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Início / Forbes Tech / Quais motivos podem levar o Instagram a superar o crescimento do TikTok

Apresentado por Patrocínio TIM

Quais motivos podem levar o Instagram a superar o crescimento do TikTok

Relatório recente da Statista Market Insights mostra que o aplicativo da Meta destronará seu concorrente chinês até 2027

John Brandon
28/06/2023 Atualizado há 2 anos

Acessibilidade

Getty Images
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O Instagram cresceu cerca de 53% nos últimos quatro anos, atingindo 1,33 bilhão de usuários

O TikTok reina supremo entre as redes sociais. O aplicativo de compartilhamento de vídeos recebe toda a atenção porque, para começar, milhões de pessoas o baixam em todo o mundo. Escrevi recentemente sobre como o algoritmo é tão poderoso que sabe o que queremos ver e nos mantêm conectados.

Pergunte a qualquer um qual aplicativo parece ser a estrela em ascensão e você provavelmente ouvirá sobre o TikTok no lugar de Facebook ou Twitter. É por isso que um relatório recente da Statista Market Insights sugerindo que outro aplicativo destronará o TikTok até 2027 parece tão surpreendente.

E o nome dele é Instagram. Isso mesmo, você não leu errado.

Leia também:

  • 4 tendências do TikTok que influenciam outras redes sociais
  • Por que o TikTok vem se tornando uma rede de buscas?
  • TikTok é a marca de rede social mais valiosa do mundo em 2023

Para relembrar a história dessas plataformas, o relatório explicou todos os detalhes. Vamos começar com o Instagram, o azarão entre os três grandes, grupo que inclui também o Facebook e o TikTok – infelizmente, o Twitter está em declínio tão acentuado ultimamente que mal é registrado no relatório.

O Instagram cresceu cerca de 53% nos últimos quatro anos, atingindo 1,33 bilhão de usuários. O Facebook ultrapassou seu aplicativo irmão (ambos de propriedade da Meta) e cresceu para impressionantes 2,72 bilhões de usuários no mesmo período. Curioso notar que a taxa de crescimento foi de apenas 36%, mas tenho certeza que Mark Zuckerberg não está reclamando muito. O Facebook ainda está no topo da cadeia alimentar da mídia social.

4 tendências do TikTok que influenciam outras redes sociais

  • Disseminação do social health

Os conteúdos sobre a ‘vida real e sem filtros’ estão ganhando força nas mídias e isso é uma consequência do aumento da ansiedade entre os jovens. “70% das pessoas disseram que o Instagram fez com que eles se sentissem pior em relação à própria imagem. Apenas esse dado mostra o quanto as plataformas têm um poder gigante sobre a percepção da realidade dos indivíduos e o debate ganha novas camadas quando entramos em problemas de ordem psicológica. O social health vem como uma saída para mostrar que o que é apresentado é apenas um recorte de um todo que, como tudo na vida, não é perfeito”, explica Caio.
    Getty Images

    Disseminação do social health

    Os conteúdos sobre a ‘vida real e sem filtros’ estão ganhando força nas mídias e isso é uma consequência do aumento da ansiedade entre os jovens. “70% das pessoas disseram que o Instagram fez com que eles se sentissem pior em relação à própria imagem. Apenas esse dado mostra o quanto as plataformas têm um poder gigante sobre a percepção da realidade dos indivíduos e o debate ganha novas camadas quando entramos em problemas de ordem psicológica. O social health vem como uma saída para mostrar que o que é apresentado é apenas um recorte de um todo que, como tudo na vida, não é perfeito”, explica Caio.

  • Consolidação das plataformas de conteúdo

Segundo o executivo, as redes sociais deixaram de assumir o papel de conexão e passaram a ser plataformas de consumo de informação e conteúdo. “Essa tendência pode ser entendida como uma adaptação das mídias digitais ao comportamento da Geração Z. Por serem nativos digitais, eles desejam consumir informações de uma forma mais rápida e olhar para conteúdos que estão de acordo com a sua realidade. As marcas, como propulsoras das principais pautas presentes na sociedade, devem se adaptar a essa característica e não usar as redes sociais apenas como vitrines de seus produtos e soluções, mas estarem a serviço de algo bem maior”, conta Machado.
    Getty Images

    Consolidação das plataformas de conteúdo

    Segundo o executivo, as redes sociais deixaram de assumir o papel de conexão e passaram a ser plataformas de consumo de informação e conteúdo. “Essa tendência pode ser entendida como uma adaptação das mídias digitais ao comportamento da Geração Z. Por serem nativos digitais, eles desejam consumir informações de uma forma mais rápida e olhar para conteúdos que estão de acordo com a sua realidade. As marcas, como propulsoras das principais pautas presentes na sociedade, devem se adaptar a essa característica e não usar as redes sociais apenas como vitrines de seus produtos e soluções, mas estarem a serviço de algo bem maior”, conta Machado.

  • Ampliação da creator economy

Para garantir a influência, nada melhor do que apostar no engajamento de pessoas que já estão, de certa forma, consolidadas entre o público potencial que as empresas desejam atingir. “Mais de 80% das pessoas já comprou algo indicado por influenciadores e 63% confiam muito mais quando essas personalidades dizem algo sobre uma marca. As empresas já não podem mais ignorar o poder da economia dos criadores de conteúdo e devem adotar estratégias, de acordo com os objetivos de negócio, que atendam a ações nesse sentido”, complementa o executivo.
    Getty Images

    Ampliação da creator economy

    Para garantir a influência, nada melhor do que apostar no engajamento de pessoas que já estão, de certa forma, consolidadas entre o público potencial que as empresas desejam atingir. “Mais de 80% das pessoas já comprou algo indicado por influenciadores e 63% confiam muito mais quando essas personalidades dizem algo sobre uma marca. As empresas já não podem mais ignorar o poder da economia dos criadores de conteúdo e devem adotar estratégias, de acordo com os objetivos de negócio, que atendam a ações nesse sentido”, complementa o executivo.

  • Plataformas assumindo papel de buscadores

Caio explica que essa tendência tem relação direta com a expansão da creator economy e que, cada vez mais, as pessoas vão recorrer às redes sociais para buscar por produtos, reviews e dicas. “87% dos consumidores já fazem compras online e outros 75% usam as plataformas para buscar produtos. O papel que antes era assumido pelas próprias ferramentas de busca, hoje é incorporado pelas mídias. Isso se reflete, inclusive, na mudança das interfaces das plataformas e surgimento de termos e políticas para empresas que realizam vendas diretamente por esses meios”, finaliza.
    Getty Images

    Plataformas assumindo papel de buscadores

    Caio explica que essa tendência tem relação direta com a expansão da creator economy e que, cada vez mais, as pessoas vão recorrer às redes sociais para buscar por produtos, reviews e dicas. “87% dos consumidores já fazem compras online e outros 75% usam as plataformas para buscar produtos. O papel que antes era assumido pelas próprias ferramentas de busca, hoje é incorporado pelas mídias. Isso se reflete, inclusive, na mudança das interfaces das plataformas e surgimento de termos e políticas para empresas que realizam vendas diretamente por esses meios”, finaliza.

    Getty Images

    Disseminação do social health

    Os conteúdos sobre a ‘vida real e sem filtros’ estão ganhando força nas mídias e isso é uma consequência do aumento da ansiedade entre os jovens. “70% das pessoas disseram que o Instagram fez com que eles se sentissem pior em relação à própria imagem. Apenas esse dado mostra o quanto as plataformas têm um poder gigante sobre a percepção da realidade dos indivíduos e o debate ganha novas camadas quando entramos em problemas de ordem psicológica. O social health vem como uma saída para mostrar que o que é apresentado é apenas um recorte de um todo que, como tudo na vida, não é perfeito”, explica Caio.

    Depois, há o TikTok. Durante o mesmo período de quatro anos, o app chinês cresceu 202% para atingir 1,92 bilhão de usuários em 2023. Ótimo – caso encerrado, certo? Agora sabemos por que o TikTok parece ser tão dominante entre os usuários de mídia social.

    Mas mantenha esse pensamento. A Statista Market estima que, nos próximos quatro anos, o Instagram crescerá 17,2% (ou 234 milhões de novos usuários) em comparação com 17% (ou 327 milhões) do TikTok. O Facebook está perdendo popularidade, afirmam eles, e experimentará uma taxa de crescimento de apenas 14% (391 milhões de novos usuários).

    As taxas de crescimento são extremamente importantes porque determinam o que realmente deve ser tendência num futuro próximo, em oposição a um mero sentimento. O relatório Statista deixa claro que o Instagram crescerá mais rápido que o TikTok e o Facebook, mesmo que a contagem total de usuários seja muito menor.

    Ok, vamos analisar isso um pouco. O que realmente está acontecendo?

    Leia também:

    • 4 tendências do TikTok que influenciam outras redes sociais
    • Por que o TikTok vem se tornando uma rede de buscas?
    • TikTok é a marca de rede social mais valiosa do mundo em 2023

    Para mim, a taxa de crescimento do TikTok é uma grande anomalia. 202% é um crescimento fenomenal para um aplicativo que realmente não faz nada além de mostrar vídeos um após o outro. Diga o que quiser sobre o mercado de influenciadores, o quanto vídeo é tendência em todos os aplicativos ou até mesmo sobre nossa própria redução de atenção, a verdade é que o TikTok parece uma moda passageira.

    Enquanto isso, o Instagram tem um rico conjunto de recursos. Está implantado na cultura de uma forma difícil de negar. Histórias, galerias de fotos, vídeos, declarações concisas – o Instagram tem de tudo.

    O TikTok é como uma bebida energética na qual você fica viciado por um tempo. Instagram é como café. As tendências vêm e vão, e o algoritmo do TikTok é definitivamente impressionante. O Instagram simplesmente tem mais a oferecer, pode ajudar as pessoas a construir sua marca, é perfeito para fotos e vídeos e tem o poder de permanência.

    Será divertido ver se as previsões se mostrarem precisas.

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