Muito se fala sobre o uso de dados em empresas, mas nem toda empresa sabe usar os dados a seu favor. Segundo o 2021 Gartner Critical Capabilities for Data Integration Tools, a maioria das organizações não analisa até 68%, e 82% dessas empresas enfrentam obstáculos impostos por silos de dados.
Mas um novo conceito vem sendo usado no mundo para mudar essa realidade e disponibilizar dados de uma maneira integrada, rápida, eficaz e focada no negócio em questão: o Data Fabric.
Leia mais: Muito além da tecnologia: o papel do ESG na transformação digital
Data Fabric é uma malha de dados que ‘orquestra’ várias fontes de dados diferentes de maneira inteligente e segura. É uma solução tecnológica capaz de organizar e integrar dados de toda empresa, independente de ambientes, processos, uso e região — sem romper com outros sistemas. A relevância é tanta que o tema é o 1º entre as 20 tendências tecnológicas eleitas pela Gartner neste ano.
Do conceito à prática
O conceito de malha de dados — Data Fabric — oferece uma nova proposta de governança de dados que passa a não ser mais em silos e sim integrada. A partir daí, é possível ter acesso à toda informação, analisá-la de forma unificada e tomar decisões mais sólidas e confiáveis.
Para uma empresa ser mais data-driven, ou seja, guiada por dados, e, na prática, melhorar seu desempenho — empresas que não exploram totalmente seus dados são superadas em lucratividade por seus pares do setor em até 165% —, a IBM tem o IBM Cloud Pak for Data. Uma solução completa de Data Fabric para que seja possível obter resultados confiáveis e mais rápidos baseados em IA, conectando os dados certos, no momento certo e às pessoas certas, em qualquer lugar.
A plataforma unificada contempla ambientes híbridos e multicloud para ingerir, explorar, preparar, gerenciar, controlar e oferecer dados em escala de petabytes para a IA pronta para os negócios. O IBM Cloud Pak for Data automatiza e aplica políticas e regras automaticamente de maneira consistente, além de consolidar as ferramentas de gerenciamento e reduzir a duplicação de dados. Assim, obtenha acesso mais rápido a dados mais completos e de melhor qualidade, que geram insights mais profundos. A solução para quem quer tirar o máximo de valor dos dados que possui, em um tempo mínimo.
*BrandVoice é de responsabilidade exclusiva dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião da FORBES Brasil e de seus editores.