Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes Tech / Conheça as redes sociais que seguem entre as principais tendências de 2023

Conheça as redes sociais que seguem entre as principais tendências de 2023

A NG.Trends avaliou redes como BeReal, TikTok, CapCut, Lensa e YouTube para gerar insights das preferências da Geração Z

Andressa Barbosa
16/04/2023 Atualizado há 2 anos

Acessibilidade

Getty Images
Getty Images

2023 pode ter ainda mais reviravoltas nas mídias sociais

Um estudo da NG. Trends, realizado através da NG. CASH, app financeiro destinado a jovens do Brasil, revelou uma análise das principais tendências e comportamentos da Geração Z. Esse estudo auxilia as marcas na aplicação de insights e direcionamentos das quais precisam ficar atentas para se conectar com essa geração e crescer nos negócios.

LEIA MAIS: Brasil é o terceiro maior consumidor de redes sociais em todo o mundo

Para Victor Trindade, co-fundador da NG.CASH, e Antônio Nakad, CMO da NG.CASH, em 2023, devemos ver uma mudança no foco de métricas públicas e de status como número de seguidores e alcance para a construção de relacionamento e comunidade ao redor de influenciadores e marcas. Um movimento muito conectado com outra tendência que é a busca por influenciadores mais reais e pessoais, aqueles em que há uma identificação no dia a dia, não mais aqueles com estilos de vida totalmente inalcançáveis.

Os resultados foram apresentados em etapas que destacam as principais redes sociais que viraram tendência em 2022 e como será o crescimento delas em 2023, definindo os formatos que mais deram certo e algumas particularidades do público que consome conteúdo dentro dessas plataformas.

LEIA MAIS: O que podemos esperar das redes sociais em 2023?

Redes sociais e Aplicativos

O BeReal foi uma rede social que ganhou muito destaque no ano de 2022. O app surgiu na França com o intuito de ser uma rede “anti-social” e com postagens mais realistas, sem toda a produção que a maioria das postagens das outras redes sociais possuem. Logo ganhou popularidade entre a Geração Z e teve mais de 70 milhões de downloads no ano passado, tanto que, o Brasil garantiu a 7ª colocação entre os países com maior adesão ao BeReal.

Apesar do surgimento dessa nova rede social, o TikTok segue sendo a plataforma mais utilizada pela Geração Z, o que gerou também uma reprodução do formato proposto pela plataforma em outras redes sociais como Instagram, Meta e YouTube. Com a popularidade dos vídeos curtos, o TikTok fechou uma parceria com CapCut, app para celular de edição rápida de vídeos, para a criação de vídeos com efeitos elaborados e publicação feita diretamente no TikTok após a finalização da edição.

LEIA MAIS: Instagram é a rede mais consumida no Brasil, mas declínio preocupa Big Techs

Conexão entre marcas e a Geração Z

As empresas estão investindo cada vez mais em estratégias para se conectar com a Geração Z e a ferramenta que está sendo mais utilizada são as propagandas divulgadas nas redes sociais. Para garantir que as estratégias estão alinhadas com os objetivos da marca, eles vão atrás de influenciadores digitais que também estão alinhados com esses compromissos e possuem um grande número de seguidores dentro da Geração Z.

De acordo com Victor Trindade, co-fundador da NG.CASH e YouTuber, as marcas devem se atentar a dois fatores: agilidade, para sempre estar atento no que está bombando no momento; e proximidade, para não reproduzir mais do mesmo e inovar nos conteúdos. “É essencial fazer parte, de fato, do dia a dia e do consumo dessa geração. Caso contrário, em menos de 3 segundos eles vão pular a sua publicidade”, conta Victor.

LEIA MAIS: Proibição do TikTok seria uma dádiva para YouTube e Instagram

Qual formato engaja mais?

O YouTube está investindo muito no formato do shorts, mas ao mesmo tempo os vídeos longos, uma marca registrada da plataforma, estão dentro dos conteúdos mais consumidos no YouTube. Isso acontece devido ao algoritmo da plataforma que recomenda para o público o conteúdo de quem mais produz dentro da rede social. Seguindo a tendência de influenciadores norte-americanos como Mr. Beast e Logan Paul, os vídeos longos e mais elaborados seguirão entre as maiores tendências, mesmo postando com menos frequência para valorizar a qualidade da produção.

Veja quais são as redes sociais mais acessadas pelos brasileiros segundo a Comscore:

  • YouTube

    YouTube

  • Facebook
12h
    Getty Images

    Facebook
    12h

  • #5
Instagram
6,3 bi
    Getty Images

    #5
    Instagram
    6,3 bi

  • TikTok
    Dado Ruvic/Reuters

    TikTok

  • Anúncio publicitário
  • Kwai
    Foto: SOPA Images/ Getty Images

    Kwai

  • Twitter

    Twitter

    YouTube

    Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

    Tópicos

    • Geração Z
    • redes sociais
    • tendências

    As mais lidas agora

    • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
      Carreira

      Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

    • Rolex
      Forbes MKT

      Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

    • Trecho da interpretação de Isabela Merced como Dina
      Forbes Tech

      Isabela Merced É a Grande Revelação da Segunda Temporada de The Last Of Us

    • forbes sono hábitos sucesso
      Carreira

      7 Hábitos de Sono Ideais para Pessoas de Sucesso

    Últimas Notícias

    • ganho semanal

      Impulsionado por Ações do Itaú, Ibovespa Tem 5º Ganho Semanal Seguido

    • Donald Trump

      Trump Diz Que Aceitaria Aumentar Impostos sobre os Mais Ricos

    • CEO da Bosch

      Com o Agro no Centro, Bosch Transforma Brasil em Polo Global para Desenvolver Tecnologia

    • Brasil Negocia com China Construção de Ferrovia para Interligar Costa do Peru À Bahia, Diz Tebet

    • Café

      Preço do Café Moído Tem Maior Alta desde o Plano Real

    • Getty Images

      Endeavor Lança Estudo Inédito sobre a Diáspora de Empreendedores Brasileiros no Exterior

    Conteúdo publicitário

    Membros Forbes Brasil
    Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
    Seja um assinante→

    Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes

    Seja um assinante →
    logo Forbes
       — @forbesbr
      — @forbesbr
      — @forbesbr
      — yt/forbesbr
      — forbes brasil
    Forbes Br.
    + Sobre nós
    + Forbes Store
    + Revista digital
    + Anuncie
    + Contato
    Links úteis
    + Política de Privacidade
    + Newsletter
    logo Terra
    Cotações por TradingView

    © Forbes 2025. Todos os direitos reservados.