Cientistas da Universidade de Göttingen, na Alemanha, descobriram um planeta que pode ser semelhante à Terra na órbita de um dos planetas anões do Sistema Solar. Chamado de 2022 XC5, ele está localizado na órbita de Ceres, o maior planeta anão do Sistema Solar.
Leia também:
- Planetas brilhantes e chuva de meteoros: 5 espetáculos para ver em Setembro
- Nasa conclui 1ª fase do projeto que prevê envio de humanos de volta à Lua
- “O Brasil pode ser um celeiro de talentos para a indústria espacial”, diz Jeff Michaelis
O planeta foi descoberto usando dados do Telescópio Espacial Kepler, que foi projetado para detectar exoplanetas. O Kepler monitorou a estrela primária do sistema, que é uma anã vermelha, por cinco anos. Durante esse tempo, o equipamento também detectou um sinal que indicava a presença de um planeta em órbita.
5 asteroides gigantes que passaram próximos à Terra recentemente:
-
Piano de cauda
Há um ano, em março de 2022, o asteroide 2022 EB5 atingiu o oceano. Ele media 2 metros de largura e foi comparado a um piano de cauda em equivalência de tamanho.
-
O maior edifício do mundo
O 2022 RM4, que passou próximo à Terra em outubro do ano passado, foi comparado, em tamanho, com o Burj Kalifa, prédio com 828 metros de altura localizado em Dubai.
-
Do tamanho de uma girafa
No mês de janeiro, o 2023 BU, que mede de 3,8 a 8,5 metros de largura, o equivalente a uma girafa, esteve a 9.877 quilômetros do centro da Terra.
-
Do tamanho de uma casa
Em março, o 2023 EY passou a apenas 240 mil quilômetros da Terra. Isso é um pouco menos de dois terços da distância Terra-Lua.
-
Anúncio publicitário -
Um grupo de asteroides
Também em março, pouco mais de cinco corpos rochosos passaram perto do planeta sendo que o mais próximo ficou a 3,5 milhões de quilômetros.
Piano de cauda
Há um ano, em março de 2022, o asteroide 2022 EB5 atingiu o oceano. Ele media 2 metros de largura e foi comparado a um piano de cauda em equivalência de tamanho.
O planeta tem uma massa de cerca de 2,5 vezes a da Terra e um raio de cerca de 1,5 vezes o do nosso planeta. Isso significa que o planeta é menor e menos massivo que a Terra, mas ainda pode ser habitável. Está localizado na zona habitável de sua estrela, o que significa que pode ter água líquida na superfície. A zona habitável é a região ao redor de uma estrela onde a temperatura é adequada para a existência de água líquida.
No entanto, é importante notar que o planeta ainda não foi confirmado como habitável. Mais observações são necessárias para determinar se ele tem uma atmosfera e se essa atmosfera é capaz de suportar a vida.
A descoberta do 2022 XC5 é importante, pois aumenta a probabilidade de que existam outros planetas semelhantes à Terra no Sistema Solar. O planeta está localizado em uma região do Sistema Solar que é relativamente fácil de alcançar, o que significa que pode ser um alvo para futuras missões de exploração.