O TikTok anunciou o lançamento global do seu Conselho de Jovens nesta segunda-feira (25). Criado em parceria com a Praesidio Safeguarding, agência especializada em segurança online, o grupo tem como objetivo melhorar o bem-estar e a inclusão de adolescentes na plataforma.
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Os escolhidos se reuniram pela primeira vez em dezembro de 2023 e, recentemente, em fevereiro de 2024, quando conheceram o CEO da plataforma, Shou Chew. No último encontro, eles também definiram suas prioridades para este ano: “Garantir que o TikTok seja um espaço verdadeiro, seguro e acessível para todos.”
“É gratificante ver uma empresa reconhecer e valorizar a perspectiva dos jovens. Sinto que nossas reuniões estão gerando insights valiosos “, diz um membro brasileiro de 17 anos.
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O lançamento ocorreu junto com a publicação de uma nova pesquisa global, feita com 12 mil adolescentes e pais. No Brasil, foi constatado que quase um terço (30%) dos adolescentes evitam certas conversas sobre o mundo online com os responsáveis. Tópicos como imagem corporal, bullying e tempo de tela foram citados como “mais desconfortáveis”.
Outros dados levantados pela plataforma:
- Os pais e responsáveis brasileiros estão entre os usuários mais ativos (41%) das ferramentas parentais entre os países pesquisados, sendo que apenas o México apresenta um índice de uso maior (44%);
- As plataformas têm a oportunidade de apoiar os 29% dos pais brasileiros que afirmam que gostariam de usar as ferramentas disponíveis, mas não as conhecem (18%) ou não sabem como usá-las (11%);
- A maioria dos adolescentes (81%) e dos pais (82%) brasileiros concordaram que se sentem à vontade para discutir juntos sobre o “novo” universo de conteúdo gerado ou manipulado por IA;
- Os adolescentes querem se conectar mais com seus pais online, já que quase 4 em cada 10 jovens do Brasil (38%) acham que se seus pais usassem a mesma plataforma online que eles, entenderiam melhor a segurança digital;
- Os pais brasileiros acham mais fácil discutir sobre álcool e abuso de substâncias (60%), discriminação (60%), religião (59%) e sexo (40%) do que sobre segurança online.
Para ajudar com a questão da segurança online, o Conselho de Jovens citou a importância das campanhas educativas e, ao longo de 2024, o TikTok lançará mais de 10 atividades de alfabetização midiática no aplicativo, incluindo aprofundamentos em tópicos como desinformação e conteúdo gerado por IA. No Brasil, em parceria com a ONG SaferNet, a empresa publicou uma cartilha para auxiliar os responsáveis com a segurança digital de adolescentes.