Março de 2024 promete ser um mês movimentado para os observadores de estrelas no hemisfério norte. Com a chegada da primavera, os fenômenos celestiais incluem uma rara chance de ver Mercúrio e um eclipse lunar — na mesma noite —, além das melhores performances sazonais tanto das luzes do norte quanto das tênues luzes do zodíaco.
-
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Aqui estão os destaques da observação do céu para março de 2024:
1. Luzes do zodíaco
Quando: 1 a 10 de março
Onde: todo o céu
A lua nova de 29 de fevereiro criou 12 noites livres de luz lunar, que serão perfeitas para observação de estrelas — se o céu estiver limpo. Este será um ótimo momento para ver a luz solar refletida no pó cósmico do Sistema Solar. Você precisará estar em algum lugar muito escuro do hemisfério norte e olhar para o céu ocidental cerca de uma hora após o pôr do sol.
Leia também:
- Por que você nunca deve abrir mensagens suspeitas
- Durante o SXSW, Austin receberá edição inédita da Forbes Brasil Nightcap
- Justiça de SP manda Meta, dona do Facebook, parar de usar marca no Brasil
2. Lua jovem
Quando: logo após o pôr do sol na segunda-feira, 11 de março
Onde: oeste
Você pode ser um dos primeiros a ver a lua crescente mais jovem e mais fina deste mês, mas não será fácil. Você precisará de um horizonte oeste baixo e um par de binóculos para vasculhar o céu do crepúsculo ainda brilhante para encontrá-la. Mercúrio estará logo abaixo, enquanto Júpiter brilhará intensamente acima.
3. Luzes do norte
Quando: após o anoitecer durante todo o mês
Onde: horizonte norte, tipicamente no Círculo Ártico
O equinócio da primavera deste mês — quando o dia e a noite têm a mesma duração em todos os lugares do mundo — cria as condições cósmicas perfeitas para auroras boreais mais intensas e frequentes. No entanto, o melhor lugar para vê-las é sempre no Círculo Ártico do Alasca, norte do Canadá, Islândia, norte da Noruega, norte da Suécia e norte da Finlândia.
4. Lua Crescente e as Plêiades
Quando: após o pôr do sol na quinta-feira, 14 de março
Onde: sudoeste
Uma lua crescente estará visível no céu sudoeste por algumas horas, brilhando bem ao lado das Plêiades, o aglomerado aberto de estrelas mais espetacular do céu noturno.
5. Galáxia do Bode e a Galáxia do Cigarro
Quando: após o anoitecer durante todo o mês
Onde: céu norte
Ursa Menor e Ursa Maior são o lar de duas galáxias que parecem impressionantes em um telescópio de 8 polegadas. A galáxia de Bode é uma grande galáxia espiral a cerca de 12 milhões de anos-luz da Terra. A galáxia do Cigarro também está a cerca de 12 milhões de anos-luz da Terra e é conhecida por sua alta taxa de formação estelar. Suas estrelas podem ser vistas em um mesmo campo de visão do telescópio como pequenos e difusos pontos de luz ao noroeste da Ursa Maior.
6. Ascensão de Mercúrio
Quando: logo após o pôr do sol no domingo, 24 de março
Onde: oeste
É a sua melhor chance em 2024 de ver Mercúrio. Para pegá-lo — usando binóculos —, você precisará olhar cerca de 10 graus acima do horizonte sudoeste cerca de 30 minutos após o pôr do sol. Aja rápido porque ele afundará logo depois — a janela é de apenas 20 minutos.
7. Eclipse Lunar Penumbral da ‘Lua do Verme’
Quando: crepúsculo no domingo, 24 de março/segunda-feira, 25 de março
Onde: leste
A terceira lua cheia de 2024 e a primeira da primavera no hemisfério norte, a “Lua do Verme” — também conhecida como “Lua do Corvo” e “Lua da Quaresma” — passará pela sombra externa da Terra no espaço. Um leve eclipse lunar penumbral resultará para o lado noturno da Terra, incluindo América do Norte e do Sul, Europa, leste da Ásia, Austrália e Nova Zelândia.
Os horários e datas fornecidos se aplicam às latitudes médias do norte. Para informações específicas de localização mais precisas, consulte planetários online como Stellarium e The Sky Live.