Pioneira em IA, IBM oferece soluções focadas em negócios

Empresa diferencia-se dos concorrentes por fornecer ao mercado corporativo as principais capacidades necessárias para escalar a IA

BRANDVOICE | Conteúdo patrocinado

Divulgação
Divulgação

IBM computa, mundialmente, mais de 40 mil casos de uso de IA em 20 setores diferentes da economia

Acessibilidade

O ano de 2023 vai ficar marcado como o da explosão da Inteligência Artificial generativa, uma tecnologia que permite que um computador crie conteúdo original, como texto, imagens, música ou até mesmo vídeos.

Ao contrário da inteligência artificial convencional, que é programada para executar tarefas específicas, a IA generativa é capaz de criar algo novo. Sua base são os algoritmos de aprendizado de máquina, que são treinados usando enormes conjuntos de dados. Por exemplo, um algoritmo de aprendizado de máquina pode ser treinado usando milhões de imagens de gatos, o que permite que ele crie suas próprias imagens de gatos.

E o mundo dos negócios está acompanhando a tendência. A mais recente Pesquisa Global Anual da McKinsey sobre o estado atual da IA confirma o crescimento das ferramentas de IA generativa. Um terço dos entrevistados afirmou que suas organizações estão utilizando regularmente a IA generativa em pelo menos uma função de negócios. Quase um quarto dos executivos c-level entrevistados afirmam que estão pessoalmente utilizando ferramentas de IA generativa no trabalho, e mais de um quarto dos entrevistados de empresas que usam IA afirmam que a IA generativa já está na pauta de suas diretorias.

Embora metade das empresas já esteja usando IA, a dificuldade em criar modelos é um obstáculo, como mostra o CEO Study 2023 da IBM. De acordo com a pesquisa, 41% dos líderes do Brasil apontaram obstáculos em identificar insights significativos a partir dos dados extraídos por IA, um número similar ao da média global de 40%.

Com expertise mundialmente reconhecida, a IBM está focada em IA para negócios, diferenciando-se dos concorrentes ao fornecer ao mercado corporativo as principais capacidades necessárias para escalar a IA: processamento de linguagem natural, confiança, automação e a capacidade de funcionar em qualquer ambiente por meio nuvem híbrida ou multi-cloud. Mundialmente, a IBM computa mais de 40 mil casos de uso de IA em 20 setores diferentes da economia, como finanças, telecomunicações, entre outros.

O CEO Study da IBM mostrou que 60% da liderança executiva do Brasil considera a computação em nuvem e o boom da IA dentro das empresas os dois pilares fundamentais para a conquista de resultados nos próximos três anos.

Através de seu portfólio completo de tecnologia e serviços, a IBM está pronta para ajudar os clientes a transformar seus negócios com o poder da IA. A plataforma IBM Watsonx, já disponível no Brasil, é a ferramenta de IA e de dados que permite empresas escalarem e acelerarem o impacto da IA mais avançada com dados confiáveis.

A plataforma consiste em três conjuntos de produtos exclusivos para abordar essas necessidades:

  • IBM watsonx.ai: uma plataforma empresarial de IA de última geração para treinar, testar, ajustar e implementar, tanto o aprendizado de máquina tradicional como as novas capacidades generativas de IA impulsionadas por modelos fundacionais através de uma interface de usuário aberta e intuitiva.
  • IBM watsonx.data: com esta solução para otimização de cargas de trabalho, uma empresa pode reduzir custos de data warehouse em 50%.
  • IBM watsonx.governance: a solução operacionaliza a governança para ajudar a eliminar o risco, o tempo e os custos associados aos processos manuais e fornece a documentação necessária para gerar resultados transparentes.

Grande parte do entusiasmo recente em torno da IA generativa concentrou-se em sua capacidade de compor texto e economizar tempo como um todo, desde a redação de e-mails até a criação de apresentações de vendas. Mas os humanos também estão fazendo parceria com a IA para estimular a inovação.

Exemplo disso é a parceria entre Nasa e IBM. Juntas, estão desenvolvendo modelos de IA geoespaciais de grande escala para os dados de satélites da Nasa para ajudar no rastreio e adaptação às mudanças climáticas.

No Brasil, a IBM anunciou o início de uma nova etapa de sua jornada de IA com o Bradesco. A instituição financeira é um dos primeiros clientes da IBM a utilizar watsonx no Brasil desde o seu lançamento oficial, em maio. São dois projetos envolvendo IA generativa: E-agro e Gestão do Conhecimento.

*BrandVoice é de responsabilidade exclusiva dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião da FORBES Brasil e de seus editores.