A sonda Psyche, da Nasa, foi lançada em 13 de outubro para explorar um asteroide incrivelmente rico em metal situado entre Marte e Júpiter, com uma estimativa de valor astronômico de cerca de US$10 quatrilhões. Além disso, a missão carrega uma tecnologia inovadora chamada Comunicações Ópticas de Espaço, que testará comunicações a laser no espaço.
O eclipse que deu o que falar
Logo após o lançamento da sonda, um eclipse solar anular ocorreu, visível como um evento parcial em toda a América. Porém, em uma estreita faixa de cerca de 200 quilômetros de largura, abrangendo nove estados dos EUA, América Central e América do Sul, um fenômeno raro conhecido como “anel de fogo” pôde ser observado por até cinco minutos. Diferente de um eclipse solar total, neste tipo de eclipse a lua cobre apenas o centro do sol, criando um anel brilhante ao redor dela.
Leia também:
- Moda no espaço? Prada criará os trajes de astronautas em missão da Nasa
- O asteroide do apocalipse: Nasa traz amostra de rocha que pode colidir com a Terra
- Outro planeta semelhante à Terra pode existir no Sistema Solar
Lançamento do Siena Galaxy Atlas
Uma imagem notável que foi divulgada esta semana retrata duas galáxias em colisão e marca o lançamento do Siena Galaxy Atlas, um atlas detalhado que contém informações sobre quase 400 mil galáxias próximas à nossa Via Láctea. Disponível gratuitamente online, este atlas será uma ferramenta fundamental para astrônomos investigarem a formação e evolução de galáxias, bem como questões sobre a matéria escura e ondas gravitacionais.
5 asteroides gigantes que passaram próximos à Terra recentemente:
-
Piano de cauda
Há um ano, em março de 2022, o asteroide 2022 EB5 atingiu o oceano. Ele media 2 metros de largura e foi comparado a um piano de cauda em equivalência de tamanho.
-
O maior edifício do mundo
O 2022 RM4, que passou próximo à Terra em outubro do ano passado, foi comparado, em tamanho, com o Burj Kalifa, prédio com 828 metros de altura localizado em Dubai.
-
Do tamanho de uma girafa
No mês de janeiro, o 2023 BU, que mede de 3,8 a 8,5 metros de largura, o equivalente a uma girafa, esteve a 9.877 quilômetros do centro da Terra.
-
Do tamanho de uma casa
Em março, o 2023 EY passou a apenas 240 mil quilômetros da Terra. Isso é um pouco menos de dois terços da distância Terra-Lua.
-
Anúncio publicitário -
Um grupo de asteroides
Também em março, pouco mais de cinco corpos rochosos passaram perto do planeta sendo que o mais próximo ficou a 3,5 milhões de quilômetros.
Piano de cauda
Há um ano, em março de 2022, o asteroide 2022 EB5 atingiu o oceano. Ele media 2 metros de largura e foi comparado a um piano de cauda em equivalência de tamanho.
Novidades de Júpiter
A sonda Juno da Nasa fez sua 55ª passagem próxima de Júpiter nesta semana, proporcionando imagens de alta resolução do mundo vulcânico gigante de Io. Essas imagens são as mais detalhadas em 22 anos, e mais passagens próximas estão agendadas para dezembro e fevereiro.
Telescópio Espacial Hubble
O Telescópio Espacial Hubble também presenteou-nos com uma imagem espetacular da galáxia espiral IC 5332, situada a cerca de 30 milhões de anos-luz de distância na constelação do Escultor. A qualidade dessa imagem se deve ao fato da galáxia estar quase de frente para a Terra, enquanto a maioria das galáxias que vemos estão de lado.
Testes de ignição
Houve testes importantes conduzidos por duas das principais agências espaciais do mundo. Em 17 de outubro, a Nasa realizou o primeiro teste de ignição a quente dos motores RS-25, que serão usados no próximo foguete Space Launch System, planejado para missões tripuladas Artemis II e Artemis III, com destino à Lua e além. Onze testes adicionais estão programados.
Quatro dias depois, a Organização de Pesquisa Espacial Indiana realizou um teste bem-sucedido do sistema de escape de emergência da sua nova cápsula de tripulação. Este é um marco importante para a Índia, aproximando-se do voo orbital da Gaganyaan, que precederá o voo tripulado dos primeiros astronautas indianos.