Previsto para ser lançado nesta quinta-feira (6), o Threads, plataforma semelhante ao Twitter criada pela Meta, acabou sendo apresentado ao público antecipadamente, ainda na quarta-feira (5). Em tempo recorde, sete horas, a plataforma chegou a 10 milhões de usuários, confirmou Mark Zuckerberg, que foi o primeiro usuário da nova rede.
O Twitter e o Instagram são duas das redes sociais mais populares e amplamente utilizadas em todo o mundo, com 556 milhões e 2 bilhões de usuários, respectivamente. Embora tenham propósitos diferentes, ambos competem por atenção e engajamento dos usuários.
No último recorde de crescimento de usuários, o app de IA generativa ChatGPT levou 5 dias para chegar a 1 milhão de usuários, o Instagram 2,5 meses, o Facebook levou 10 meses e o Twitter 24 meses. Vale considerar, no entanto, que o Threads partiu da base de usuários do Instagram, o que de certa forma potencializou o lançamento.
Veja abaixo 4 outras vezes em que o Instagram se inspirou em funcionalidades de concorrentes:
-
#1
Direct Message
2013
O Instagram adicionou seu recurso de mensagens diretas em 2013, inspirado no sucesso do Facebook Messenger. -
Instagram
22h -
#3
IGTV
2018
O recurso IGTV do Instagram, lançado em 2018, foi uma resposta direta ao YouTube, permitindo que os usuários compartilhassem vídeos mais longos na plataforma. -
#4
Reels
2020
Os Reels do Instagram foram criados como resposta ao sucesso do aplicativo TikTok. Os Reels permitem que os usuários criem vídeos curtos e envolventes com música e efeitos especiais.
#1
Direct Message
2013
O Instagram adicionou seu recurso de mensagens diretas em 2013, inspirado no sucesso do Facebook Messenger.
O Threads era esperado há alguns meses. Quem oficializou a chegada da rede, no início da semana, foi Adam Mosseri, CEO do Instagram, destacando que ela tem o objetivo de “construir um espaço civil e aberto para o diálogo”.
A associação direta entre a nova plataforma do Instagram e o Twitter se intensificou principalmente nos últimos dias, após o Twitter ter anunciado no sábado (1) os limites temporários de leitura para os usuários da plataforma. De acordo com a nova regra, as contas verificadas poderão, em breve, visualizar até 6 mil posts por dia, enquanto as não verificadas apenas 600.
A expectativa do lançamento elevou as ações da Meta, nesta quarta-feira, 5, em mais de 3% na Nasdaq.