A nave não tripulada Starship, da SpaceX, desenvolvida para levar astronautas à lua e além, aparentemente falhou no espaço, minutos depois de decolar neste sábado em seu segundo teste, após o primeiro terminar em explosão.
O foguete de dois estágios decolou da base de lançamento da Starbase, de Elon Musk, perto de Boca Chica, no Texas, voando cerca de 90 kms acima do chão em uma voo planejado de 90 minutos ao espaço.
-
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Mas o Super Heavy, impulsionador do primeiro estágio do foguete, embora parecesse ter conseguido realizar uma manobra crucial para se separar do núcleo, explodiu sobre o Golfo do México pouco depois de se desacoplar, segundo a transmissão da SpaceX.
Enquanto isso, o impulsionador principal da Starship continuou em direção ao espaço, mas alguns minutos depois, uma transmissora da empresa disse que o controle de missão da SpaceX perdeu repentinamente contato com a aeronave.
“Perdemos os dados do segundo estágio… achamos que podemos ter perdido o segundo estágio”, disse o apresentador da transmissão ao vivo da SpaceX, John Insprucker.
Conheça cinco lançamentos de Elon Musk ao espaço
-
Maio de 2020
O Falcon 9 levou dois astronautas à Estação Espacial Internacional (ISS). -
Novembro de 2020
O Falcon 9 levou três astronautas e um japonês rumo à Estação Espacial Internacional (ISS) -
Divulgação/SpaceX Agosto de 2021
O Falcon 9 transportou a cápsula de carga Dragon à Estação Espacial Internacional (ISS) -
Reinhard Krause/Reuters Novembro de 2022
O Falcon 9 enviou ao espaço os satélites Galaxy 31 e Galaxy 32 para a Intelsat (companhia de telecomunicações) -
Anúncio publicitário -
JoeSkipper/Reuters Fevereiro de 2023
A Crew-6 foi lançada em direção à Estação Espacial Internacional (ISS)
Maio de 2020
O Falcon 9 levou dois astronautas à Estação Espacial Internacional (ISS).
O lançamento foi a segunda tentativa de voo da Starship, montada em cima do imponente impulsionador de foguete Super Heavy, após uma tentativa em abril que terminou em fracasso cerca de quatro minutos após a decolagem.
A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos, responsável pela supervisão de locais de lançamento comercial, confirmou que ocorreu um incidente que “resultou na perda da aeronave”, acrescentando que não foram relatados feridos ou danos materiais.
A agência afirmou que supervisionará uma investigação liderada pela SpaceX sobre a falha no teste e precisará aprovar o plano da SpaceX para evitar que isso aconteça novamente.