Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes Games / Nestlé Relança o Surpresa, Ícone dos Anos 1990, em Um Jogo no Roblox

Nestlé Relança o Surpresa, Ícone dos Anos 1990, em Um Jogo no Roblox

Priscila Freitas, Head de Inovação da companhia, fala sobre a estratégia de desenvolver um game dentro de uma das plataformas interativas mais acessadas globalmente

Pacete
15/01/2025 Atualizado há 4 meses

Acessibilidade

O Roblox está entre as plataformas de interação mais acessadas do mundo, em média, possui mais de 90 milhões de pessoas conectadas diariamente. No ano passado, ela rendeu mais de US$2,8 bilhões em vendas. Foi este o cenário que a Nestlé escolheu para relançar o Surpresa, um chocolate ícone dos anos 1990 e que era muito pedido pelos fãs da marca.

O produto começou a ser vendido para varejistas nesta quarta-feira (15), e como estratégia de lançamento, a empresa desenvolveu, em parceria com a Rogue Unit, um jogo específico dentro do Roblox. Em entrevista, Priscila Freitas, Head de Inovação da Nestlé, comentou a estratégia de focar os esforços nos games e, em especial, no Roblox. No total, o desenvolvimento de toda a estratégia durou dois anos.

Leia também

  • forbes nestle
    Carreira

    Nestlé Brasil Anuncia Nova Vice-Presidente de Pessoas

  • Kátia Regina Nestlé
    Carreira

    Após Violência Que Colocou Sua Vida em Xeque, Executiva Assume Diretoria da Nestlé Latam

  • Getty Images
    Forbes ESG

    Nestlé se associa à Enel para autoprodução de energia eólica no Brasil

O game permite que os jogadores enfrentem o desafio de desenvolver uma fazenda de cacau, aplicando práticas de agricultura regenerativa. Ao longo do jogo, as pessoas acumulam pontos para conquistar cards colecionáveis, que trazem informações sobre os três animais símbolos do Surpresa e o bioma ao qual pertencem. A onça-pintada, o tucano e o lobo-guará também farão parte do game.

Forbes Brasil – Como vocês definiram que Roblox seria a melhor plataforma para esse lançamento? Podem mencionar se foi feito algum estudo?
Priscila Freitas – Escolhemos devido à sua enorme popularidade, poder de engajamento e flexibilidade criativa para construir um jogo divertido e educativo. A plataforma tem cerca de 90 milhões de usuários ativos diariamente em todo o mundo, e o Brasil é o segundo maior país em número de jogadores, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Também observamos o sucesso de outras marcas Nestlé, como Nesquik, no Chile, e Purina, nos Estados Unidos, que já trouxeram experiências interessantes no Roblox, o que para nós reforça o potencial de plataformas de jogos para a relevância da nossa presença.

FB – Pode dizer a importância dos games, atualmente, ainda para a estratégia das marcas e em especial porque Roblox foi considerado uma plataforma segura para vocês?
Priscila – Vemos que os jogos hoje deixaram a esfera do nicho para fazerem parte do dia-a-dia das pessoas como forma de entretenimento, com uma relevância crescente e que já pode ser comparada a outras esferas da cultura, como o audiovisual. O game foi desenvolvido na Roblox com rigorosos padrões de qualidade e controle, trazendo também um conteúdo educativo na temática da sustentabilidade e da agricultura regenerativa para os jogadores, de forma acessível e divertida. Dentre alguns dos mecanismos adotados estão, por exemplo, lembretes recorrentes que reforçam a importância de ter uma pausa, incentivando o equilíbrio para uma vida saudável; não coleta de dados para fins de marketing; ausência de monetização através da moeda própria da Roblox e desabilitação padrão da funcionalidade do chat.

FB – Qual a relevância de ter inserido um tema educacional aqui nesse projeto, no caso sustentabilidade?
Priscila – Estamos em um momento em que é urgente o engajamento sobre as questões climáticas, seus efeitos, e também sobre práticas regenerativas que precisam ser incentivadas. A inclusão do tema da agricultura regenerativa no jogo vem com o propósito de ampliar o alcance e a aprendizagem nessa direção. Desde 2019, a Nestlé mantém no Brasil o programa NCP – Nestlé Cocoa Plan, atualmente considerado o maior programa em sustentabilidade para a cacauicultura brasileira, com mais de 6 mil fazendas integrantes. Nós atuamos junto com os produtores parceiros na assistência em aplicação de técnicas sustentáveis no cultivo, e realizamos o monitoramento frequente das propriedades parceiras. Para desenvolver o jogo, contamos com o envolvimento dos designers de jogos do nosso parceiro Rogue Unit em colaboração com o time de agricultura da Nestlé, e o processo incluiu a visita a uma fazenda real integrante do Nestlé Cocoa Plan (NCP), no Espírito Santo, a fim de traduzir a realidade para uma linguagem adequada a uma experiência interessante e autêntica para o jogador.

FB – Como vocês acham que essa estratégia pode contribuir (quais as métricas) para o início das vendas de Surpresa?
Priscila – Acreditamos que o jogo “Mundo Surpresa” resgata a nostalgia e a conexão emocional que sempre esteve presente nesse universo, através de um olhar contemporâneo que pode unir Millennials e geração Z, o que pode gerar um impacto positivo no alcance da mensagem e no engajamento com o universo temático de sustentabilidade ao qual pertence essa iniciativa. Estamos antenados às tendências, propondo uma experiência que conecta a marca através do tempo, resgata aspectos de memória afetiva e utiliza esse espaço para uma contribuição positiva em temas que são relevantes atualmente.

Assista ao teaser do game no Roblox:

Escolhas do editor

  • Escolhas do editor

    Leão XIV: Quem É o Novo Papa Escolhido Pelo Conclave

  • Escolhas do editor

    Quem Faz as Roupas do Papa: Tradição, Alfaiataria e Preparação no Vaticano

  • Escolhas do editor

    As 50 Melhores Praias do Mundo em 2025

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • chocolate
  • games
  • Marketing
  • Nestlé
  • Roblox
  • Tecnologia

As mais lidas agora

  • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
    Carreira

    Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

  • Rolex
    Forbes MKT

    Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

  • Jonas Marques, CEO da Pague Menos: "As empresas poderiam ser os lugares mais felizes do mundo, mas não são" (Foto: divulgação)
    Forbes Money

    Forbes CEO: Jonas Marques e o Turnaround da Rede Pague Menos

  • Carreira

    México Planeja Reduzir Jornada de Trabalho para 40 Horas Semanais até 2030

Últimas Notícias

  • Foto de um trecho de Thunderbolts, novo filme da Marvel

    Relatório Explica Por Que a Marvel Tem Decepcionado Desde “Vingadores: Ultimato”

  • 1 em Cada 4 Cervejas da Quilmes no Mundo Tem Cevada e Malte Plantados em Buenos Aires

  • PIB: Trump Pode Ameaçar Crescimento da Economia Brasileira?

  • Magazine Luiza

    Magazine Luiza Amarga Queda de Mais de 60% no Lucro do 1º Tri

  • balanços

    Embalado por Balanços e Cenário Internacional, Ibovespa Avança 2%

  • Venda de Carne Bovina do Brasil Aos EUA Dispara em Abril, Diz Abiec

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.