Seria a compra da plataforma Roblox pela Disney um dos maiores negócios de 2023? Se no ano passado, a aquisição da Activision Blizzardpela Microsoft protagonizou o maior negócio do ecossistema de games, o interesse da maior empresa de entretenimento do mundo pelo metaverso que se tornou sensação dos jovens e adolescentes poderia marcar uma nova fase da indústria de entretenimento.
Quem defende essa tese é Scott Galloway, professor da Universidade de Nova York e um dos mais respeitados especialistas em marketing e inovação do mundo. Em sua lista anual de tendências, Scott defende, entre várias outras apostas, que Roblox estaria na mira da Disney. Esse argumento ganharia força principalmente pelo retorno de Bob Iger como CEO, um executivo com histórico das principais aquisições da Disney.
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“O Roblox é um metaverso que funciona. A plataforma de jogos tem cerca de 60 milhões de usuários ativos diariamente, metade deles com 13 anos ou menos. No início do ano de 2022, a ação era de US$ 120; agora está abaixo de US$$ 40. Na Disney, Bob está de volta e pode ser o melhor comprador da história. Durante sua primeira passagem, ele adquiriu Pixar, Marvel, Lucasfilm, Bamtech e 21st Century Fox. Adquirir o Roblox seria caro, mas a Disney tem o capital e, estrategicamente, faz sentido. Assim como Bob trouxe Woody e Anakin Skywalker para os parques, ele agora tem a oportunidade de trazer os parques (e seus personagens) para o Roblox. Um Disneyverse, poderia estar a caminho”, diz Galloway em sua análise.
A Disney está avaliada em US$ 165,3 bilhões e o Roblox tem seu valor calculado em US$ 17 bilhões. Nos últimos anos, algumas grandes marcas protagonizaram investimentos em plataformas imersivas, ou no chamado metaverso. Em dezembro de 2021, a Nike comprou a RTFKT, uma startup especializada em NFTs que, posteriormente, foi responsável pelo desenvolvimento da coleção de sneakers em formato de tokens.
Além disso, Adidas, HSBC, Carrefour, Samsung e PwC foram algumas das marcas que investiram em plataformas como Decentraland e The Sandbox.