Está circulando pela internet um aviso que sugere que o Facebook alterou suas regras de privacidade — e os usuários não gostarão das implicações, que permitem o acesso do gigante das mídias sociais a todas as suas fotos e vídeos, a menos que os usuários adicionem rapidamente um aviso de direitos autorais às suas contas.
-
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Porém, como você deve imaginar, esses avisos online são falsos. E, embora este pareça inofensivo, embora alarmante, ele se assemelha a outros rumores virais e perigosos, incluindo alertas de segurança pública, ataques cibernéticos, downloads de software, hacks de smartphones e segurança infantil.
Leia também:
- Por que o Vision Pro mudará a maneira como vemos os shows?
- iPhone tem seus dias contados no maior mercado de smartphones do mundo?
- Meta propõe redução de taxa mensal de Facebook e Instagram em meio a preocupações
Como o Facebook já publicou em 2012: “Qualquer pessoa que use o Facebook é proprietária e controla o conteúdo e as informações que posta, conforme declarado em nossos termos. Eles são responsáveis por como esse conteúdo e informações são compartilhados. Essa é nossa política e sempre foi.”
A mudança do Facebook para Meta não alterou as regras.
No entanto, como a empresa sempre destacou, os anúncios são a principal fonte de renda da plataforma. “Em vez de pagar para usar o Facebook e os outros produtos e serviços que oferecemos, usamos seus dados pessoais, como informações sobre sua atividade e interesses, para mostrar anúncios personalizados e conteúdo patrocinado que podem ser relevantes para você.”
Lembre-se, no que diz respeito ao Facebook, você é o produto, e ele vende acesso a você — com base em suas preferências identificadas por algoritmos — aos seus próprios clientes, ou seja, anunciantes.
Enquanto isso, não se preocupe, ignore todos esses anúncios escandalosos e continue postando no Facebook e depois comentando com aqueles ao seu redor sobre as coincidências quando algo que você postou, visualizou ou conversou recentemente com amigos é semelhante aos anúncios que começaram a aparecer em sua linha do tempo.