Novo software do iPhone, o iOS 17 está a apenas algumas semanas de distância, mas desde já tem se mostrado controverso, no mínimo, graças a uma mudança: a maneira como você desliga uma chamada.
Os 5 iPhones menos vendidos da história da Apple:
-
#1
iPhone 5c
O iPhone 5c foi lançado em 2013 e representou uma tentativa da Apple de criar um modelo mais acessível. No entanto, ele foi criticado por seu design de plástico e falta de recursos inovadores sendo o menos vendido da história com apenas 30 milhões de unidades. -
#2
iPhone 12 Mini
O iPhone 12 mini foi lançado em 2020 e é o primeiro iPhone com tela menor de 6 polegadas desde o iPhone 8. Foi elogiado por seu design compacto e longa duração da bateria. No entanto, o iPhone 12 mini foi criticado por seu preço alto e falta de suporte para 5G. Foi o segundo menos vendido da história da Apple, com apenas 40 milhões de unidades. -
#3
iPhone XR
O iPhone XR foi lançado em 2018 e um dos mais populares da história. No entanto, o iPhone XR foi criticado por sua tela LCD de baixa resolução e sua falta de Face ID. Foi o terceiro menos vendido da história da Apple, com apenas 50 milhões de unidades. -
#4
iPhone 8
O iPhone 8 foi lançado em 2017 e um dos iPhones mais esperados da história da Apple. No entanto, o iPhone 8 foi criticado por seu design semelhante ao do iPhone 7 e sua falta de recursos inovadores. O iPhone 8 foi o quarto iPhone menos vendido da história da Apple, com apenas 60 milhões de unidades vendidas. -
Anúncio publicitário -
#5
iPhone 8 Plus
O iPhone 8 Plus foi lançado em 2017 e foi uma versão maior do iPhone 8. O iPhone 8 Plus foi elogiado por sua tela maior e sua câmera dupla. No entanto, o iPhone 8 Plus foi criticado por seu preço alto e sua falta de recursos inovadores. O iPhone 8 Plus foi o quinto iPhone menos vendido da história da Apple, com apenas 70 milhões de unidades vendidas.
#1
iPhone 5c
O iPhone 5c foi lançado em 2013 e representou uma tentativa da Apple de criar um modelo mais acessível. No entanto, ele foi criticado por seu design de plástico e falta de recursos inovadores sendo o menos vendido da história com apenas 30 milhões de unidades.
Tudo se resume à introdução dos pôsteres de contato, o que significa que você pode ver fotos em tela cheia da pessoa com quem está falando durante uma chamada. Eles são ótimos e serão amplamente adotados, acredito.
Mas, como acontece frequentemente em mudanças como essa, há efeitos indiretos. Nesse caso, ele altera os botões de controle da chamada. No iOS16, as informações ocupavam toda a tela, que era preta, exceto pelo nome de quem ligou e o tempo da chamada. Agora, no iOS 17, esses dados foram colocados na parte inferior da tela.
Tudo bem, exceto pela reorganização dos botões: o atalho para Contatos desaparece, e os seis botões restantes estão em lugares diferentes.
Atualmente, o botão de fim de chamada brilha em vermelho, centralizado e solitário na parte inferior, e muito fácil de apertar. No iOS 17, porém, ele fica no canto inferior direito, perto do círculo do teclado.
Como você sabe, mudanças são boas. Mas muitas vezes desafiadora. A Apple moveu a barra de endereços da parte superior do navegador Safari para a parte inferior e essa mudança não foi universalmente adorada. Pessoalmente, prefiro a posição mais baixa – você viu como é simples e intuitivo deslizar de uma guia para outra na visualização em tela cheia? A resistência foi considerável e a Apple cedeu ao oferecer a barra de URL na posição superior como uma opção.
Leia também:
- Por que o iPhone 15 será o mais vendido da Apple?
- Saiba quais são os 7 iPhones mais vendidos na história da Apple
- Os desafios da Apple com o iPhone 14 e as expectativas para o iPhone 15
Essa mudança proposta também foi recebida com considerável inquietação, ao que parece, pelo menos desde que a CNBC falou sobre isso: “É fácil imaginar alguém com memória muscular de anos desligando chamadas telefônicas pressionando acidentalmente onde o botão costumava estar”.
A memória muscular é poderosa. Quanto tempo você demorou para não tentar pressionar o botão Home em um iPhone X? Levei dois dias e acho que isso poderia ser semelhante.
Então, nesse sentido, não estou preocupado. E o botão ainda se destaca por ser vermelho. Mas, como vários posts na internet apontaram, se você for canhoto, um botão posicionado na extremidade direita da tela é um pouco menos conveniente.
O problema é que a Apple não pode oferecer facilmente opções diferentes aqui, como fez com a barra de endereço do Safari. Algo tão importante quanto o botão de desligar o telefone precisa ser padronizado para cada telefone. É um pouco parecido como quando os telefones tinham botões de chamada físicos que, eventualmente, eles concordaram que o botão para fazer uma chamada estaria à esquerda e encerrar a chamada à direita (embora a Motorola os tivesse ao contrário por alguns anos).
A Apple precisará ver o quão forte é a resistência. Talvez haja uma maneira de aumentar os botões novamente, só um pouco, para que o botão vermelho recupere um ponto central só para si. É para isso que servem os betas, então fique de olho neste espaço.
*David Phelan escreve sobre tecnologia há duas décadas e suas áreas de especialidade são tecnologia vestível, câmeras, entretenimento doméstico e tecnologia móvel.
(traduzido por Andressa Barbosa)