Muitos criadores de conteúdo do TikTok afirmam que seu sustento pode ser impactado se o aplicativo de vídeos curtos for proibido nos Estados Unidos. Reconstruir uma audiência, especialmente em um mercado cada vez mais saturado, será um desafio — e eles argumentam que não é tão fácil migrar para outra plataforma.
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“O TikTok se tornou uma força da natureza quando se trata de impulsionar a cultura pop, o compartilhamento de informações e o que significa ser um influenciador”, afirmou Krishna Subramanian, fundador e CEO da Captiv8, empresa de marketing de influência .
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“Essa rede democratizou a barreira de entrada para se tornar um criador de conteúdo”, acrescentou Subramanian. “Durante o período em que grande parte do mundo lidava com o isolamento social durante a pandemia, o TikTok estabeleceu conectividade e pagou pessoas e empresas. O impacto disso é monumental.”
É uma história compartilhada pelo ator e influenciador Noah Jay Wood. Com mais de 7,2 milhões de seguidores, ele diz que o aplicativo foi único a permitir que ele alcançasse as massas. “O TikTok é a base do meu crescimento”, explicou. “Sem ele, eu nunca teria crescido no Instagram e no YouTube, e como tantos outros criadores, reciclo meu conteúdo nessas plataformas. A edição e o algoritmo são mais eficientes no TikTok, o que permite que você crie conteúdo mais relevante. Sem essa base, tenho medo que as coisas desmoronem.”
Os próximos passos
Influenciadores estabelecidos como Wood serão capazes de sobreviver à proibição do TikTok, em parte porque ele estava ativo em plataformas concorrentes.
“Se as redes sociais são seu trabalho, eu aconselho que você se mantenha ativo em mais de uma plataforma”, continuou Wood. “Definitivamente foi mais fácil para mim crescer no Instagram e no YouTube porque eu tinha um público no TikTok. Você nunca sabe quais plataformas vão desaparecer ou permanecer, então é mais sábio ter algum seguro.”
Isso também é importante à medida que as tendências evoluem, e o que está em alta hoje pode não estar amanhã. Mesmo que não haja uma proibição, os usuários devem entender que a próxima grande novidade provavelmente está logo ali.
“A diversificação de plataformas sempre foi uma estratégia sólida para criadores que buscam lançar redes mais amplas para novas audiências”, elucida Subramanian. “O apetite por conteúdo se difere entre as redes.”
Uma oportunidade para inova
A luta do TikTok está longe de acabar, mas este pode ser o momento ideal para que outra plataforma se destaque. “À medida que a situação em torno do TikTok se desenrola, as outras empresas de mídia deveriam priorizar a monetização de criadores”, finaliza Subramanian.