Há alguns anos, o Brasil mantinha o topo do ranking de iPhone mais caro do mundo. No entanto, uma nova pesquisa, divulgada essa semana pela HelloSafe, mostra que o país foi para a segunda posição. Com isso, quem tem o iPhone mais caro do mundo, agora, é a Turquia.
Um dos motivos é a desvalorização da Lira Turca. Mas não é só isso, a empresa mapeia o preço do smartphone desde 2010, quando o iPhone 4 foi lançado. O resultado é que após 12 anos os brasileiros precisam pagar 322% a mais para comprar o iPhone logo quando ele é lançado. Os Estados Unidos têm o modelo mais barato do mundo. A diferença de preço entre iPhone mais caro e o mais barato do mundo é mais de 104%.
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Dentre os motivos que coloca o iPhone vendido no Brasil entre os mais caros do mundo estão os impostos. A HelloSafe calculou que a carga tributária para este tipo de produto no Brasil está em torno de 40%. A segunda razão é o valor do dólar em relação ao real, que vem em uma constante alta e faz o preço do iPhone ser mais caro que em outros lugares, já que é moeda brasileira está desvalorizada.
De onde vêm as peças do iPhone?
Para muitos, o iPhone, apesar de ter a chancela e a qualidade da Apple, tem a maioria de seus componentes fabricados na China. De fato, é de lá que sai a maior parte dos elementos, no entanto, existem vários outros países importantes para a cadeia de produção do device. A Statista mapeou as nações onde são desenvolvidos componentes estratégicos do iPhone. Os displays, por exemplo, são da Samsung e originários da Coreia do Sul. As caixas de vidro vêm da Corning, dos EUA. Os microchips são desenvolvidos pela Kioxa, no Japão, e a interface de semicondutores na Holanda. Suíça também entra na lista. Além da própria China.
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De acordo com dados reunidos pela consultoria, o smartphone da Apple, desde que foi lançado em 2007, já vendeu mais de US$ 1,5 trilhão. Somente no ano passado, a receita da Apple com o iPhone foi de US$ 192 bilhões. Esse montante, de acordo com o levantamento, está à frente dos faturamentos de Nike, Disney e Coca-Cola juntas. “Quando o primeiro iPhone foi colocado à venda, em junho de 2007, ele preencheu todos os requisitos que um lançamento demandava: hype, euforia e longas filas para experimentar a novidade. Nos últimos 15 anos, esse mesmo iPhone se tornou o que muitos consideram o produto de maior sucesso da história”, diz o relatório.