Para os caçadores de ofertas, o lançamento de um novo iPhone é motivo de comemoração. Não pela empolgação para comprar o iPhone 16, mas porque o preço do iPhone 15 vai cair drasticamente. Isso acontece todos os anos, mas, em 2024, dois fatores específicos tornam o iPhone 15 Pro e o iPhone 15 Pro Max uma excelente escolha.
Primeiro, temos o Apple Intelligence, software que inaugura uma nova era de recursos e maneiras de usar seu celular. Além dos novos iPhones 16, o Apple Intelligence estará disponível para os modelos 15 Pro, através do iOS 18.1, em outubro, pois eles têm o hardware necessário para suportá-lo.
Leia também
O iPhone 15 e o iPhone 15 Plus ficarão de fora, o que, consequentemente, diminuirá os preços deles no mercado. No entanto, isso pode afetar a procura, à medida que a IA se torna a principal aposta de marketing das grandes empresas de smartphones.
A Samsung abriu o caminho com a campanha do Galaxy AI, que reivindica o título de smartphone feito para IA. O Google também promoveu o Gemini ao lado do recém-lançado Pixel 9. Agora, as duas empresas estão implementando ferramentas de IA para modelos mais antigos.
Ainda não se sabe se o Apple Intelligence, o Galaxy AI ou o Google AI serão tão atraentes quanto o esperado. Porém, depois de passar este ano testando as ferramentas de IA em dispositivos da Samsung e do Google, posso afirmar que eles rapidamente se tornam parte da rotina.
O Gemini, por exemplo, resumindo e-mails, mudou silenciosamente minha maneira de trabalhar. Suspeito que a versão revitalizada da Siri, que entende solicitações mais complexas, será popular porque finalmente entregará o que sempre prometeu.
Preços do iPhone 15
O preço do iPhone 15 caiu mais do que o de outros iPhones no mercado secundário. Dados recentes da Compare and Recycle mostram que a série iPhone 15 perdeu 55,57% de seu valor no primeiro ano, o maior percentual já registrado para um iPhone com um ano de uso.
Esta é a primeira vez na história do iPhone que o valor de um modelo cai mais da metade de seu preço original nos primeiros 12 meses de mercado.
Ainda não está claro por que o iPhone 15 sofreu uma queda tão acentuada, mas isso é uma boa notícia para quem procura um aparelho da Apple mais acessível. Segundo os dados, há ainda mais economia a ser feita. As opções de armazenamento de 512GB e 1TB foram as que mais depreciaram neste período de 12 meses.
A combinação dos recursos de IA que chegarão à linha iPhone 15 Pro e a queda acentuada no valor deles os torna a melhor opção de compra para os caçadores de ofertas neste momento.