Um novo relatório mostra que o lançamento do headset de realidade aumentada (AR) da Apple parece mais próximo do que nunca.
Segunda-feira, 6 de junho, é a data da palestra que abre a WWDC (World Wide Developers Conference) deste ano. E parece cada vez mais provável que ela termine com “One More Thing”, a frase favorita da Apple para algo completamente novo.
Leia mais: Apple critica Facebook e Google com novo anúncio de privacidade
O último “One More Thing” foi quando o primeiro Apple Watch foi revelado ao lado do iPhone 6, em setembro de 2014.
Então, por que a possibilidade do novo headset, chamado de Apple Glass por alguns, é uma surpresa?
Bem, mesmo os analistas mais informados, como Mark Gurman, relutam em prever que a WWDC seria o momento para essa revelação, dizendo apenas que seria este ano. De acordo com Gurman, o conselho da Apple recentemente recebeu acesso a uma demonstração do fone de ouvido, então parece que o lançamento está próximo, mas havia pouco apetite pela ideia de um anúncio na WWDC.
Isso pode ter mudado agora, graças a um novo desenvolvimento: Parker Ortolani, do The Verge, disse que uma empresa registrou a marca RealityOS. Acredita-se que esse seja o nome do software operacional para o fone de ouvido de AR. O documento tem 8 de junho de 2022 como prazo para registro internacional. Essa data é apenas alguns dias após a palestra da WWDC e esses prazos às vezes são definidos para logo depois do lançamento de um novo produto.
A marca registrada é “especificamente para ‘hardware de computador vestível’”, diz Ortolani.
Para mim, o maior motivo para sugerir que o fone de ouvido pode ser revelado esta semana é que a WWDC tem como foco os desenvolvedores e, para usar o fone de ouvido, serão necessários aplicativos, então os desenvolvedores precisarão começar a trabalhar neles imediatamente para tê-los prontos para o novo produto.
A Apple geralmente anuncia um produto e o lança alguns dias depois, exceto se for uma categoria de produto totalmente nova. Os primeiros iPhone, iPad e Apple Watch foram revelados meses e meses antes de serem colocados à venda.
O pedido de registro de marca foi feito por uma empresa chamada Realityo Systems LLC que, de acordo com Ortolani, “tem exatamente o mesmo endereço das empresas de fachada nas quais a Apple registrou os nomes do macOS California”.
Além disso, outro registro feito em Uganda no início deste ano contém a fonte San Francisco, utilizada pela Apple.
Isso tudo significa que o produto será definitivamente revelado?
Não exatamente. Mas há outras pistas. Mark Gurman disse anteriormente que entendia que o fone de ouvido seria anunciado em um evento da Apple que seria ao vivo, não virtual. O que faz sentido, pois os primeiros comentários virão de pessoas que possam utilizar o fone de ouvido pessoalmente.
A WWDC deste ano é virtual, mas contará com a presença de um pequeno grupo de desenvolvedores e convidados. Esse elemento presencial está acontecendo, então as demonstrações do fone de ouvido para os convidados podem ocorrer.
Saberemos mais em pouco mais de uma semana.
Ah, e “one more thing”: depois de revelar o Apple Watch, Tim Cook subiu ao palco usando-o. Ele fará a mesma coisa com o fone de ouvido desta vez?