Por décadas, a Realidade Virtual (RV) dominou a discussão sobre como entraríamos e veríamos mundos virtuais. A maioria dos primeiros headsets tinha RV no centro de seus designs, sendo os jogos de RV os impulsionadores nas vendas de produtos como HTC’s Vive, PlayStation VR, Valve Index, Meta’s Quest e outros. Um foco principal dos headsets RV é que eles são quase todos criados para oferecer uma experiência virtual de mundo fechado. Isso significa que a visualização é como estar em uma caixa onde apenas as experiências do mundo virtual estão à vista.
No entanto, depois que a Apple apresentou seu Kit RA na WWDC em 2017, o conceito de Realidade Aumentada entrou em todas as discussões sobre experiências no mundo virtual. Enquanto a RV oferece ambientes de mundo fechado, a RA permite que uma pessoa veja o mundo real ao seu redor e, em seguida, sobreponha dados digitais ao que está vendo para aprimorar suas experiências virtuais.
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Nos últimos anos, RV,RA e o Metaverso tornaram-se um foco principal no mundo da tecnologia. Como resultado, está se tornando mais evidente que o melhor fone de ouvido que poderia trazer o Metaverso para as massas precisa ter uma abordagem combinada para fornecer mundos virtuais verdadeiros.
Uma abordagem combinada é definida como XR ou experiência estendida ou MR para realidade mista incorporada em futuros headsets. Como afirmado anteriormente, a RV ganhou mais atenção como um veículo para entregar jogos de realidade virtual. O headset XR/MR mais proeminente foi o HoloLens da Microsoft. No momento, a Vuzix possui os headsets RA mais usados. Eles são usados principalmente em mercados verticais, como serviço de campo, fabricação, visualização e, às vezes, treinamento.
Felizmente, estamos vendo alguns dos principais players em RV e RA agora falando sobre tornar o MR/XR parte de seus futuros designs de headset.
Quando Mark Zuckerberg anunciou sua visão do Metaverso e compartilhou que a Meta estava criando um novo fone de ouvido, com o codinome Cambria, ele acrescentou que seu novo fone de ouvido também poderia suportar alguma forma de MR ou XR.
Desde que a Apple lançou o RA Kit em 2017, a maior parte da retórica da empresa na WWDC e nos comentários de seus executivos, como o CEO Tim Cook, se concentrou principalmente em RA. Mas recentemente, quando Tim Cook falou sobre sua visão de RA, ele acrescentou a possibilidade de que, independentemente do que eles estejam fazendo para oferecer suas experiências de RA, MR e XR também fazem parte de suas soluções.
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Isso não significa que os fones de ouvido RV dedicados não existirão no futuro. Os fones de ouvido RV ainda oferecerão as melhores experiências imersivas em 3D, especialmente para jogos. No entanto, um mercado de jogos RV dedicado será muito menor do que um mercado consumidor mais amplo, onde uma mistura de jogos RV e experiências focadas em RA será o maior mercado para o que será chamado de óculos XR ou MR no futuro.
Essa mudança no pensamento de tornar o MR e o XR a pedra angular dos futuros headsets que proporcionaram uma experiência rica no Metaverso é importante. A RV em si é ótima, mas muito limitada para um mercado de consumo de massa, onde um fone de ouvido fechado é menos atraente para eles. A maioria dos verdadeiros fones de ouvido RV são óculos volumosos e forçam uma pessoa a estar em uma experiência limitada e principalmente estacionária, não é atraente para um mercado mais amplo de usuários onde os jogos não são seu foco principal.
É mais provável que o mercado consumidor mais amplo queira usar algum tipo de fone de ouvido MR ou XR que se pareça mais com óculos convencionais. RA é mais importante que RV para aqueles mais focados em jogos imersivos em 3D. No entanto, os consumidores ainda vão querer ter funções de entretenimento como jogos, embora não sejam tão imersivos quanto um verdadeiro fone de ouvido RV.
O maior desafio é criar óculos que sejam aceitáveis para os consumidores que ofereçam uma ótima experiência de RA, mas que ainda ofereçam uma leve funcionalidade de RV simultaneamente.
Existem alguns ótimos óculos XR ou MR já no mercado. Recentemente, o ZDNet comparou os melhores óculos RA e XR e analisou o Google Glass Enterprise 2, o Microsoft Hololens 2, o Lenovo ThinkReality A3 e o Vuzix Blade Upgraded. No entanto, eles estão focados em mercados corporativos verticais.
A fabricação de óculos atraentes que ainda podem oferecer uma excelente experiência de RA e Metaverse ao consumidor ainda não está disponível. Como resultado, a maioria dos observadores do setor acha que a Apple pode ser quem cria os modelos que podem oferecer esse tipo de experiência XR-MR e pode ser a empresa que inicia o mercado consumidor desses tipos de fones de ouvido. No entanto, muitas fontes sugerem que o fone de ouvido MR-XR da Apple não verá a luz do dia por pelo menos mais um ou dois anos.
Ainda estamos nos primeiros dias de tornar o Metaverso uma tecnologia que pode interessar a todos. No entanto, para que um público mais amplo participe dos benefícios do Metaverse, acredito que o tipo de óculos necessário deve incluir recursos que ofereçam funcionalidade XR-MR e RA para ser bem-sucedido.