A plataforma de criação de avatares Ready Player Me lançou um novo braço experimental chamado Ready Player Me Labs, um criador de avatares com IA (inteligência artificial) para a personalização ilimitada de roupas.
O primeiro lançamento do Labs é uma versão experimental para personalizar e estilizar as texturas e estampas de roupas de avatares, que podem ser compartilhadas em plataformas de mídia social.
>> Leia também: Produção e gestão de avatares já movimentam quase R$ 10 milhões
Usando o Dall-E, programa de inteligência artificial que cria imagens a partir de descrições textuais, a plataforma gera texturas e formas com base nas solicitações do usuário. A novidade vem em resposta a pedidos frequentes dos usuários da Ready Player Me.
“É irreal para qualquer marca ou criador atender às inúmeras necessidades e preferências de bilhões de pessoas no mundo virtual”, diz o CEO e cofundador da Ready Player Me, Timmu Tõke. “Mas a abertura de opções de personalização permite que os usuários desempenhem um papel na criação de suas identidades digitais. Queremos que aqueles que usam nossos avatares se sintam representados digitalmente da maneira que desejarem.”
Tõke ainda disse: “A IA é fundamental para desbloquear novos fluxos de trabalho e processos para que nossa equipe dimensione e crie continuamente ferramentas e serviços para desenvolvedores e usuários criarem coisas que nem podemos imaginar”.
O Ready Player Me Labs será oferecido gratuitamente ao público e servirá como um campo de testes para novos recursos antes de lançá-los para usuários e desenvolvedores. Outros recursos futuros incluem estilização de avatar baseada em IA, tipos de corpo neutros em termos de gênero, diversos formatos de corpos e opções predefinidas de idade.
Toke também afirmou que “as marcas estão buscando participar do metaverso, e algumas estão considerando abordagens criativas além da simples replicação de seus produtos do mundo real para uso em mundos virtuais.”
Segundo o executivo, “o Ready Player Me Labs oferece uma oportunidade para essas marcas experimentarem a IA de personalização, além de explorar como a IA pode ser incorporada em seus planos de metaverso.”
A plataforma já estabeleceu parcerias com grandes marcas como L’Oreal, Adidas, BMW, Calvin Klein e New Balance.
A Ready Player Me é uma plataforma de avatares para jogos no metaverso, permitindo aos usuários criar um avatar 3D com uma selfie e implantá-lo em mais de 6 mil aplicativos e jogos compatíveis. Para isso, a empresa já levantou um total de US$ 72,5 milhões (R$ 369,9 milhões) em financiamento.