Nike compra estúdio virtual e dobra aposta no metaverso

Marca anunciou a aquisição da RTFKT, empresa especializada em ativos digitais e blockchain, com o objetivo de ampliar opções de NFTs.

Luiz Gustavo Pacete
Compartilhe esta publicação:

Além de ativos virtuais, a Artifact Studios já desenvolveu parceria com marcas do mundo gamer (Crédito: Reprodução)

Acessibilidade


A Nike deu mais um passo em seus investimentos recentes ligados ao metaverso e em tecnologias como NFTs. A marca adquiriu a Artifact Studios (RTFKT), startup fundada em 2020 que desenvolve itens digitais baseados em realidade aumentada. A empresa ganhou popularidade pela possibilidade de customizar sneakers. Também desenvolveu tênis digitais customizados para gamers, entre outras inovações. “A RTFKT vem somar ao nosso processo de transformação digital. O objetivo agora é ampliar sua capacidade de inovação”, disse, em comunicado, John Donahoe, CEO da Nike.

LEIA TAMBÉM: Conheça o metaverso de Nike dentro do jogo Roblox

Em novembro, a Nike criou a Nikeland, plataforma de interatividade dentro do universo do jogo Roblox. O objetivo, segundo a marca, é permitir que os fãs se conectem, criem e compartilhem experiências. “A Nike criou este mundo sob medida com o pano de fundo de sua sede mundial e dentro do espaço 3D da Roblox, com base em seu objetivo de transformar o esporte e a diversão em um estilo de vida”, diz o comunicado da empresa.

O local está repleto de edifícios e campos inspirados no escritório central da empresa. Também estão disponíveis arenas para que a comunidade possa testar suas habilidades em vários minijogos. Em novembro, a Nike solicitou um registro de patente para uso da marca em ativos virtuais. Na prática, a empresa está protegendo sua marca na categoria que, segundo o Escritório de Marcas e Patentes dos EUA, se enquadra em “bens virtuais para download”. Dentre os objetos solicitados estão bolsas, mochilas, óculos e bonés das marcas Nike, Jordan e também do slogan Just do It.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.
Compartilhe esta publicação: