Games e skate pertencem a mundos complementares e cada vez mais estratégicos do ponto de vista de negócios. Enquanto no Brasil existem 92 milhões de gamers, que movimentam receitas superiores a R$ 11 bilhões ao ano, temos 63 milhões de pessoas interessadas na cultura do skate e uma indústria de consumo e lifestyle estimada em R$ 1 bilhão.
E essas duas indústrias estão cada vez mais conectadas. Não apenas por serem formadas por comunidades jovens, mas porque apresentam um modelo de vida urbano e dinâmico onde games e jogos eletrônicos fazem cada vez mais parte do dia a dia. De olho nesse encontro, a Player1 Gaming Group, spin-off de games e e-sports do Grupo Globo, desenvolveu um projeto especial para o torneio de skate STU Open Rio.
O evento terá duas semanas seguidas de manobras, arte, games e cultura urbana na Praça Duó, Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Quem abrirá a cena é a modalidade Park, de 3 a 9 de outubro. Na sequência, de 10 a 16, a modalidade Street.
A Plataforma STU e Player1 Gaming Group se uniram, neste contexto, para lançar a collab STU Street Gamers, com patrocínio da Oi, um projeto que mistura games com música, e o real com o virtual. Na Praça Duó, será lançado o Metaverso STU Street Gamers, um mapa virtual que simula de forma realista a pista do STU Open Rio, e que dará ao público do evento a oportunidade de participar presencialmente da brincadeira no Lounge Street Gamers, ao mesmo tempo que disponibilizará essa experiência para usuários virtualmente.
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“Nós já trabalhamos de forma super conectada com o meio digital. Seja por campeonatos como o On Tour, seja por participação intensa em todas as mídias. Esse é mais um caminho para intensificar essa nossa performance de uma maneira geral. E temos consciência do crescimento deste mercado e como ele se relaciona bem com o universo do skate, urbano e plural”, disse Diogo Castelão, idealizador da Plataforma STU, que nasceu em 2017 e ganhou visibilidade em 2018 com a consolidação do circuito brasileiro de skate até a formação da seleção brasileira, em 2019.
Segundo Leandro Valentim, CEO da Player1 Gaming Group: “ainda tem muita gente presa em conceitos antigos de tribos, de segmentação por determinados gostos e comportamentos que excluíam outros gostos e comportamentos. Essa geração não tem barreiras, o jovem gosta do que quiser e se sente livre pra assumir suas todas as suas preferências, navega com fluidez entre diversos dos antigos clusters. A união da plataforma Street Gamers com o STU vem para escancarar essa realidade, essa mistura, o skatista que é gamer, o gamer que ouve e canta rap, o artista que curte streams de e-sports, está tudo integrado”.