O YouTube disse nesta segunda-feira (21) que está lançando uma incubadora para trabalhar com artistas e músicos a fim de explorar o uso de inteligência artificial na música.
A plataforma de vídeos da Alphabet inscreveu a Universal Music como seu primeiro parceiro para a incubadora, e trabalhará com artistas como Anitta, Björn Ulvaeus do ABBA e o compositor Max Ricther.
Leia também
- De robôs à IA: VP da BYD reforça que chinesa não é só uma montadora
- O chip mais poderoso do mundo e outras novidades do iPhone 15
“A incubadora ajudará a informar a abordagem do YouTube enquanto trabalhamos com alguns dos artistas, compositores e produtores mais inovadores da indústria musical”, disse o presidente-executivo do YouTube, Neal Mohan.
O grupo “ajudará a reunir informações sobre experimentos e pesquisas de IA generativa que estão sendo desenvolvido no YouTube”, disse Mohan, acrescentando que terão mais parceiros.
A inteligência artificial generativa é capaz de gerar texto, imagens, sons e outros dados.
Com o lançamento do ChatGPT no final do ano passado, a tecnologia foi adotada em uma variedade de setores e em diferentes casos de uso, mesmo com parlamentares globais deliberando regras que impedem seu uso indevido, incluindo violação de direitos autorais e spam.
O YouTube disse que investirá ainda mais em tecnologia baseada em inteligência artificial, incluindo a evolução de sua ferramenta de gerenciamento de direitos autorais, o Content ID, para proteger espectadores e criadores.