Com a chegada do Apple Intelligence para os iPhones e Macs, os primeiros recursos de IA da Apple estão disponíveis para os usuários. A grande integração do ChatGPT ao iOS e macOS está prevista para dezembro.
Trazer o ChatGPT para sua plataforma destaca a ambição da Apple de se envolver com a IA generativa. Afinal, a empresa sempre se orgulhou de desenvolver sistemas internamente para controlar a experiência e o uso de dados pessoais.
Leia também
Além da decisão evidenciar o atraso da Apple em relação aos seus concorrentes no campo da IA, a adição do ChatGPT ao Apple Intelligence traz custos reais para os usuários — que terão que pagar para obter todos os benefícios do chatbot.
Adicionando o ChatGPT ao iPhone e à Siri
No relatório sobre a segunda versão beta do iOS 18.2 — cujo lançamento está programado para dezembro — Juli Clover destacou uma área nas configurações do sistema que exibe um limite diário para o uso do ChatGPT, além da opção de atualizar para o plano pago “ChatGPT Plus” ou de ser direcionado a um modelo de IA inferior.
Usuários já assinantes do ChatGPT Plus podem fazer login no iPhone, enquanto os novos usuários terão a opção de atualizar para o ChatGPT Plus. Resta saber se a Apple cobrará sua habitual taxa de 30% sobre a assinatura mensal de US$ 19,99.
A escolha de Tim Cook e sua equipe contrasta com outras plataformas de IA em smartphones. Google e Samsung disponibilizaram ferramentas gratuitas de IA para fortalecer a relevância das plataformas junto às suas respectivas bases de usuários. A Apple, por outro lado, está adotando um modelo “freemium”.
Equilibrando a IA no iPhone
A abordagem lenta da Apple para introduzir a IA generativa contrasta com a estratégia de marketing em torno do Apple Intelligence. A linha do iPhone 16 foi lançada um mês antes de o Apple Intelligence estar disponível para o público, mas a demora dificilmente foi refletida nas propagandas. A IA aparece como um elemento essencial na comunicação sobre o novo iPhone — a ponto de operadoras de telefonia no Reino Unido precisarem fazer ressalvas em suas próprias campanhas devido ao lançamento tardio.
A IA generativa está transformando a experiência do consumidor em todas as plataformas, incluindo iOS e macOS. No entanto, a entrada da Apple nesse campo será uma das primeiras a vir com um custo transacional para os consumidores. Quanto isso afetará a adoção do Apple Intelligence em comparação com as plataformas de IA subsidiadas no Android e no Windows será um dado importante nos próximos meses.