A 100 quilômetros de Frankfurt, na Alemanha, a pequena Walldorf, de 14,6 mil habitantes, estava movimentada na tarde de 26 de setembro. Na sede da alemã SAP, executivos se reuniam para anunciar a nova fase da companhia criada em 1972. O tema da vez: inteligência artificial generativa. Dona de uma receita de R$ 150 bilhões em 2022 e líder nas áreas de gestão corporativa, a alemã entende que este novo momento da IA será crucial para potencializar não só o universo corporativo, mas vários outros ecossistemas. Para dar a notícia, inclusive, a SAP reuniu um grupo de 30 jornalistas, de várias partes do mundo, em um evento chamado de SAP Future of Business Summit.
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“A IA generativa aumentará o potencial que temos em atender indústrias bilionárias e que serão amplificadas a partir desta nova tecnologia”, declarou Christian Klein, CEO da SAP, no comunicado que anunciava a nova fase da empresa. O executivo, que lidera a SAP desde 2019, tinha um grande desafio quando assumiu o comando: colocar o colosso de software novamente em um ritmo acelerado de inovações para recuperar espaço principalmente em cloud. Parte deste movimento se deu em 2021, quando a empresa lançou a SAP Business Network, comunidade de negócios com foco em digitalização, em outras palavras, uma rede social que conecta logística, compras e outras áreas.
Para Christian, essa rede ganha ainda mais relevância com a nova IA generativa da empresa. “O Joule tem potencial e a missão de redefinir a forma como trabalham as empresas – e as pessoas que as impulsionam, ele se baseia na posição única que a SAP ocupa no eixo entre negócios e tecnologia e na abordagem relevante, confiável e responsável dada à inteligência artificial. O Joule saberá o que você quer dizer, não apenas o que você diz”, afirmou o executivo.
Em conversa com a Forbes Brasil, na sede da empresa, Thomas Saueressig, membro do board executivo da SAP, ressaltou que esse lançamento é um passo importante para a companhia, sobretudo pelo impacto da IA generativa na dinâmica dos clientes nos próximos anos. “Já utilizamos IA praticamente em todas nossas indústrias e agora, a IA generativa, com ChatGPT e outras plataformas, mostrou a importância de integrar essa tecnologia aos nossos sistemas e processos e usa lá de forma contextual ao desafio de cada cliente e indústria”, destacou Thomas.
De acordo com o executivo, as empresas que já saíram na frente em relação ao uso de IA generativa também são aquelas que estruturaram e desenvolveram sua estratégia de dados. “IA generativa diz respeito a um alto nível de processamento de dados e considerando a capacidade que a SAP tem, atualmente, no processamento e aplicação de data, faz cada vez mais sentido que a gente avance nesse tema.”
Para além da gestão corporativa
Ainda que aposte na IA generativa como uma alavanca importante para o mundo corporativo, a SAP mostrou, durante o evento, duas áreas estratégicas para seu presente e futuro: e-sports e esporte. Na vertical de games, a companhia reforçou a parceria que mantém com o time de jogos eletrônicos Team Liquid. O competitivo mantém mais de 6 milhões de partidas armazenadas na nuvem da SAP. “Hoje, as ferramentas de análise nos ajudam a filtrar todas as partidas oficiais dos torneios no banco de dados e ajuda a direcionarmos nossos esforços para o desempenho dos jogadores”, afirma Mathis “Jabbz” Friesel, analista de Dota 2 do Team Liquid.
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Durante o SAP Future of Business Summit, a companhia também reforçou a importância dessa indústria para os negócios nas falas de Lars Lamadé, chefe de patrocínios globais da SAP e Thomas Esser, diretor global de sponsorship da SAP.
“Os jogos online consomem muitos dados, e o sucesso vem do mergulho nessas informações para encontrar melhorias incrementais. Para recuperar os insights mais importantes para orientar o desempenho aprimorado da equipe durante o treinamento e a competição, é necessário examinar várias fontes de dados em várias ferramentas. Cada movimento feito por colegas de equipe e concorrentes precisa ser analisado, exigindo uma visão holística dos conjuntos de dados e acesso aos dados a qualquer hora e em qualquer lugar”, disse Lamadé.
No caso do esporte, a SAP mantém parceria com várias equipes de futebol, dentre elas o TSG Hoffenheim, clube da Bundesliga, a primeira divisão do Campeonato Alemão. O TSG Hoffenheim implanta atualmente 10 soluções SAP no total, todas integradas entre si. Thomas Esser reforçou que as parcerias com as indústrias de esportes e entretenimento trazem vários aprendizados, inclusive, que se aplicam na gestão corporativa. “Hoje, independentemente de quem seja, a busca é pela eficiência, e isso só se torna possível quando utilizamos dados e IA para potencializar nossa capacidade de análise”, destacou o executivo.
*De Walldorf, na Alemanha