A ByteDance, criadora do TikTok, planeja encerrar sua marca de videogames Nuverse e se retirar do mercado, disseram quatro pessoas familiarizadas com o assunto.
A ByteDance disse à Reuters que decidiu reestruturar a divisão de games após uma revisão de seus negócios. A empresa não deu mais detalhes.
-
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
“Analisamos regularmente nossos negócios e fazemos ajustes para nos concentrarmos em áreas de crescimento estratégico de longo prazo. Após uma análise recente, tomamos a difícil decisão de reestruturar nosso negócio de videogames”, disse o porta-voz.
As fontes disseram que a ByteDance pediu aos funcionários para pararem de trabalhar em jogos não lançados até dezembro. A companhia também vai procurar maneiras de se desfazer de títulos já lançados.
Leia também
- Operação cupido: TikTok tem “Tinder” para funcionários encontrarem um novo amor
- Mais hits virais e dancinhas: TikTok Music é lançado no Brasil
A decisão provavelmente afetará centenas de funcionários, alguns dos quais ficaram sabendo da medida no fim de semana, disseram as fontes.
A empresa chinesa de tecnologia não tem planos de retornar ao mercado global de videogames, que movimenta US$ 185 bilhões, acrescentaram as fontes.
A marca de games casuais Ohayoo, cujos jogos aparecem no Douyin – aplicativo irmão do TikTok na China – não será afetada, nem os jogos casuais que rodam no TikTok, disse uma das fontes.
A Reuters informou este mês que a ByteDance havia começado a procurar compradores para a subsidiária de desenvolvimento de videogames Moonton Technology. A empresa também reformulou a unidade de realidade virtual Pico, cortando grande parte da equipe de conteúdo.
A criação da Nuverse pela ByteDance em 2019 foi amplamente vista como um grande impulso para os videogames globais e um elemento estratégico de sua concorrência com a rival chinesa Tencent Holdings, a maior empresa de games do mundo.
Mas o desempenho da Nuverse tem sido irregular. O jogo mais conhecido da empresa é o “Marvel Snap”, um jogo de cartas online que acumulou um culto de seguidores, mas não foi um sucesso comercial. Outros títulos incluem os jogos de ação “One Piece: The Voyage” e “Crystal of Atland”.