambientes de trabalho, anunciou a aquisição da startup alemã Viscopic. A tecnologia, já utilizada por empresas blue-chip como Audi, Siemens Energy e Deutsche Bahn, será integrada ao TeamViewer Frontline, plataforma baseada em realidade aumentada, para digitalizar os processos de trabalho, otimizar a capacitação de trabalhadores e criar uma visualização interativa em 3D das operações.
-
Klaus Vedfelt/Getty Images AQUISIÇÕES
Getnet adquire empresa de tecnologia Eyemobile
A Getnet, empresa de tecnologia de pagamentos do Grupo Santander, fechou um acordo de investimento para aquisição da Eyemobile, focada no desenvolvimento de soluções para pequenos e médios negócios. Com a operação, a Getnet pretende fortalecer sua oferta para o segmento, reforçando sua expertise tecnológica em interfaces e aplicativos de gestão de venda e pagamentos móveis. A compra é a segunda iniciada pela Getnet no semestre – recentemente, a companhia assumiu o controle da Minestore, que disponibiliza soluções para que os clientes ofertem produtos e serviços em lojas virtuais. O valor do negócio não foi divulgado.
-
metamorworks/Getty Images AQUISIÇÕES
Grupo Nexxees adquire startup de meios de pagamento
Sediado em Florianópolis (SC), o Grupo Nexxees desenvolve soluções de automação bancária, utilities e plataformas de gestão financeira. Para reforçar sua estratégia nacional de expansão de novas frentes de negócio, a companhia acaba de concluir a aquisição da Gold Soluções, startup especializada em BPO financeiro (terceirização de processos de negócios, da sigla em inglês) em meios de pagamento. Com público-alvo no mercado de pequenas e médias empresas, o objetivo é desenvolver uma plataforma completa de gestão, promovendo redução de custos e perdas, aumento de resultados e melhor administração do fluxo de caixa, e otimizando a rotina financeira, com acesso a linhas de crédito inteligentes. O valor da compra não foi divulgado.
-
Holloway/Getty Images AQUISIÇÕES
Afya anuncia aquisição da SHOSP
O grupo de educação médica Afya Educacional finalizou a compra do SHOSP, fornecedora de software de gerenciamento de clínicas e consultórios que oferece uma solução completa para médicos de todo o Brasil. A solução integra algumas das principais funcionalidades necessárias para gestão e atendimento otimizado em uma clínica, como agenda médica, prontuário, controle financeiro, central de relacionamento com pacientes, além de um módulo de telemedicina. “Essa aquisição fortalece o ecossistema de serviços digitais da Afya”, explica o vice-presidente de inovação e serviços digitais da empresa, Julio De Angeli. O valor da aquisição foi de R$ 5,98 milhões.
-
krisanapong-detraphiphat/Getty Images AQUISIÇÕES
Adventures faz terceira aquisição em quatro meses
A Adventures, Inc, brandtech que atua como uma plataforma de marketing, acaba de anunciar sua terceira aquisição em menos de cinco meses. Desta vez, o alvo da compra foi a produtora Homem de Lata, de Alê Braga, que já atendeu grandes empresas como Azul, Globo, GNT, Petrobras, Coca-Cola, Danone e SBT. “Agregar o know how de Braga como sócio nos faz dar mais um passo rumo ao objetivo de ser uma produtora global de conteúdo de valor para marcas em várias frentes”, pontua o fundador da Adventures, Rapha Avellar. O valor da compra não foi divulgado.
-
Adriano Machado/Reuters AQUISIÇÕES
ATTA conclui compra de 66% da Otimize
A ATTA, proptech de crédito imobiliário e garantias locatícias, realizou um investimento majoritário na Otimize, consultoria de benefícios empresariais com foco em cotação e gestão de apólices de assistência médica, vida e odontológica. Com a compra de 66,67% da empresa, a ATTA busca expandir sua atuação no mercado de garantias locatícias e passa a oferecer o braço de seguros. De acordo com Renato Caporrino, CEO e fundador da ATTA, a parceria vai possibilitar, além da expansão, aumentar o time de profissionais capacitados e a carteira de clientes.
-
Flashpop/Getty Images PRÊMIOS E RECONHECIMENTOS
Equipe brasileira está entre os vencedores do SAS Hackathon
A equipe brasileira Tupã Fit foi a vencedora na categoria saúde do primeiro SAS Hackathon, graças ao desenvolvimento de uma solução para a análise de dados sobre obesidade infantil e educação da sociedade sobre o tema. Criado pelo SAS, o desafio buscava soluções que resolvessem desafios corporativos e humanitários usando big data e inteligência artificial. A competição reuniu participantes de mais de 30 países, desafiando cientistas de dados, entusiastas de tecnologia e visionários de negócios de diversos setores. Além do reconhecimento, as equipes selecionadas vão comercializar suas ideias em parceria com o SAS, e terão acesso gratuito e contínuo à plataforma de gerenciamento de dados SAS Viya no Azure e orientação de especialistas.
-
Ariel Skelley/Getty Images IMPACTO SOCIAL
Amazon se une à Gerando Falcões para reduzir desigualdades sociais
A AWS (Amazon Web Services) fechou um acordo com a Gerando Falcões – ONG fundada pelo Under 30 Edu Lyra para promover esporte, cultura e qualificação profissional para crianças e adolescentes. Em nota, Lyra anunciou que a parceria tem o objetivo de expandir a capacidade de armazenamento e arquitetura de dados em nuvem graças às tecnologias da Amazon, de forma que a instituição possa administrar de maneira mais fácil seus negócios em prol da redução das desigualdades.
-
Sarah Mason/Getty Images TECNOLOGIA DO BEM
Ticket lança plataforma que transforma doações em cestas básicas para ONGs
A Ticket, marca de benefícios de refeição e alimentação da Edenred Brasil, desenvolveu uma tecnologia para ajudar famílias em situação de vulnerabilidade social. Por meio da plataforma Alimentando a Solidariedade, a empresa está recebendo doações online de pessoas físicas via cartão de crédito, com valores pré-determinados pela plataforma. O dinheiro será enviado direta e integralmente a ONGs ao redor do Brasil, que podem utilizar a plataforma da Ticket para comprar cestas básicas digitais e operacionalizar as doações, contribuindo para a distribuição de alimentos para a população. “As cestas básicas digitais surgem como solução para eliminar barreiras de armazenamento e logística. Além disso, a solução evita o manuseio de produtos, estimula o comércio local, facilita e agiliza a distribuição de doações e estimula o interesse de clientes e parceiros em nos apoiar na causa”, diz Felipe Gomes, diretor-geral da empresa.
TENDÊNCIAS NACIONAIS
Pesquisa aponta as prioridades de inovação das empresas brasileiras
O avanço em ferramentas de tecnologia e inovação é importante para a maioria das grandes empresas brasileiras, apontou a pesquisa “Global Tech Trends 2020”, da Equinix, companhia global de infraestrutura digital. O estudo, adiantado com exclusividade à Forbes, levou em conta 100 executivos brasileiros do mercado de TI e revelou que, para 91% deles, a principal prioridade das empresas é digitalizar a infraestrutura de tecnologia da informação. As preocupações também envolvem melhorar a segurança cibernética (90%) e a experiência do usuário para clientes e funcionários (89% e 87%, respectivamente).
De acordo com a pesquisa, mais da metade (52%) dos entrevistados apresenta uma opinião positiva sobre a implementação do 5G, afirmando que o processo está progredindo bem. Mais de dois terços (69%) dos tomadores de decisão de TI no Brasil acreditam que a tecnologia permitirá que eles se conectem a mais parceiros e alavanquem os negócios.
Em relação à sustentabilidade da infraestrutura de TI, 77% afirmaram ter um plano de longo prazo para suas empresas. Dos 100 entrevistados, 74% concordam que seus clientes desejam que as companhias demonstrem a sustentabilidade de sua infraestrutura de TI e que a liderança da empresa considera o impacto do carbono ao pensar no sistema de tecnologia da organização.
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.