As tensões entre Elon Musk, o CEO da Tesla, e Mark Zuckerberg, a mente por trás da Meta, estão em seu ápice. Mas essa rivalidade não é nova. Na verdade, ela se originou de uma disputa ideológica que remonta há quase uma década.
Em 2014, Zuckerberg estendeu a Musk um convite para discutir a perspectiva “alarmista” do CEO da Tesla sobre a inteligência artificial. O convite foi prontamente recusado. Musk, que afirma até hoje que a IA representa uma ameaça à humanidade, respondeu disparando críticas ao Instagram e ao Facebook.
Alguns anos depois, após o fracasso do lançamento de um satélite do Facebook por causa de uma explosão na plataforma de lançamento da SpaceX – empresa de exploração espacial de Musk –, a relação entre os dois bilionários pareceu se deteriorar ainda mais. Finalmente, em 2023, a Meta lançou o Threads, uma plataforma projetada para competir com o ex-Twitter, hoje X, grupo do qual Musk é dono.
Motivado por essa última novidade, Musk desafiou Zuckerberg (que tem se dedicado ao jiu-jitsu e participado de competições desde a pandemia) para uma luta no octógono. O desafio foi aceito com as palavras de Khabib Nurmagomedov, o ex-campeão incontestável dos leves do UFC: “Me envie o local.”
O anúncio gerou especulações e interesse generalizados. Até o momento, essa luta permanece envolta em incerteza. Com ambos os CEOs discutindo logística, desde a escolha do local até o organizador do evento, a expectativa continua a crescer.
Mas qual a razão dessa proposta de luta cativar tantas pessoas? Vamos explorar duas principais razões:
1. Ela é um reflexo do momento atual
O Vale do Silício nunca foi estranho às rivalidades. Embates lendários entre Steve Jobs e Bill Gates, por exemplo, moldaram a era dos computadores pessoais.
No entanto, a rivalidade entre Musk e Zuckerberg surge em uma era digital caracterizada pela gratificação instantânea, atualizações em tempo real e pela onipresença das plataformas de mídia social. Isso não é apenas uma batalha de sala de reuniões; ela está se desenrolando em tweets, memes e agora no desafio de uma disputa física.
A escolha das artes marciais mistas (MMA) como o palco de sua disputa também destaca o cenário atual. Assim como as inovações tecnológicas que esses homens defendem, o MMA é uma combinação de tradição e modernidade. É cru, não roteirizado e profundamente cativante, refletindo o mundo imprevisível e de ritmo acelerado da tecnologia.
À medida que esse jovem esporte continua a crescer e evoluir, as pessoas provavelmente estão se tornando menos sensíveis à imagem violenta de dois seres humanos lutando dentro de um octógono e apreciando cada vez mais os detalhes que o tornam uma modalidade pretensamente séria, não uma briga desenfreada.
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Por exemplo: uma análise de 2021 sobre como o MMA se relaciona com a saúde mental e o bem-estar mostrou que, enquanto a mídia convencional muitas vezes retrata essa arte marcial como um potencial catalisador da violência, os entusiastas e praticantes exploram seus valores mais profundos, como disciplina, resiliência, autocontrole e crescimento pessoal.
Todos esses são aspectos importantes para um ser humano saudável, e Zuckerberg, que é um praticante amador de jiu-jitsu, talvez compreenda isso de maneira mais sutil do que Musk, que parece estar mais interessado no apelo cômico ou de choque da proposta.
Dito isso, a pura audácia de dois dos principais líderes tecnológicos do mundo possivelmente resolvendo suas diferenças em uma jaula traduz a convergência da cultura pop, tecnologia e esportes no mundo interconectado de hoje, o que explica o apelo mundial da proposta.
2. As personalidades de Zuck e Musk são únicas e polarizadoras
No confronto entre Zuckerberg e Musk, suas personalidades distintas estão alimentando o frenesi.
A abordagem metódica de Zuckerberg sugere um plano de jogo calculado, lembrando suas estratégias de negócios. Por outro lado, a natureza imprevisível de Musk, misturando humor com seriedade, torna o resultado da luta ainda mais intrigante. Dado que os dois bilionários são celebridades, também há a possibilidade de que o público tenha lealdades que vão além do âmbito esportivo e entrem no território das relações sociais (interações unilaterais, entre um espectador e uma personalidade da mídia).
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Além disso, a troca de provocações pré-luta é típica na promoção de esportes de combate e pode realmente desempenhar um papel funcional no resultado da luta, além de ser uma estratégia de marketing. Uma revisão de 2022 no European Journal of Investigation in Health Psychology and Education destacou como essas trocas verbais amplificam o envolvimento do espectador e o desempenho do lutador. Não se trata apenas da luta, mas de uma narrativa que se torna pessoal para o público e os lutadores.
Para Zuckerberg, sua postura cuidadosa pode oferecer uma vantagem mental por meio de uma preparação meticulosa. Em contraste, a imprevisibilidade de Musk poderia ser sua arma psicológica, mantendo os oponentes desequilibrados e mentalmente vulneráveis.
Essencialmente, isso não é apenas um confronto físico, mas também um jogo de xadrez mental entre dois titãs da indústria, com o mundo ansioso para saber qual será o próximo movimento.
Conclusão
O confronto Musk-Zuckerberg reflete profundas mudanças na sociedade. A interconectividade digital, reações em tempo real e ideologias polarizadoras convergem, desafiando nossas noções tradicionais de rivalidade. Além das guerras de sala de reuniões e além de uma luta no octógono, o amplo interesse nessa luta é um reflexo de nossa complexa era digital e de nossa crescente sede por espetáculo e narrativa.
Veja as lições de liderança de Elon Musk sobre IA:
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1. Seja curioso
“Acho que Elon é incrivelmente curioso e natural quando se trata de grandes experimentos audaciosos. Alguns funcionam, outros não, mas a chave é aprender e continuar”, disse Ari Lightman, professor emérito de mídia digital e marketing do colégio de políticas públicas e informações da Carnegie Mellon University, nos EUA.
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2. Tome iniciativa
“A IA pode criar problemas (políticos, sociais, regulatórios) rapidamente se não for pensada com as salvaguardas certas. Acho que Elon mostrou que não tem medo de abordar essas questões e lidar com a percepção pública”, disse Lightman.
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3. Levante bandeiras vermelhas
Novas tecnologias como a IA podem ter vantagens e desvantagens. Os líderes bem-sucedidos devem prestar atenção aos perigos em potencial e alertar os outros sobre essas armadilhas
Musk alertou em uma entrevista que a inteligência artificial pode levar à “destruição da civilização”, apesar de estar envolvido no desenvolvimento da IA por meio de suas muitas empresas, incluindo um novo empreendimento. “A IA é mais perigosa do que, digamos, um projeto de aeronave mal gerenciado ou a manutenção ou produção de carro ruim”, disse ele em entrevista para a Fox News. -
4. Busque alternativas
“Não evite o que obviamente está vindo, mas descubra como trabalhar com isso. Musk sabia que a IA era inevitável, então decidiu que seria melhor fornecer uma alternativa ao que estava no mercado, em vez de se retirar dele”, diz Baruch Labunski, CEO da agência de marketing Rank Secure.
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#4
Às vezes engenheiro, às vezes demônio
Isaacson mostra no livro o que ele chama de lado sombrio de Elon Musk, o “modo demônio”. Ele disse em entrevistas recentes que, em vários momentos, Musk se transforma e chega, muitas vezes, a maltratar funcionários e parceiros. -
7. Influencie a narrativa
A nova aventura de Musk, a empresa xAI, especialmente com seu foco em TruthGPT, uma IA que busca a verdade, destaca seu compromisso de influenciar a narrativa em torno da inteligência artificial. “Isso mostra como os líderes podem assumir o controle e moldar as conversas sobre questões importantes em seu setor”, diz Delaney.
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#3
Musk é um grande fã de anime
Ele já disse que seu anime favorito é “Akira”. -
9. Seja persistente
“Acho que os líderes empresariais podem aprender uma lição sobre persistência e convicção com Elon”, disse Lightman, da Carnegie Mellon.
“Há muito o que questionar em termos das suas abordagem e ações, mas a capacidade de desafiar o status quo e enfrentar a adversidade é admirável. Além da sua capacidade de prever padrões e necessidades de mercado e aproveitar as oportunidades”, como é o caso da Neuralink, empresa de chips cerebrais de Musk.
1. Seja curioso
“Acho que Elon é incrivelmente curioso e natural quando se trata de grandes experimentos audaciosos. Alguns funcionam, outros não, mas a chave é aprender e continuar”, disse Ari Lightman, professor emérito de mídia digital e marketing do colégio de políticas públicas e informações da Carnegie Mellon University, nos EUA.