A nova linha de iPad Pros da Apple incluirá um processador que a empresa afirma ser um “chip escandalosamente poderoso para IA”, enquanto a gigante da tecnologia lança as bases para recursos de IA generativa há muito esperados em seus produtos em meio à preocupação dos investidores de que esteja ficando para trás na corrida para aproveitar a nova tecnologia.
O novo chip M4 representa uma atualização em relação aos chips M2 que equiparam a última geração de iPads e aos chips M3 que alimentam a atual geração de laptops MacBook da Apple, disse a empresa em um anúncio nesta terça-feira.
O anúncio não ofereceu detalhes sobre possíveis recursos de IA que poderiam ser incorporados à tecnologia da Apple, embora Tim Millet, vice-presidente de arquitetura de plataforma da empresa, tenha dado um exemplo, alegando que os usuários seriam capazes de isolar o assunto de um vídeo 4K e remover o fundo com apenas um toque no aplicativo Final Cut Pro da Apple.
Millet disse que o mecanismo neural que alimenta os recursos de IA no chip M4 foi incluído nos chips da Apple há anos, mas este mecanismo neural mais recente é 60 vezes mais poderoso do que os primeiros modelos da Apple e “mais poderoso do que qualquer unidade de processamento neural em qualquer PC de IA hoje”.
-
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Na terça-feira, a Apple anunciou uma nova linha de iPad Pros que a gigante da tecnologia chamou de mais fina até agora, chegando em modelos de 11 e 13 polegadas com tecnologia de tela OLED a partir de US$ 999 para o modelo de 11 polegadas.
Ela também anunciou seu novo iPad Air , rodando no chip M2, que vem em uma nova opção maior de 13 polegadas por US$ 799 – tanto o iPad Air quanto o iPad pro estão disponíveis para encomenda on-line na terça-feira e nas lojas em 15 de maio nos Estados Unidos.
As ações da Apple subiram ligeiramente – menos de um ponto percentual – após o anúncio.
Leia também:
- Mercado espera queda de vendas da Apple e aguarda IA nos iPhones
- Com IA, iOS 18 muda o jogo para todos os usuários do iPhone
- Mapa dos emojis: descubra quais são os preferidos em cada região do mundo
A Apple poderia revelar mais de seus planos para IA em sua próxima Conferência Mundial de Desenvolvedores em 10 de junho. O CEO Tim Cook disse na terça-feira que a empresa pretende “falar sobre o futuro de nossas plataformas e compartilhar alguns detalhes interessantes sobre o que está por vir” no evento. Cook disse anteriormente que a empresa está “investindo significativamente” em IA e que faria mais anúncios sobre o assunto “ainda este ano”.
Os planos da Apple para inteligência artificial poderão enfrentar concorrência imediata. O The Verge relata que a Microsoft está preparada para sediar um evento em Seattle este mês, onde planeja revelar sua visão para o futuro dos “PCs de IA” e poderá lançar novo hardware com seus chips Arm AI.
As vendas do carro-chefe da Apple, iPhone, caíram 10% ano a ano nos primeiros três meses de 2024, gerando uma queda de 4% na receita no último trimestre. E embora a Apple seja considerada a empresa pública americana mais lucrativa, as suas ações têm apresentado tendência de queda ultimamente devido à menor procura do iPhone na China e à preocupação com a falta de grandes ações da Apple no campo da inteligência artificial.