Apple critica Facebook e Google com novo anúncio de privacidade

Empresa apontou os hábitos de invasão de privacidade das big techs em uma nova narrativa voltada à segurança de dados

Kate O'Flaherty
Compartilhe esta publicação:
Getty Images
Getty Images

A fabricante do iPhone há muito tempo é uma defensora da privacidade em suas ações

Acessibilidade


Um dos principais recursos do iPhone da Apple é o App Tracking Transparency, a ferramenta antirastreamento que atingiu duramente as receitas do Facebook, custando à rede social cerca de US$ 12 bilhões. O mais recente anúncio de privacidade da Apple se concentra em todos os recursos de privacidade do fabricante do iPhone. O anúncio é colocado em um leilão: “A próxima venda é um tesouro digital – encantando os dados privados de Ellie”, o leiloeiro anuncia quando “Ellie” entra na sala.

O slot número um são seus e-mails e o número dois são suas compras na farmácia. O leiloeiro tenta vender os dados de localização de Ellie, seus contatos – “até a doce Nana” – e transações recentes. Isso não é tudo – seu histórico de navegação e hábitos de mensagens de texto tarde da noite também estão à venda.

Leia mais: Além do trilhão: os momentos cruciais da Apple em 2022

Mas, de repente, o anúncio da Apple mostra todos no leilão começando a desaparecer. O motivo – Ellie está usando o “Protect Mail Activity” da Apple’s Mail Privacy Protection, que ajuda a impedir que os profissionais de marketing coletem dados como a hora e o local em que você abriu um e-mail.

A estratégia de marketing focada na privacidade da Apple

A fabricante do iPhone há muito tempo é uma defensora da privacidade – ela pode se dar ao luxo de usar a área em seu marketing, já que seu modelo de receita é mais focado em serviços do que em publicidade. “Um complexo ecossistema de sites, aplicativos, empresas de mídia social, corretores de dados e empresas de tecnologia de anúncios rastreiam usuários online e offline, coletando seus dados pessoais.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

“Esses dados são reunidos, compartilhados, agregados e usados ​​em leilões em tempo real, alimentando uma indústria de US$ 227 bilhões por ano. Isso ocorre todos os dias, à medida que as pessoas seguem suas vidas diárias, muitas vezes sem seu conhecimento ou permissão.”

O recurso App Tracking Transparency da Apple ajuda a impedir isso, exigindo que empresas como o Facebook peçam permissão explícita para rastreá-lo em aplicativos e sites. Outros controles de privacidade do iPhone incluem controles de privacidade de serviços de localização, prevenção de rastreamento inteligente do Safari, a Proteção de Privacidade de Email que Ellie usa no anúncio da Apple e o Relatório de Privacidade do Aplicativo lançado no iOS 15.2.

O novo anúncio da Apple ajuda a destacar todos esses recursos, além de dar um golpe velado nos rivais do fabricante do iPhone, Facebook e Google. O que há para não gostar?

>> Inscreva-se ou indique alguém para a seleção Under 30 de 2022

Compartilhe esta publicação: