Com mais de 1 bilhão de usuários mensais, o TikTok exerce um papel relevante de influência naquilo que se torna assunto – para o bem e para o mal. Nas últimas semanas, isso ficou evidente após uma tendência viral tornar-se motivo de discussão por parte de especialistas. A trend, que dominou a internet nos últimos dias, consiste nas lives de NPC — sigla que significa “Non Playable Character”, elemento comum nos games. Um tipo de vídeo que começou como absurdo e pouco provável de ser aderido por muitas pessoas, de repente, virou um ímã de visualizações, curtidas, comentários e, consequentemente, dinheiro na plataforma, já que ele permite monetização por parte dos criadores.
Issaaf Karhawi, pesquisadora em comunicação digital do Com+, núcleo de pesquisa de comunicação e mídias digitais da USP, abordou em entrevista recente à Forbes Brasil alguns problemas desse tipo de conteúdo. “Da minha perspectiva, o ecossistema do mercado de criadores de conteúdo e os aspectos de monetização merece atenção. Quais são os limites para monetizar a si mesmo, numa lógica do ‘sujeito como mercadoria’? Parece que estamos testemunhando novos acordos morais em jogo, bastante alinhados às demandas das plataformas e às promessas de dinheiro fácil em um momento em que o país se recupera de diversas crises econômicas.”
A pesquisa pela palavra “rotina” oferece milhares de vídeos de diferentes criadores, além de mais sugestões com o termo.
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Porém, o universo de do TikTok é vasto e diverso (de muitas maneiras possíveis). Uma simples visita ao feed da plataforma, que por lá é conhecido como “For You”, pode durar horas para os usuários mais assíduos, que começam assistindo a vídeos informativos sobre o meio ambiente e podem terminar se perguntando: “Por que estou há tanto tempo vendo um veterinário norte-americano raspar os cascos de uma vaca?” Mas o poder da rede social em ditar tendências é inegável. Estabelecendo desde o que pode ser considerado “saudável” até os estilos de roupas que estarão nas vitrines nas próximas semanas, o TikTok se consolidou como o espaço online para decisão das próximas modas que o público, de acordo com seu nicho, irá seguir.
O TikTok não é um espaço apenas de conteúdos insanos e superficiais – na realidade, ele pode ir muito além disso. As visualizações de vídeos sobre saúde mental, sustentabilidade, qualidade de vida, cultura popular e tecnologia, entre outros assuntos diversos e bem aprofundados, chegam a acumular bilhões de visualizações.
Veja 10 tendências de conteúdo para o TikTok, em 10 áreas diferentes, de acordo com o relatório em tempo real da plataforma:
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Canva Images Na categoria de “Vestuário e Acessórios”, duas tendências se destacam: o crochê e as tatuagens, sendo as mais procuradas pelos usuários na plataforma.
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Canva Images Quando se trata de “Beleza e Cuidados Pessoais”, os termos mais buscados pelos usuários do TikTok são ASMR e avaliações de produtos, indicando um forte interesse em relaxamento e opiniões sobre produtos.
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Canva Images Na categoria “Educação”, dois temas interessantes ganham na competição pela atenção do público: astronomia e aulas de inglês. Refletindo a busca por conhecimento diversificado na plataforma.
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Canva Images No universo dos “Games”, os cortes de gameplays, que são trechos de partidas ao vivo, atraem grande engajamento do público gamer. Além disso, os animes também são um destaque nessa categoria.
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Canva Images/Getty Images Na categoria “Notícias e Entretenimento”, o foco está nas danças com músicas virais e nas novidades sobre os artistas mais populares do momento, indicando uma ênfase maior no entretenimento do que nas notícias.
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Canva Images Inesperadamente, as tags mais buscadas na categoria “Saúde” incluem óleos essenciais e procedimentos médicos. Os “procedimentos” em questão abrangem diversas especialidades, desde odontologia até cardiologia.
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Canva Images Já na categoria “Serviços Empresariais”, à medida que o ano se aproxima do fim, os conteúdos relacionados à organização pessoal, empresarial, financeira e acadêmica começam a ganhar destaque. Os planners e calendários, produtos e serviços relacionados a essas necessidades, estão em alta.
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Canva Images Conteúdos relacionados a rotinas corporativas, dicas de empreendedorismo e economia têm se destacado na categoria “Serviços Financeiros”. Além disso, as criptomoedas, em especial o Bitcoin, são um tema procurado na mesma.
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Canva Images O TikTok é uma plataforma amigável para a divulgação de negócios pessoais e artísticos. Nos últimos 30 dias, as hashtags em destaque no nicho de “Serviços para Vida” foram relacionadas a ensaios fotográficos e dicas para personalização de objetos.
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Getty Images/Canva Images Assim como em outras redes, o TikTok também foi inundado de conteúdos relacionados ao iPhone 15, que é o destaque na categoria “Tech”. Em segundo lugar, estão os conteúdos sobre casas inteligentes.
Na categoria de “Vestuário e Acessórios”, duas tendências se destacam: o crochê e as tatuagens, sendo as mais procuradas pelos usuários na plataforma.