Esta semana trouxe um ciclo de notícias muito rápido e muito bizarro no qual o GLHF, um grupo de mídia sueco, publicou um artigo no USA Today dizendo que a Amazon estava prestes a comprar a empresa de games EA, literalmente no final daquele dia. Mas como os mercados estavam prestes a abrir, a CNBC citou suas próprias fontes dizendo que o negócio não estava acontecendo, essencialmente rindo do boato.
O relatório de aquisição… não deu certo. A Amazon não comprou a EA na sexta-feira e o USA Today foi forçado a emitir uma retratação e o artigo original foi massacrado com correções.
Mas há aspectos verdadeiros nessa história. A EA tem procurado eventuais compradores, e a Amazon tem procurado comprar, assim como Meta, Apple, Disney e, claro, Sony e Microsoft sempre à espreita de novos editores nesta era de enormes aquisições e indústria de jogos consolidação.
Ao contrário de Meta, Apple e Disney, a Amazon expressou um interesse explícito em games nos últimos anos com a compra do Twitch e o trabalho em seus próprios estúdios primários. O problema é que eles produziram poucos resultados significativos.
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A aquisição da EA pela Amazon daria a eles acesso a uma enorme quantidade de IPs de sucesso desde o primeiro dia, tornando-os um player no espaço ao adquirir o que é o maior editor independente remanescente depois que a Activision Blizzard foi comprada pela Microsoft por US $ 70 bilhões, que ainda está em processo de aprovação regulatória. Duvido que a Microsoft também possa comprar a EA, pois isso acionaria alguns alarmes antitruste muito mais sérios. Enquanto isso, a Sony provavelmente não estaria pronta para adquirir uma empresa que vale um terço de seu próprio valor de mercado de US$ 100 bilhões.
A EA vem tentando abalar seu apelido de “Pior Empresa do Mundo” de anos atrás, quando estava entre as marcas mais odiadas não apenas em jogos, mas em qualquer lugar, por um tempo. A EA ainda tem quase um monopólio no mercado de games. Ainda assim, novamente, é difícil combinar um comprador em potencial com a EA que não seja a Amazon. Meta, Apple e Disney parecem muito aleatórios e desconectados dos games.
A Microsoft está ocupada com a Activision e a Sony não é grande o suficiente. Então acho que há uma razão pela qual a Amazon e a EA continuam sendo mencionadas na mesma frase.