Criadores. Influencers. Streamers. Vloggers. Seja como você os chama, essas personalidades poderosas das redes sociais estão ditando as regras no entretenimento e na publicidade.
Este ano, os 50 homenageados em nossa segunda lista anual Forbes Top Creator aproveitaram seus impressionantes 2,6 bilhões de seguidores somados para fazer US$ 700 milhões em ganhos, por nossas estimativas. Isso representa um aumento de mais de 20% em relação aos US$ 570 milhões de 2022.
Eles não estão sozinhos: em 2023, as marcas devem gastar cerca de US$ 21 bilhões em marketing de influência, um aumento significativo em relação ao US$ 1,6 bilhão de sete anos atrás, de acordo com a empresa de pesquisa de mídia social Influencer Marketing Hub.
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“Os influenciadores são mais confiáveis para seus públicos do que os anúncios. Eles podem esgotar produtos em minutos, até causar um tumulto que fecha uma grande cidade”, diz Erin Lanuti, diretora de inovação da gigante de publicidade Omnicom PR Group.
Para classificar os principais criadores do mundo, a Forbes analisou dados sobre os ganhos estimados, contagens de seguidores, taxas de engajamento e atividades empreendedoras de milhares de personalidades da internet com a ajuda da empresa de marketing de criadores Influential.
O resultado: As 50 pessoas que estão aproveitando suas enormes bases de fãs para moldar os mundos da mídia, marketing, entretenimento e gosto.
Veja a seguir quais são os 10 maiores influenciadores do mundo, que mais ganharam dinheiro nas redes sociais em 2023. A lista completa está no site da Forbes USA
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1. Jimmy Donaldson (MrBeast)
Ganhos: US$ 82 milhões
Seguidores Totais: 312 milhões
Taxa Média de Engajamento: 9,8%
Pontuação Empreendedora: 4 (de 1 a 4)Com mais de 300 milhões de seguidores, a base de fãs de MrBeast é quase tão grande quanto a população dos EUA. Seu poder e popularidade vêm de seus vídeos de alta produção e façanhas que incluem sobreviver na Antártida por 50 horas e construir uma fábrica de chocolate à la Wonka. O titã do YouTube, cujo nome real é Jimmy Donaldson, usou sua influência maciça para ganhar uma fortuna de publicidade digital e construir um império no mundo real. As marcas baseadas em Beast incluem barras de lanche Feastables e a cadeia de restaurantes MrBeast Burgers, além da extensa linha de produtos de Donaldson.
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2. Olajide Olatunji (KSI)
Ganhos: US$ 24 milhões
Seguidores Totais: 112 milhões
Taxa Média de Engajamento: 6,5%
Pontuação Empreendedora: 4Olajide Olatunji, conhecido como KSI, começou a reagir a vídeos de jogos FIFA no YouTube em 2009, atraindo milhões de seguidores por seu humor extravagante. Ele passou de comediante a competidor, se transformando em rapper e boxeador, lançando dois singles em 2023 e garantindo um acordo de distribuição de vários anos para sua empresa, Misfits Boxing. Ele também é o rosto da Prime Hydration ao lado de Logan Paul (#6 na lista dos principais criadores). A bebida esportiva se tornou a bebida oficial do FC Barcelona, UFC e Arsenal neste ano. Olatunji é controverso por seu comportamento no boxe, conteúdo misógino e insultos racistas e transfóbicos, mas ele sempre transforma os escândalos em visualizações, tanto online quanto no ringue.
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3. Jake Paul
Ganhos: US$ 34 milhões
Seguidores Totais: 66 milhões
Taxa Média de Engajamento: 1,6%
Pontuação Empreendedora: 4O ciclo de polêmicas não é estranho para Jake Paul, a estrela do Vine que se tornou boxeador, cujas façanhas no YouTube – como tatuagens surpresa, comer comida de cachorro e tomar banho de spray anti-inflamatório –, atraíram milhões de fãs. Assim como controvérsias, incluindo alegações de conduta sexual inadequada, golpes em fãs e, mais recentemente, uma acusação da SEC (Comissão de Valores Mobiliários dos EUA) por publicidade não sinalizada de criptomoedas. Ainda assim, a habilidade de Paul para orquestrar espetáculos o tornou um dos atletas mais bem pagos de 2022. Ele fechou uma parceria com a bebida energética Celsius, fundou o aplicativo de apostas esportivas “Betr” – que levantou US$ 50 milhões em uma rodada de financiamento Série A –, e este ano, assinou um contrato de MMA para lutar em uma nova divisão de pay-per-view.
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4. Rhett & Link
Ganhos: US$ 35 milhões
Seguidores Totais: 51 milhões
Taxa Média de Engajamento: 0,85%
Pontuação Empreendedora: 4Amigos desde a escola primária, os dois ex-engenheiros – cujos nomes reais são Rhett James McLaughlin e Charles Lincoln “Link” Neal III – começaram a postar vídeos de comédia no YouTube em 2006. Hoje, sua empresa de entretenimento na Califórnia, a Mythical, emprega mais de 100 pessoas que criam séries no YouTube, como o programa diário de variedades Good Mythical Morning, o de culinária Mythical Kitchen e o canal de esquetes se comédia Smosh para seus 18 milhões de assinantes. A dupla produz podcasts, turnês e lives – além de livros e programas de TV. Enquanto isso, seu fundo Creator Accelerator investe em criadores em ascensão.
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5. Charli D’Amelio
Ganhos: US$ 23 milhões
Seguidores Totais: 213 milhões
Taxa Média de Engajamento: 0,7%
Pontuação Empreendedora: 4Charli D’Amelio continua reinando como a principal criadora feminina no TikTok e na lista Forbes Top Creators – e sua dinastia está apenas crescendo. Nativa de Connecticut e agora uma das estrelas mais virais da internet, ela se tornou o rosto da Prada e uma propaganda ambulante para Amazon, CeraVe e SKIMS, a linha de roupas co-fundada por Kim Kardashian. O perfume de D’Amelio, Born Dreamer, está nas prateleiras dos EUA e da Europa com apenas um ano de lançamento. Nas vitrines, você encontrará Social Tourist, a marca que ela e sua irmã Dixie (#18 nesta lista) lançaram com a Hollister em 2021. A família está filmando a terceira temporada do seu reality show “The D’Amelio Show” para o Hulu e também administra sua marca de calçados recém-lançada, D’Amelio Footwear. Tudo isso antes de Charli completar 20 anos.
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6. Logan Paul
Ganhos: US$ 21 milhões
Seguidores Totais: 74 milhões
Taxa Média de Engajamento: 1,25%
Pontuação Empreendedora: 4Logan Paul se tornou viral primeiro no Vine com seu irmão Jake (#3 na lista), usando esse impulso para abrir seu canal no YouTube e postar vlogs e façanhas – como dar iPhones de presente e lutar com celebridades como Kevin Hart. O canal atraiu 23,6 milhões de assinantes, mas vídeos alarmantes e insensíveis de Paul (incluindo mostrar um corpo morto na “floresta dos suicídios” do Japão) o levaram a ser temporariamente desmonetizado na plataforma. No entanto, o criador aproveitou sua habilidade para causar choque e se voltou para a luta livre. Ele rescindiu seu contrato com a WWE este ano e continuou a promover a Prime Hydration ao lado do YouTuber KSI (#2 na lista). Paul também co-apresenta o podcast Impaulsive com seu irmão, no qual abordam controvérsias.
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7. Elliot Tebele (F*ckJerry)
Ganhos: US$ 30 milhões
Seguidores Totais: 17 milhões
Taxa Média de Engajamento: 1%
Pontuação Empreendedora: 4O rei original dos memes, cujo nome real é Elliot Tebele, é o cérebro por trás do império de mídia social FJerryLLC. Suas contas, incluindo F*ckJerry, BeigeCardigan, DudeWithSign e JerryNews, atraem 40 milhões de seguidores. Mas o grosso do seu dinheiro vem de seu império de jogos de tabuleiro que inclui o jogo de festa “What Do You Meme”, vendido em todo os EUA na Target, Walmart e Amazon. Tebele também se aventurou no negócio de bebidas alcoólicas com a marca viral de tequila Jaja.
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8. Emma Chamberlain
Ganhos: US$ 20 milhões
Seguidores Totais: 28 milhões
Taxa Média de Engajamento: 6,25%
Pontuação Empreendedora: 4Desde que começou a gravar vídeos no YouTube na casa de sua mãe, Emma Chamberlain abandonou a escola, acumulou 27,9 milhões de seguidores e transformou seu humor seco e paixão pela moda em um império de estilo de vida. Chamberlain foi uma das primeiras criadoras a firmar um acordo de alta moda com a Louis Vuitton e continuou a assinar parcerias lucrativas com empresas como Cartier, Lancôme, Levi’s, Aritzia e Canon. Sua empresa de bebidas, Chamberlain Coffee, é vendida na Walmart e na Sprouts, e seu podcast, “Anthyting Goes”, começou um acordo exclusivo de vídeo com o Spotify em fevereiro.
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9. Matt Rife
Ganhos: US$ 25 milhões
Seguidores Totais: 22 milhões
Taxa Média de Engajamento: 10,7%
Pontuação Empreendedora: 3O comediante de stand-up Rife está usando a fama nas redes sociais para lotar shows ao vivo. Após uma década se apresentando em pequenos clubes, ele encontrou a fama no TikTok depois que um vídeo dele brincando com uma fã se tornou viral. No último ano, o nativo de Ohio acumulou 17 milhões de seguidores no TikTok e vendeu mais de 750 mil ingressos para sua turnê internacional. Seu especial de stand-up na Netflix “Natural Selection” deve ser lançado ainda este ano.
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10. Brent Rivera
Ganhos: US$ 17,5 milhões
Seguidores Totais: 96 milhões
Taxa Média de Engajamento: 11,25%
Pontuação Empreendedora: 3Brent Rivera dominou várias das plataformas de mídia social mais populares do mundo – começando com o Vine, depois o YouTube e, finalmente, o TikTok – , onde seus vídeos cômicos (que muitas vezes apresentam sua irmã mais nova, Lexi) agora atraem uma audiência de 50 milhões de fãs. Mas com 25 anos, o vencedor do Streamy Award é tanto um empresário quanto um criador, fazendo parcerias com gigantes como Starbucks, Xbox e Prada. Enquanto isso, a Amp Studios, sua empresa de mídia, apoia outros criadores e marcas emergentes desde 2017.
1. Jimmy Donaldson (MrBeast)
Ganhos: US$ 82 milhões
Seguidores Totais: 312 milhões
Taxa Média de Engajamento: 9,8%
Pontuação Empreendedora: 4 (de 1 a 4)
Com mais de 300 milhões de seguidores, a base de fãs de MrBeast é quase tão grande quanto a população dos EUA. Seu poder e popularidade vêm de seus vídeos de alta produção e façanhas que incluem sobreviver na Antártida por 50 horas e construir uma fábrica de chocolate à la Wonka. O titã do YouTube, cujo nome real é Jimmy Donaldson, usou sua influência maciça para ganhar uma fortuna de publicidade digital e construir um império no mundo real. As marcas baseadas em Beast incluem barras de lanche Feastables e a cadeia de restaurantes MrBeast Burgers, além da extensa linha de produtos de Donaldson.
Metodologia do Forbes Top Creators
A Forbes estimou os ganhos brutos de cada criador entre junho de 2022 e junho de 2023. Nossos parceiros da Influential forneceram as contagens de seguidores nas plataformas de mídia social e as taxas de engajamento (curtidas, comentários e compartilhamentos divididos pelo total de seguidores). Para a classificação de empreendedorismo, a Forbes atribuiu notas aos candidatos em uma escala de um a quatro, que varia desde pessoas que ganham a maior parte de seu dinheiro com publicidade tradicional até pessoas que estão construindo suas próprias empresas, marcas e serviços.
Clique aqui para ver a lista completa dos 50 maiores influenciadores do mundo em 2023
*Editado por Steven Bertoni. Reportagem de Steffi Cao, Matt Craig e Alexandra S. Levine. Fotografia de Devin Yalkin.