A Shopee tem o app de e-commerce mais popular do Brasil. A constatação é do levantamento State of Mobile 2022, produzida pela Snaq em parceria com a Simillarweb. O aplicativo da empresa de Singapura teve 9 milhões de downloads somente no segundo trimestre de 2022, seguido por Mercado Livre, 4,2 milhões e Magazine Luiza, 3,7 milhões.
O Shopee é primeiro colocado pelo segundo semestre consecutivo. Este vem sendo um dos objetivos da empresa desde sua chegada ao Brasil em 2019, com uma estratégia agressiva de marketing. A Shopee apresentou 20,2% de participação no volume de downloads das Top 10 marcas analisadas
Leia mais: Expansão da Shein no Brasil acende alerta nas varejistas de moda
Analisando as métricas do tráfego total no ano, incluindo desktop e mobile, o Mercado Livre é líder absoluto de sessões mensais com 649 milhões. O 2º lugar é da OLX com 296 milhões, seguido pela Amazon, 276 milhões. Entretanto, vale dizer que o trimestre fechou em baixa de 10,45% quanto ao número de visitas se comparado ao mesmo trimestre de 2021, o que não necessariamente significa um desaquecimento do mercado varejista. 2021 foi um ano outlier economicamente, além de que agora, contamos também com a retomada do consumidor às compras em lojas físicas.
Principais buscas
O brasileiro está de olho em iPhone. No segundo trimestre de 2022, entre as palavras mais buscadas em mecanismos de pesquisa, iPhone 11 e iPhone 13 foram as duas mais procuradas. Na lista ainda aparecem nomes como ps5, notebook, cadeira gamer e geladeira.
Leia mais: Lives serão decisivas para ampliar e-commerce no Brasil
Mais do que novos downloads, o engajamento do público é algo buscado constantemente pelos e-commerces. Métricas como páginas visualizadas por sessão e tempo médio são importantes indicadores para melhorias quanto a experiência do usuário e conversão em compras. No período analisado pelo Report da Snaq, a OLX é a empresa com mais páginas visualizadas por sessão, ShopFácil fica na última colocação.
Em sites de vendas de novos e seminovos, como Mercado Livre e OLX, vemos uma média maior de páginas visualizadas, influenciada naturalmente pela necessidade do usuário “garimpar” produtos. A mesma premissa segue para o tempo médio de cada sessão. No segundo trimestre de 2022, os usuários ficaram cerca de 10 min em cada sessão da Shopee, sendo em média 3:30 em players como Alibaba, Magalu, Casas Bahia e Amazon.