De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), as vendas do Dia das Crianças, em 2022, devem movimentar cerca de R$ 13,7 bilhões, alta de 24,5% em comparação ao ano de 2021. A Alshop analisou mais de 1.200 pontos de vendas que estão com grandes expectativas sobre a data e prontos para receber a estimativa de 73 milhões consumidores que irão às compras. Com o avanço da tecnologia, alguns brinquedos, além de suas versões físicas clássicas, ganharam suportes e extensões em formato digital. Muitos são jogos clássicos como Banco Imobiliário, ou até mesmo as massinhas Play-Doh, que possuem versões digitais, veja cinco delas abaixo:
-
Brincando de Engenheiro A Xalingo decidiu que era hora de inovar nos famosos blocos de madeira para construção. Responsáveis por diversas cidades e castelos levantados no decorrer de décadas, o novo modelo oferece interação com o digital a partir de um aplicativo próprio. Com uma tecnologia de realidade aumentada, a câmera identifica o espaço e apresenta os blocos e outras ferramentas que permitem a criação de diferentes estabelecimentos no app. Além disso, a criança também pode receber desafios de engenharia do “prefeito Ingo”, responsável pela cidade.
-
Massinha Play-Doh A Hasbro também resolveu investir na combinação entre o virtual e o real. O clássico Play-Doh, o brinquedo de massinha que possibilita criar as formas mais diversas, agora tem um aplicativo próprio com a possibilidade de um jogo interativo. Batizado de Play-Doh Touch, o sistema permite que criações feitas no mundo real sejam escaneadas através da câmera e transformadas em personagens virtuais de jogos temáticos. Embora o sistema funcione em todos os tipos de massinha, a marca vende um molde específico, a R$ 135, capaz de desbloquear novas fases, personagens e segredos exclusivos, além de oferecer mais qualidade na transição de brinquedo físico para o digital.
-
Pula Pirata O famoso “Pula Pirata”, da Estrela, também se atualizou e passou a oferecer a funcionalidade de realidade aumentada. A partir de um aplicativo e do site da marca, é preciso continuar jogando virtualmente com o auxílio de uma webcam. A novidade não oferece uma interação entre o brinquedo físico e o digital, e sim uma possibilidade de continuar jogando online.
-
#3
Realidade aumentada (RA)
“A realidade aumentada é uma tecnologia que permite aos usuários interagir com objetos virtuais no mundo real. Em 2023, a RA apareceu, principalmente, no mundo dos games.” -
Anúncio publicitário -
Banco Imobiliário O Banco imobiliário, também da marca Estrela, é um famoso jogo de compra e venda de terrenos que ao longo dos anos passou por várias transformações. Atualmente o jogo dispensa o uso de várias peças físicas e dinheiro de papel, podendo ser jogado online, no computador ou celular, com amigos ao redor do mundo.
Brincando de Engenheiro A Xalingo decidiu que era hora de inovar nos famosos blocos de madeira para construção. Responsáveis por diversas cidades e castelos levantados no decorrer de décadas, o novo modelo oferece interação com o digital a partir de um aplicativo próprio. Com uma tecnologia de realidade aumentada, a câmera identifica o espaço e apresenta os blocos e outras ferramentas que permitem a criação de diferentes estabelecimentos no app. Além disso, a criança também pode receber desafios de engenharia do “prefeito Ingo”, responsável pela cidade.