Recentemente, a TOTVS anunciou a criação de uma área dedicada à inteligência artificial, liderada pelo CDO Cristiano Nobrega. De acordo com Dennis Herszkowicz, CEO da TOTVS, essa iniciativa foi necessária, principalmente, para ter uma liderança em relação ao tema, o que não significa que essa vertical vai ser a única responsável pela aplicação da tecnologia nos clientes.
“É uma área transversal e, principalmente, dedicada a acelerar os projetos dentre nossos clientes, mas jamais o objetivo será centralizar qualquer decisão. A IA generativa, para que seja escalável, lida com desafios culturais e de governança que precisam ser vistos e revistos com muita dedicação”, explica Dennis reforçando que, neste momento, é importante separar “a espuma da realidade no que diz respeito ao tema”.
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Forbes Brasil – Qual tem sido o principal desafio de aplicar IA na automação?
Dennis Herszkowicz – Nosso foco está em transformar o tema, e principalmente a IA generativa em uma realidade imediata para nossos clientes. Como qualquer tecnologia, a IA também tem curvas de adoção que estão se acelerando muito rapidamente.
FB – O que muda neste tipo de tecnologia em relação a outras?
Dennis – Quando você observa tecnologias e seus desenvolvimentos em uma perspectiva histórica, vai entender que cada vez mais rápido elas ganham escala. O rádio levou décadas para atingir um determinado número de lares enquanto a IA rapidamente já inunda nossos smartphones. No caso da IA vemos que agora ela começa a escalar.
FB – Qual o maior desafio dos clientes?
Dennis – O maior desafio, hoje, para os clientes, é a forma como eles enxergam a aplicação da IA. Existe o desafio de escalar, de separar a espuma do que efetivamente é prático e viável. Ainda existe uma dificuldade de as empresas conseguirem fazer essa jornada. É importante, no entanto, entender que a aplicação da IA exige processos e um trabalho de lição de casa de governança e dados muito rigoroso.
FB – Como um executivo C-Level deve lidar com esse tema?
Dennis – A IA precisa fazer parte do dia a dia das nossas lideranças. Além disso, é necessário entender a necessidade de treinamentos dos times de acordo com os processos e demandas que existem na companhia. A IA precisa fazer parte do seu dia a dia, se ela não fizer parte do seu dia a dia a capacidade de treinar o time e de colocar esse time pra olhar o que são os processos que existem dentro da companhia e como transformo esse processo em algo mais eficiente e automatizado, ela perde sua essência.