Até agora, tenho certeza de que você leu dezenas de histórias e postagens sobre a nova marca do Twitter. Especialistas em branding com quem conversei dizem que esse movimento para “matar” uma marca conhecida é arriscado. De fato, Elon Musk pagou US$ 44 bilhões por 425 milhões de usuários e um branding forte. Até o momento, o Twitter perdeu metade do valor que o bilionário pagou por ele, além de anunciantes e milhões de pessoas que partiram para outras opções como Mastodon e Threads.
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As decisões de Musk sobre o Twitter, e especialmente o rebranding da plataforma, deixaram muitos usuários, outrora leais, agora confusos e perplexos sobre o que a rede se tornou e o que ela será no futuro.
Veja 5 mudanças de Elon Musk no Twitter:
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REUTERS/Dado Ruvic Limite de leitura de posts
As contas verificadas poderão, em breve, visualizar 6 mil posts por dia, enquanto as não verificadas apenas 600. Depois das polêmicas, no entanto, Musk disse que mudará o limite para mil tuítes diários. -
Getty Images Brincadeiras com a marca
A Dogecoin é uma criptomoeda peer-to-peer de código aberto -
_Lionel BONAVENTURE_AFP_Guettyimages Banimento de contas de famosos
No início do ano uma série de contas de pessoas famosas perderam seus selos azuis. -
Getty Images Aumento de caracteres
A ideia de Musk é permitir que os assinantes do Twitter Blue possam ir dos atuais 280 caracteres para até 4 mil no futuro. -
Anúncio publicitário -
Dado Ruvic/Reuters Selo de verificação
Em novembro, o Twitter lançou novos recursos para seu modelo de assinatura Twitter Blue. A plataforma lançou um serviço que custa US$ 7,99 (R$ 40,23) por mês e inclui a marca de verificação.
Limite de leitura de posts
As contas verificadas poderão, em breve, visualizar 6 mil posts por dia, enquanto as não verificadas apenas 600. Depois das polêmicas, no entanto, Musk disse que mudará o limite para mil tuítes diários.
Estou bem conectado com muitos líderes em tecnologia e, quando pergunto a eles sobre Musk e o Twitter-X, muitos dizem que não confiam mais em seu julgamento e nas decisões que ele tomou sobre o futuro de X. Enquanto apontam principalmente o quanto a empresa perdeu desde que Musk comprou o Twitter-X, muitos dizem que seu estilo de gestão não é um bom presságio para o futuro.
Pergunto-me se, desta vez, Musk tem a estratégia certa para superar as dificuldades e fazer o Twitter-X voltar a crescer. Embora muitos tenham questionado seu uso do X como o novo nome do Twitter, é um nome de marca sem significado, mas representa para ele um novo conceito ou ideia do que o Twitter-X seja algum dia.
Na semana passada, tivemos um vislumbre do que o Twitter pode se tornar quando a CEO Linda Yaccarino , que ingressou no Twitter vinda da NBCUniversal, afirmou que “X é o estado futuro de interatividade ilimitada – centrado em áudio, vídeo, mensagens, pagamentos e banco – criando um mercado global para ideias, bens, serviços e oportunidades. Alimentado por IA, o X conectará todos nós de maneiras que estamos apenas começando a imaginar.”
Essa estratégia é interessante e altamente problemática. Musk e Yaccarino pelo menos mostraram suas cartas; aparentemente, este será o roteiro para trazer a empresa de volta. Meu maior problema é que esta é uma estratégia de ‘tudo para todas as pessoas’ e não é apenas difícil de fazer, mas repleta de armadilhas e obstáculos. E dadas as decisões de Musk no Twitter até agora, ele perdeu a confiança de milhões de pessoas que poderiam ser futuros clientes deste novo site X.
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Nas mídias sociais, os sites de grande sucesso são aqueles que fazem uma coisa muito bem e se destacam nela. Por exemplo, o Instagram é ótimo para postar imagens. O TikTok é excepcional em vídeos curtos. O YouTube é excelente em fornecer vídeos longos. Sim, muitos desses sites, que têm milhões de seguidores, estão procurando adicionar serviços, mas nenhum parece estar pensando em desenvolver uma estratégia de tudo para todas as pessoas para o futuro. Musk é atualmente a pessoa mais rica do planeta. Perder milhões de dólares em seu investimento no Twitter para ele é apenas um custo de despesas comerciais.
Mas tentar ser um serviço de ‘tudo para todas as pessoas’ será a coisa mais desafiadora que Musk já fez, e a probabilidade de fracasso é alta. Ele teria que reconquistar a confiança de milhões que o veem como errático, com motivos questionáveis e potenciais obstáculos regulatórios. Tenho sérias dúvidas de que com essa estratégia a nova empresa X possa ter sucesso no futuro.