A Barbie está entrando no mundo da arte digital por meio de uma parceria com a Balmain, que aposta em formatos digitais desde 2018. As duas marcas estão se unindo para montar uma coleção, linha de acessórios e uma edição especial em NFTs. Executivos de ambas as companhias dizem que o lançamento dos tokens representa um momento histórico para a moda, a tecnologia e o mundo dos brinquedos.
Txampi Diz, CMO da Balmain, está apostando no futuro das NFTs como uma poderosa ferramenta de engajamento do cliente para marcas de alta moda. “Acredito que isso mudará completamente a indústria da moda e terá o mesmo impacto de quando as mídias sociais começaram ou quando a internet foi lançada pela primeira vez,” disse ele. “É um marco histórico e a primeira apresentação NFT que a Barbie já fez,” disse Richard Dickson, presidente e COO da Mattel.
A empresa mãe da Barbie colaborou anteriormente com a Gucci para uma NFT da Hot Wheels, mas Dickson diz que as conexões mais profundas da Barbie com a moda de luxo impulsionarão os planos da empresa no segmento de tokenização. “É incrivelmente significativo e poderoso à medida que implementamos efetivamente nossa estratégia de NFT na Mattel. Faz parte do nosso negócio e da missão em permanecermos relevantes.”
O encontro de dois ícones
Esta parceria já dura dois anos para a marca de luxo francesa e a icônica boneca americana. O projeto surgiu em 2018, logo após a Balmain lançar sua primeira campanha publicitária estrelando um trio de avatares. “Queríamos encontrar uma maneira de ir mais longe e em como dar vida a esses modelos em computação gráfica”, afirmou o CMO da Balmain. Naquele mesmo ano, ele se encontrou com o time de design da Barbie. “Desde o início sabíamos que seria uma colaboração digital, mas o conceito de NFT ainda não fazia parte do contexto global.”
Três NFTs Balmain x Barbie exclusivas estão atualmente em leilão via mintNFT, um novo mercado para tokens não fungíveis que se concentram em colaborações criativas. James Sun, fundador e CEO da mintNFT, diz que essas parcerias NFT redefinem o significado da propriedade da marca para os clientes. “O que é tão bonito é que eles não estão apenas comprando um NFT, eles estão dizendo que querem fazer parte dessa blockchain.”
Diversidade e inclusão
A parceria lançou uma campanha digital retratando o RTW físico e acessórios. Mas a tradicional Barbie não será a única estrela do show da Balmain. Os anúncios enfatizam a diversidade e a inclusão, apresentando um elenco multicultural de avatares da Barbie modelando os conjuntos da Balmain. “… Barbie e Balmain estão embarcando em uma aventura distintamente multicultural, inclusiva e sempre cheia de alegria”, disse Oliver Rousteing, diretor criativo da grife. No ano passado, no Brasil, a Mattel já havia lançado uma série especial com foco em diversidade e mulheres de destaque.
O Ken também está fazendo uma participação especial no metaverso. Disse Rousteing: “Esta coleção rejeita quaisquer limitações de gênero – é quase 100% unissex.” Diz observa que, no final das contas, a parceria Balmain Barbie, em sua essência, também pretende ser uma arte alegre e divertida.
Os lances para a Barbie NFT 1 a 3 continuarão até o dia 14 de janeiro. Os vencedores de cada NFT receberão uma mini roupa Balmain correspondente, feita sob medida apenas para Barbie. Enquanto isso, as roupas e acessórios feitos para seres humanos estarão disponíveis em todo o mundo nos sites da Balmain e Mattel Creations, bem como em lojas de varejo selecionadas. Composta por mais de 50 peças, a coleção irá incorporar looks exclusivos de ambas as marcas.
Confira alguns itens:
-
-
-
-
-
Anúncio publicitário -