A AMD anunciou nesta terça-feira (10) que planeja adquirir uma startup de inteligência artificial chamada Nod.ai como parte de um esforço para reforçar suas capacidades de software.
Na corrida para alcançar a rival Nvidia, a ADM planeja investir pesadamente no software essencial para os chips avançados de IA da empresa.
Leia também
- IA do Snapchat pode ter risco à privacidade das crianças, segundo regulador do Reino Unido
- Google combinará chatbot de IA generativa com assistente virtual
Ao longo de mais de uma década, a Nvidia construiu uma vantagem significativa no mercado de chips de IA por meio do software que fabrica e do ecossistema de desenvolvedores de software.
A AMD se comprometeu a investir na criação de uma coleção unificada de software para alimentar os diversos chips que a empresa fabrica.
“Estamos executando essa estratégia”, disse o presidente da AMD, Victor Peng, em entrevista à Reuters. “E fazemos isso por meio de investimentos internos e aquisições externas.”
A aquisição da Nod.ai se enquadra na estratégia porque sua tecnologia permite que as empresas implementem com mais facilidade modelos de IA ajustados para os chips da AMD. A Nod.ai vende sua tecnologia para grandes operadoras de centros de dados, entre outros clientes.
A AMD não divulgou os termos do acordo. A Nod.ai, sediada em Santa Clara, Califórnia, captou cerca de US$ 36,5 milhões, segundo dados da PitchBook.
No início deste ano, a AMD criou o grupo de IA que abrigará a aquisição da Nod.ai, disse Peng. O grupo emprega cerca de 1,5 mil engenheiros, grande maioria deles relacionados a software, e a AMD planeja continuar expandindo a equipe com a contratação de 300 profissionais adicionais este ano, e mais em 2024.
A compra da Nod.ai é a segunda da fabricante de chips nos últimos meses, segundo Peng. Questionado se a empresa planeja reforçar seu portfólio com aquisições adicionais, Peng afirmou: “Estamos sempre buscando”.