Um texto ruim pode prejudicar seus negócios, sua carreira e reputação. E, para piorar, as chances de errar são enormes — seja em um simples e-mail ou em uma publicação no LinkedIn.
-
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Ao contrário do senso comum, a redação não é uma habilidade exclusiva dos profissionais de marketing e comunicação. Ter um bom texto é uma capacidade básica para todos os membros de uma equipe, já que todos precisam escrever e transmitir informações em algum momento.
Leia também:
- 5 formas de usar o ChatGPT para aumentar sua produtividade
- Agricultura em Marte? Cientista explica possibilidades para plantações extraterrestres
- Com IA, iOS 18 muda o jogo para todos os usuários do iPhone
Aprimore sua escrita com 5 poderosas sugestões do ChatGPT:
(Copie, cole e edite os colchetes e mantenha a mesma janela de chat aberta para que o contexto seja mantido.)
-
Canva Images #1: Melhore o gancho
No Twitter, você tem um segundo para chamar a atenção de alguém. Mantenha isso em mente ao escrever para qualquer outro lugar. Use a seguinte sugestão para encontrar uma maneira mais cativante de começar seu texto:
“Escrevi um texto para [descreva a natureza da mensagem] destinado a [descreva o público]. Sua tarefa é me ajudar com primeira linha, visto que preciso chamar a atenção do leitor para que ele continue lendo. O gancho deve ter entre 6 e 12 palavras e não pode ser uma pergunta. Dê-me 5 opções para o seguinte texto: “[Cole sua redação aqui]”
-
Canva Images #2: Resuma
Online ou dentro da sua empresa, ninguém precisa ser levado em uma jornada complicada para encontrar a única linha relevante do texto. Na dúvida, corte os excessos. Para isso, conte com a ajuda do ChatGPT:
“Escrevi um texto para [descreva a natureza da mensagem] destinado a [descreva o público]. Sua tarefa é torná-lo mais curto para que meu público leia e entenda sem precisar fazer uma leitura superficial. Corte todas as redundâncias e repetições. Aproveite para alterar quaisquer instâncias de voz passiva para ativa. Aqui está minha redação: “[Cole o texto aqui]”
-
Canva Images #3: Facilite a leitura
“Por que alguém deveria se importar com isso?”. Releia seu texto com este questionamento em mente.
“Escrevi um texto para [descreva a natureza da mensagem] destinado a [descreva o público]. Sua tarefa é garantir que as informações mais importantes fiquem evidentes para eles. Certifique-se de que todos entendam o motivo para se importar com esta mensagem. Sugira edições, incluindo linhas adicionais ou reordenando informações. Aqui está a mensagem: “[Cole seu texto aqui]”
-
Canva Images #4: Remova a ambiguidade
Clientes confusos não compram. Membros da equipe confusos não leem. Sua tarefa é fornecer informações e não levantar objeções. Use o ChatGPT para encontrar termos ambíguos e torná-los mais simples:
“Escrevi um texto para [descreva a natureza da mensagem] destinado a [descreva o público]. Sua tarefa é remover a ambiguidade. Sem alterar o significado, estilo, tom ou qualquer coisa que não seja ambígua. Produza uma nova versão que simplifique qualquer ideia potencialmente confusa. Explique o que você mudou para que eu possa entender: “[Cole o texto aqui]”
-
Anúncio publicitário -
Canva Images #5: Qual é o objetivo?
Há uma razão pela qual você digitou algo, então certifique-se de que isso fique nítido.
“Escrevi um texto para [descreva a natureza da mensagem] destinado a [descreva o público]. Sua tarefa é garantir que haja uma chamada cativante. Quando alguém ler isso, quero que eles [descreva a ação desejada]. Garanta que isso esteja evidente no meu texto: “[Cole a redação aqui]”
#1: Melhore o gancho
No Twitter, você tem um segundo para chamar a atenção de alguém. Mantenha isso em mente ao escrever para qualquer outro lugar. Use a seguinte sugestão para encontrar uma maneira mais cativante de começar seu texto:
“Escrevi um texto para [descreva a natureza da mensagem] destinado a [descreva o público]. Sua tarefa é me ajudar com primeira linha, visto que preciso chamar a atenção do leitor para que ele continue lendo. O gancho deve ter entre 6 e 12 palavras e não pode ser uma pergunta. Dê-me 5 opções para o seguinte texto: “[Cole sua redação aqui]”
Para ser um escritor melhor, você precisa se comprometer a não escrever textos confusos e irrelevantes. Capture a atenção do seu leitor e mantenha-o engajado até o final. Seja conhecido pela sua objetividade e não desperdice o tempo de ninguém.